Informática e TI
 

O que é Tecnologia da Informação (TI)

Artigo: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos.

O trabalho do editor em sites

O editor é muito mais do que um revisor de textos: ele é uma peça fundamental em uma estratégia de marketing de conteúdo. É ele quem vai garantir que o conteúdo entregue seja rico, relevante, direto e direcionado para os leitores e potenciais clientes de quem o encomendou. Mas se o editor é muito mais do que um revisor, quais são as habilidades necessárias para cumprir esse papel indispensável?

O USO DO RPG NA ESCOLA COMO POSSÍVEL AUXILIAR PEDAGÓGICO

O objetivo do projeto foi utilizar o Role-Playing Game (RPG) como auxiliar pedagógico visando o desenvolvimento de espontaneidade, criatividade, raciocínio lógico e diminuição da timidez em alunos do Ensino Fundamental.

Orientando o desempenho

Artigo: Estudos têm concluído que menos de 20% do conhecimento corporativo é apreendido. Além disso, menos de 20% do que é apreendido é reutilizado – ou potencializado(1), em novas situações.

O PORTUGUÊS.COM

A comunicação expressa das salas de bate-papo e dos blogs está mexendo com o idioma em casa e nas escolas. Isso é bom?. A vida lingüística do futuro está por um fio? Há quem suspeite que sim e culpe o pragmatismo dos usuários da internet por sua agonia.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM

O desenvolvimento da comunicação mediada, desde suas formas mais primitivas até os sofisticados sistemas eletromagnéticos atuais, corresponde historicamente a diferentes formas de organizar a tarefa educativa na sociedade. Contemporaneamente discute-se a necessidade de considerar a lógica sob a qual se estrutura a comunicação mediada eletronicamente para a construção de ambientes complexos de ensino-aprendizagem.

Pensar em Hipertexto

A ambigüidade do enunciado que dá título a este ensaio é proposital. Por um lado, trata-se da reflexão sobre a questão do hipertexto, mais especificamente, no domínio dos estudos lingüísticos; por outro, da consideração de um modo de apreensão dos fatos de mundo mediante o paradigma do hipertexto, isto é, mediante um modo de pensar (e de agir, de experimentar) considerado não-linear, não-hierárquico, rizomático, múltiplo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequena história da Internet

A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Fonte: Ijar M. da Fonseca

Pré-história tecnológica

Os primeiros dispositivos que surgiram para ajudar o homem a calcular têm sua origem perdida nos tempos. É o caso por exemplo do ábaco e do quadrante. O primeiro, capaz de resolver problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão de até 12 inteiros, e que provavelmente já existia na Babilônia por volta do ano 3.000 a.C. Foi muito utilizado pelas civilizações egípcia, grega, chinesa e romana, tendo sido encontrado no Japão, ao término da segunda guerra mundial.

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