Educadores
 

Quando a cultura se rende á tecnologia segundo Neil Postman

Neil Postman é professor de "media ecology" e director do departamento de cultura e comunicação da universidade de Nova Iorque. Hoje é uma das personalidades mais ouvidas na área da crítica da cultura e da comunicação. A sua escrita simples e o seu tornam-no muito procurado para congressos e seminários em todo o mundo.

Qual o segredo de um bom gestor

Em qualquer empresa, são os resultados. Em educação, é o aprendizado de qualidade para todos os alunos. Veja o que algumas diretoras fizeram para chegar lá.

Quinze anos de ciclos no ensino fundamental.

Artigo em PDF

Racó de Contes (francês)

Contes per a la pau. Treball col·laboratiu d'elaboració de contes entre grups d'alumnes de 5è d'escoles de Badalona.

Reflexões sobre o Estudo da Idade Média

Nas últimas décadas, a Idade Média tem suscitado um interesse crescente. Desde os anos 50, aproximadamente, os estudos medievais conquistaram um posto de honra na historiografia, razão pela qual têm sido amplamente divulgados no Brasil; mas essa curiosidade já extrapolou os restritos círculos acadêmicos.

RELATOS - UMA CLASSIFICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR PELA ESCOLA

O processo de informatização das escolas brasileiras se caracteriza por uma falta de planejamento pedagógico. De um modo geral, preenche-se uma sala de computadores - chamada de laboratório de informática -, contrata-se um especialista em informática, às vezes com alguma formação em educação, para gerenciar o laboratório e pronto. Esquece-se o mais importante: o professor de sala de aula, aquele que é o especialista, o professor de matemática, o de ciências, o de linguagem, o que eles podem obter de ganhos em sua sala de aula com a introdução da informática.

REPENSANDO A EDUCAÇÃO

REPENSANDO A EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS E O ADVENTO DE NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO. Fredric M. Litto. A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo Todos os leitores deste trabalho pertencem à geração que aprendeu ser a Educação como a catapora, o sarampo e a cachumba: é para ter uma vez na vida, enquanto jovem, e depois passar para outras etapas da experiência humana.

Rousseau

Tão importante quanto a descrição proposta do Emílio de Rousseau, é o conhecimento de sua vida para que se possa demarcar sua posterioridade nas áreas de política, filosofia, psicologia infantil, literatura, sociologia, entre outras.

Saber Histórico

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de campo realizada em 2002 com o objetivo de compreender como os professores de História do ensino médio representam o saber histórico escolar que produzem cotidianamente na relação com seus alunos. A pesquisa foi formulada com base na teoria das representações de Henri Lefebvre e adotou a metodologia da observação participante interpretativa proposta por Frederick Erickson. Foram observadas aulas de quatro professores de História de uma escola da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo durante todo o ano letivo. A análise dos dados sugere que as representações dos professores são marcadas pela oposição sistemática aos chamados “professores tradicionais” e aos “historiadores positivistas”.

Seminários e projetos

Vários projetos do Centro de Educação de La Coruna. Espanha.

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS