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Projeto  "Construindo cidades"
Ensino Fundamental – 3ª série
Duração:

10 aulas.

Softwares:

SimCity 2000.

Recursos e softwares de apoio:

Microsoft Word; data show.

Atividades de impressão:

Foram impressas as cidades construídas ("planta" da cidade) e os relatórios sobre a construção da cidade.

Objetivos:
  • Entender como uma cidade se desenvolve e se organiza, estudando seus aspectos ecológicos, geográficos, sociais, econômicos e políticos, através de simulação por computador.
  • Produção de relatórios escritos.
Descrição do projeto:

A 1ª aula foi destinada a ensinar noções do software, um tanto complexo.
Utilizamos o projetor (data show) como ferramenta auxiliar, construindo uma cidade e mostrando no telão os recursos do programa.

Em seguida foi transcrito um roteiro na lousa, para orientar os passos na construção da cidade:

    • Construção de quarteirões
    • Usinas hidrelétricas
    • Fios de tensão
    • Bombas de água
    • Encanamento subterrâneo
    • Construção de prédios e casas
    • Escolas e faculdade
    • Lojas e shoppings
    • Fábricas e indústrias
    • Hospitais, departamento policial e bombeiros

Durante a construção da cidade, pedimos que os estudantes (divididos em duplas) não "dessem vida" à cidade (opção "Velocidade de crescimento"), de modo que eles pudessem preparar toda a infraestrutura necessária aos cidadãos.

Depois de prontas as cidades, liberamos a velocidade de crescimento de todas as cidades - todos foram orientados a ficar de olho nos tributos cobrados do comércio, indústrias e residências, já que um aumento abusivo nos impostos poderia causar a migração da população para cidades vizinhas com condições melhores de vida.

Com o decorrer do tempo e com o acúmulo de verbas no caixa da cidade, o estudante fazia melhoria na infraestrutura - construção de aeroporto, porto, zoológico, biblioteca, parque, estádio etc.

Deixamos que as duplas administrassem suas cidades durante algumas aulas. Em seguida, os estudantes prepararam um relatório referente às cidades desenvolvidas (detalhando todos os momentos de criação, desenvolvimento e administração, inclusive alguns casos em que ocorreu a falência da cidade, necessitando fazer empréstimos para recomeçar).

O relatório foi preparado inicialmente em sala de aula e depois digitado (usando o Microsoft Word).

Fizemos a formatação do texto (os estudantes já conheciam o Word) e inserimos uma imagem panorâmica de suas cidades, capturadas no programa.

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Avaliação

A avaliação do projeto se deu processualmente. O professor de Informática e a professora da turma observaram os estudantes durante a produção dos trabalhos, interferindo sempre que necessário. Foram levados em conta os seguintes itens:

  • atenção;
  • participação;
  • iniciativa;
  • socialização;
  • disciplina.

Os produtos finais (as cidades construídas e o relatório) foram conseqüência de todo o processo desenvolvido e, portanto, não foram considerados como único instrumento de avaliação.

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Produções

  • Exemplo de cidade construída no SimCity:
Google
Web www.miniweb.com.br