Projetos › 1ª a 4ª série
 
» O bairro da escola
» Guia virtual da cidade
» Corpo humano
» O campo e a cidade
» Adesivos
» Construindo cidades
» Folclore
» Regiões brasileiras
» Bingo de palavras

• Avaliação
• Produções
• Material de apoio

 

 

Projeto  "Guia turístico virtual"
Ensino Fundamental – 3ª série
Duração:

06 aulas.

Softwares:

Microsoft PowerPoint.

Recursos e softwares de apoio:

Scanner, Internet, porta-disquete e etiqueta para disquete.

Atividades de impressão:

Foram impressas as etiquetas dos disquetes (10 folhas).

Objetivos:
  • Estudar a cidade e seus pontos histórico-turísticos.
  • Produzir uma apresentação multimídia sobre os pontos turísticos de Salto.
Descrição do projeto:

Finalizando o estudo de cidades, as crianças pesquisaram sobre os pontos histórico-turísticos de Salto para produzir uma guia turístico virtual, que seria gravado em disquete para distribuição entre os alunos e divulgação no colégio/na cidade.

As crianças estudaram sobre nossa cidade com as professoras da turma; em duplas, elas estudaram um ponto turístico específico, trazendo informações, fotos e figuras. Ao mesmo tempo, nas aulas de Informática, as crianças fizeram uma revisão sobre o PowerPoint, software no qual elas foram capacitadas no primeiro semestre. Foram relembradas as ferramentas básicas de formatação e efeitos.

Os pontos histórico-turísticos que fizeram parte do guia foram:

  • Parque do Lago;
  • Parque Rocha Moutonnée;
  • Parque das Lavras;
  • Concha Acústica;
  • Ponte Pênsil e Cachoeira;
  • Brasital;
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat;
  • Praça XV de novembro;
  • Tancredo;
  • Clube de Regatas do rio Jundiaí;
  • Museu;
  • Antiga Estação Ferroviária.

Com a pesquisa pronta e a revisão feita, as crianças começaram a criar as telas referentes ao seu ponto turístico, orientadas pelo professor de Informática e pelas professoras. As imagens das telas foram digitalizadas a partir de fotos e gravuras e também capturadas no site da cidade. Assim que as duplas terminavam, o professor e as professoras conferiam o conteúdo e a forma das telas.

Depois que todas as duplas terminaram suas telas, o professor juntou-as numa apresentação, acrescentando algumas telas de introdução (capa, descrição do projeto e fotos dos alunos) e finalizando o Guia Virtual de Salto.

O guia foi gravado em disquetes, que foram etiquetados e embalados para serem entregues, numa cerimônia solene, no final do semestre, com presença dos pais e de autoridades da cidade. Foi um momento em que as crianças resgataram a questão da cidadania, que deve começar pela localidade onde vivem.

Topo
Avaliação

A avaliação do projeto se deu processualmente. O professor de Informática e a professora da turma observaram os estudantes durante a produção dos trabalhos, interferindo sempre que necessário. Foram levados em conta os seguintes itens:

  • atenção;
  • participação;
  • iniciativa;
  • socialização;
  • disciplina.

Ao final do trabalho, foi elaborado um breve relatório, com os objetivos, a descrição do projeto e o conceito do/a estudante.

Topo

Produções

  • Exemplo de tela do guia virtual:
Topo

Material de apoio

  • Etiquetas do disquete:

Google
Web www.miniweb.com.br