Projetos › 1ª a 4ª série
 
» O bairro da escola
» Guia virtual da cidade
» Corpo humano
» O campo e a cidade
» Adesivos
» Construindo cidades
» Folclore
» Regiões brasileiras
» Bingo de palavras

• Avaliação
• Produções

 

 

Projeto  "Folder - Regiões brasileiras "
Ensino Fundamental – 4ª série

Duração:

10 aulas.

Softwares:

Microsoft Word e Microsoft Photo Editor.

Recursos e softwares de apoio:

Enciclopédias eletrônicas (Almanaque Abril, Encarta), scanner, Internet, papel "Kraft" e sulfite A4 colorido.

Atividades de impressão:

Foram impressos os folders das regiões brasileiras, usando impressão jato de tinta colorida em papel colorido.

Objetivos:

  • Estudar as regiões brasileiras, suas características, os lugares turísticos, suas especificidades etc., através da criação de folders informativos.
  • Usar os recursos da Informática como fonte de pesquisa (CD-ROM's, Internet) e para criação de trabalhos gráficos (folder).

Descrição do projeto:

Para estudar as regiões brasileiras, os estudantes formaram "agências turísticas", criando um folder informativo sobre cada região. Cada folder teria de conter os seguintes itens:

  • Localização da região no Brasil;
  • Principais atividades econômicas;
  • Relevo e paisagens;
  • Flora;
  • Fauna;
  • Hidrografia;
  • Clima;
  • Folclore;
  • Comidas típicas;
  • Problemas sociais;
  • Pontos turísticos.

Para orientar as pesquisas e o trabalho de forma geral, distribuímos às agências um roteiro com os itens e um sulfitão dobrado como folder (em três partes), que deveria ser usado como rascunho. Este material seria avaliado também pela professora no final do projeto.<

A professora orientou sobre o conteúdo do folder e o professor mostrou como organizá-lo e dispor os textos e as imagens. Iniciamos o projeto com pesquisas em CD-ROM's, na Internet e na biblioteca; as crianças também traziam informações e imagens de casa. Todas as fotos/imagens eram digitalizadas, utilizando o programa Microsoft Photo Editor e um scanner, e armazenadas no micro para depois serem usadas nos folders.

Em seguida, as crianças foram capacitadas no Microsoft Word 97, aprendendo suas ferramentas gráficas que possibilitaram a criação do folder:

  • Inserção de figuras;
  • AutoFormas;
  • Efeitos de preencimento;
  • Caixa de texto;
  • WordArt.

Terminada a capacitação e com o rascunho do sulfitão pronto, os grupos começaram a confecção do folder no computador. Orientados pelo professor, eles se dividiram para produzir a frente e o verso do folder, atentando para a disposição dos conteúdos nos devidos locais (para que, no hora de dobrar o folder, as informações apareçam na ordem correta).

Finalizado o folder no computador, a professora e o professor fizeram uma verificação quanto a erros ortográficos, problemas no conteúdo ou na forma.
Os folders foram impressos em papel colorido e distribuídos na exposição dos "pacotes de viagem" das "agências", no final do semestre. As crianças montaram stands com fotos, cartazes, comidas e bebidas típicas, artesanato etc.

Topo

Avaliação

A avaliação ocorreu ao longo do projeto, na forma de observação e interferência. Ao final do projeto, foi entregue a cada estudante um relatório, contendo uma breve descrição do projeto, seus objetivos e o conceito.

Topo

Produções

  • Exemplo dos folders produzidos (folder aberto):
  • Folders das regiões brasileiras:
    Arquivos para download (Microsoft Word, maior arquivo: 426KB)
Google
Web www.miniweb.com.br