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Projeto  "O bairro da escola"
Ensino Fundamental – 2ª série

Duração:

15 aulas.

Softwares:

SimTown, Microsoft Word e Paint.

Recursos e softwares de apoio:

Data Show, dicionário de inglês.

Atividades de impressão:

Foram impressas as cidades criadas no SimTown (44 cópias) e as matrizes do folder (guia) do bairro (10 cópias).

Objetivos:
  • Estudo de bairros (história, desenvolvimento, aspectos sócio-econôimicos e culturais etc.).
  • Ensino aplicado de língua estrangeira (inglês).
  • Uso de editores de texto e desenho para criação de trabalhos gráficos (folder).
Descrição do projeto:

Para estudar o bairro e as transformações do ambiente, as crianças criaram bairros virtuais com moradores, comércio, parques, escolas etc. no programa SimTown; elas se “transformaram” em prefeitos e prefeitas, administrando os bairros, verificando a população da cidade, as condições ambientais e a situação econômica e social dos moradores.

Na aprendizagem do programa, foram necessárias várias estratégias, pois o programa está em inglês e para que ele não se transformasse em “brincadeira” o professor orientou as atividades, tornando o jogo ao mesmo tempo divertido, interessante e com uma finalidade específica.

Num primeiro momento, fizemos um exercício criando um bairro residencial, um comercial e um com prédios comunitários e administrativos. O objetivo foi o aprendizado das ferramentas do programa e a percepção da necessidade de diferentes tipos de estruturas e infra-estruturas em uma cidade. A professora orientou as crianças na construção dos bairros, explicando a função de cada tipo, além de já estar trabalhando os problemas e o desenvolvimento dos bairros em sala de aula. A Segunda parte do exercício foi analisar a vida dos habitantes dos bairros e a situação do meio-ambiente. As crianças deveriam verificar se eles estavam satisfeitos com a sua cidade, o que eles precisavam, como estavam o abastecimento de água, a coleta de lixo, o reflorestamento e a qualidade do ar. Para essas informações o programa apresenta vários recursos: ao clicarmos em um habitante é mostrada uma caixa de diálogo, contendo o nome dele, sua ocupação, como ele está e o que ele gosta; ao clicarmos no jornal várias notícias indicam a situação da cidade: o que está bom e o que precisa ser melhorado; para verificar as condições ambientais, clicamos no ícone correspondente (que apresenta um morango, um pinheiro e uma gota d’água) e podemos interferir no reflorestamento, na agricultura e no nível de água. Depois do exercício, as crianças, em duplas, começaram a construção dos seus próprios bairros virtuais, seguindo o que aprenderam e discutiram anteriormente. Nesse momento, o professor e a professora estiveram orientando as crianças, mas procurando com que elas mesmas resolvessem os problemas, através do questionamento constante.

Como o software está em inglês, para que as crianças compreendessem as informações e, consequentemente, pudessem analisar a situação dos moradores e da cidade, fizemos um trabalho em conjunto com as aulas de inglês. O professor selecionou palavras-chave para o entendimento, que foram trabalhadas pela professora. As crianças contavam com um dicionário de inglês durante as aulas de informática. Além disso, fizemos uma aula com o Data Show (que projeta em telão que está no monitor do computador), analisando as cidades de cada dupla, em conjunto com a classe. Os termos em inglês eram pesquisados no dicionário, ou o entendimento se dava por cognatos (palavras de grafia/som semelhante nas duas línguas), ou, ainda, pelo contexto (cena, local em que o morador estava etc.).

Além dos bairros virtuais, elas criaram um guia do bairro do colégio, contendo sua história, informações e curiosidades. Através de pesquisas feitas pelas crianças, passeios e visitas no bairro – o Jardim Marília – foram levantadas informações que foram reunidas e organizadas nos seguintes itens:

  • História do bairro
  • Aspectos físicos
  • Atividades econômicas
  • Dados populacionais
  • Educação
  • Linhas de ônibus
  • Serviços e lazer
  • Bairros Vizinho
  • Vias de acesso e distâncias
  • Rios e córregos
  • Curiosidades

Usando editor de texto (Microsoft Word ) e de desenho (Paint) as crianças digitaram e ilustraram o guia. Cada turma (2ªA e 2ªB) criou seu próprio guia (o conteúdo do guia era o mesmo; cada turma fez sua própria formatação das letras e seus desenhos).

A professora orientou a digitação, apontando erros de ortografia. Para a ilustrar o guia, as crianças desenharam símbolos para os itens; o professor discutiu o que era um símbolo e pediu que as próprias crianças dessem exemplos para cada item do guia. Uma dupla, escolhida em votação pelas crianças, ficou encarregada de desenhar a ilustração da capa do guia.

