Projetos › 1ª a 4ª série

 

 

Projeto  "Folclore"
Ensino Fundamental – 1ª e 2ª série

Duração:

10 aulas.

Softwares:

Microsoft Excel e Storybook.

Recursos e softwares de apoio:

Scanner.

Atividades de impressão:

Foram impressas as cidades criadas no SimTown (44 cópias) e as matrizes do folder (guia) do bairro (10 cópias).

Objetivos:

  • Produção e leitura de texto.
  • Conhecer parlendas.
  • Conhecer elementos folclóricos nacionais e do mundo.
  • Artes: pintura de desenhos.

Descrição do projeto:

Usando o Microsoft Excel, reproduzimos amarelinhas de todo o mundo. Os estudantes tinham de pintá-las conforme as regras definidas nas aulas de Educação Física.

Também no Excel, foi preparado um arquivo com adivinhações (parlendas) e os estudantes tinham de respondê-las. Ao final da aula, as crianças conferiram as respostas.

No Paintbrush, os estudantes da 1ª série pintaram desenhos vazados sobre personagens de lendas folclóricas: Boitatá, Iara, Boto e Lobisomem. Esses desenhos foram preparados pelo professor de Informática, que digitalizou-os usando o scanner.

Após esse "aquecimento", iniciamos o ensino do Storybook, software em que foi feita a confecção de um livro, cujo tema foram as "lendas folclóricas". As crianças aprenderam a usá-lo, vendo os elementos para a construção de um livro.

Tivemos a idéia de que a primeira página do livro fosse escrita pelos pais (obedecendo à lenda escolhida pelos filhos), na reunião de pais e as crianças o terminariam.

Os estudantes desenvolveram a história e ilustraram-na com os cenários e personagens do programa, sob orientação dos professores, que perguntavam sobre a história, verificando sua coerência bem como a ortografia.

Os livros foram impressos e encadernados. Foi feita uma capa geral para todos os livros, produzida pela Equipe de Informática, que precedeu a capa feita pelas crianças.

Os pequenos autores deixaram uma dedicatória aos pais na capa feita por eles e entregaram os livros aos pais, numa "sessão de autógrafos", na última reunião de pais do semestre.

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Avaliação

A avaliação se baseou na participação de cada estudante, observada e registrada ao longo do projeto pelos professores. Ao final do projeto, entregamos um breve relatório, contendo os objetivos e com o conceito atribuído a cada estudante.
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Produções


  • Exemplo de um livro de lendas:
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Material de apoio

  • Desenhos vazados sobre personagens folclóricos:
  • IARA

  • LOBISOMEM

  • BOTO

  • BOITATÁ

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