Os textos e as ilustrações foram diagramados pelo professor e impressos em gráfica, com o apoio de patrocinadores (comércios do bairro) que as próprias crianças conseguiram. O guia foi distribuído para toda a escola e para os moradores do bairro.

Para finalizar o projeto, na reunião de pais o professor explicou todo o processo do trabalho; o guia do bairro foi entregue aos pais e as crianças os conduziram numa oficina, para a construção de bairros virtuais, mostrando o que aprenderam e fazendo com que os pais tomassem contato com o trabalho que elas desenvolveram.

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Avaliação

  • A avaliação se baseou na participação de cada estudante, observada e registrada ao longo do projeto pelos professores. Ao final do projeto, entregamos um breve relatório, contendo os objetivos e com o conceito atribuído a cada estudante.

AVALIAÇÃO - INFORMÁTICA

NOME:
Nº:
SÉRIE: 2ª
DATA:
PROF.:

CONCEITO:

"CIDADE VIRTUAL" - SIMTOWN

OBJETIVOS

  • Entender a dinâmica de uma cidade, como ela se desenvolve e mantém-se, como é governada, etc.
  • Construir uma cidade virtual, usando o programa de simulação, que permite às crianças "governá-la" e "administrá-la", de modo que elas percebam todos os elementos envolvidos na manutenção de uma cidade (casas, serviços, indústrias, recursos naturais etc.).
  • Aprender inglês de forma dinâmica, com o objetivo de se "comunicar" com os moradores da cidade, já que eles só "falam" essa língua (a versão do programa está em inglês).

RELATO DO PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL:

Usando um software de simulação, o SimTown, as crianças, trabalhando em duplas, puderam construir uma cidade virtual, percebendo todos os elementos que estão envolvidos na fundação e no desenvolvimento de uma cidade.O projeto aconteceu em conjunto com o estudo de nossa cidade e as crianças puderam confrontar os problemas de Salto com a "sua" cidade virtual. Além disso, os "moradores" da cidade virtual reclamam ou elogiam a sua situação e a da cidade, cabendo aos governantes (no caso, nossas crianças!) atender às reivindicações de seus Sims (moradores da cidade virtual); é preciso, ainda, controlar a qualidade do ar, a coleta de lixo, o abastecimento de água e de alimentos.No andamento do projeto, foram discutidas várias noções: cidade planejada e não-planejada, bairros residenciais, comerciais e industriais, o governo de uma cidade etc.Como o software está em inglês, a professora de Inglês acompanhou o projeto e foram feitos exercícios com o vocabulário do programa. Dessa forma, as reclamações dos moradores foram entendidas e atendidas!

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Produções

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Material de apoio

  • Exercício - SimTown:

EXERCÍCIO - SIMTOWN

1-) Construa um bairro (quarteirão) residencial, com vias (ruas), área verde (praças, árvores, jardins) e ciclovias.
2-) Construa ao lado um bairro comercial que possua lojas, lanchonetes, lugares para diversão/lazer (parque, casa de jogos, zoológico etc.).
3-) Terminando de construir esses bairros, vamos dar uma "olhada" na vida dos habitantes da nossa cidade. Será que eles estão contente? O que eles esperam de quem está governando a cidade (nós)? O que eles precisam?
4-) Vamos também analisar a situação do meio-ambiente em nossa cidade: como estão os rios que abastecem a cidade com água? E a coleta de lixo? E a agricultura (plantações)?

  • Construindo uma cidade virtual - programa SimTown:

ATIVIDADE: Construa os bairros indicados abaixo e traduza o nome dos prédios, observando as respectivas figuras no programa.

1. Bairro comercial com os seguintes prédios:

· Gas Station: _____________________________

· Clotinhg Store: _____________________________

· Bank: _____________________________

· Hardware Store: _____________________________

· Pet Store: _____________________________

· Grocery Store: _____________________________

· Newsstand: _____________________________


2. Bairro com locais para diversão, lazer e alimentação:

· Pizza Parlor: _____________________________

· Ice Cream Parlor: _____________________________

· Video Arcade: _____________________________

· Movie Theater: _____________________________

· Bowling Alley: _____________________________


3. Bairro com serviços para a comunidade:

· Post Office: _____________________________

· Medical Clinic: _____________________________

· Police Station: _____________________________

· Fire Station: _____________________________

· Civic Center: _____________________________

· Library: _____________________________

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