O 
                                                  que é Tecnologia da Informação 
                                                  (TI)
                                                Artigo: 
                                                  Em seu início, a computação 
                                                  era tida como um mecanismo que 
                                                  tornava possível automatizar 
                                                  determinadas tarefas em grandes 
                                                  empresas e nos meios governamentais. 
                                                  Com o avanço tecnológico, 
                                                  as "máquinas gigantes" 
                                                  começaram a perder espaço 
                                                  para equipamentos cada vez menores 
                                                  e mais poderosos.
                                                O 
                                                  trabalho do editor em sites
                                                O 
                                                  editor é muito mais do 
                                                  que um revisor de textos: ele 
                                                  é uma peça fundamental 
                                                  em uma estratégia de 
                                                  marketing de conteúdo. 
                                                  É ele quem vai garantir 
                                                  que o conteúdo entregue 
                                                  seja rico, relevante, direto 
                                                  e direcionado para os leitores 
                                                  e potenciais clientes de quem 
                                                  o encomendou. Mas se o editor 
                                                  é muito mais do que um 
                                                  revisor, quais são as 
                                                  habilidades necessárias 
                                                  para cumprir esse papel indispensável?
                                                O 
                                                  USO DO RPG NA ESCOLA COMO POSSÍVEL 
                                                  AUXILIAR PEDAGÓGICO
                                                O 
                                                  objetivo do projeto foi utilizar 
                                                  o Role-Playing Game (RPG) como 
                                                  auxiliar pedagógico visando 
                                                  o desenvolvimento de espontaneidade, 
                                                  criatividade, raciocínio 
                                                  lógico e diminuição 
                                                  da timidez em alunos do Ensino 
                                                  Fundamental.
                                                Orientando 
                                                  o desempenho
                                                Artigo: 
                                                  Estudos têm concluído 
                                                  que menos de 20% do conhecimento 
                                                  corporativo é apreendido. 
                                                  Além disso, menos de 
                                                  20% do que é apreendido 
                                                  é reutilizado – 
                                                  ou potencializado(1), em novas 
                                                  situações. 
                                                O 
                                                  PORTUGUÊS.COM 
                                                A 
                                                  comunicação expressa 
                                                  das salas de bate-papo e dos 
                                                  blogs está mexendo com 
                                                  o idioma em casa e nas escolas. 
                                                  Isso é bom?. A vida lingüística 
                                                  do futuro está por um 
                                                  fio? Há quem suspeite 
                                                  que sim e culpe o pragmatismo 
                                                  dos usuários da internet 
                                                  por sua agonia. 
                                                OS 
                                                  MEIOS DE COMUNICAÇÃO 
                                                  E A CONSTRUÇÃO 
                                                  DE AMBIENTES COMPLEXOS DE APRENDIZAGEM
                                                O 
                                                  desenvolvimento da comunicação 
                                                  mediada, desde suas formas mais 
                                                  primitivas até os sofisticados 
                                                  sistemas eletromagnéticos 
                                                  atuais, corresponde historicamente 
                                                  a diferentes formas de organizar 
                                                  a tarefa educativa na sociedade. 
                                                  Contemporaneamente discute-se 
                                                  a necessidade de considerar 
                                                  a lógica sob a qual se 
                                                  estrutura a comunicação 
                                                  mediada eletronicamente para 
                                                  a construção de 
                                                  ambientes complexos de ensino-aprendizagem. 
                                                  
                                                
                                                Pensar 
                                                  em Hipertexto
                                                A 
                                                  ambigüidade do enunciado 
                                                  que dá título 
                                                  a este ensaio é proposital. 
                                                  Por um lado, trata-se da reflexão 
                                                  sobre a questão do hipertexto, 
                                                  mais especificamente, no domínio 
                                                  dos estudos lingüísticos; 
                                                  por outro, da consideração 
                                                  de um modo de apreensão 
                                                  dos fatos de mundo mediante 
                                                  o paradigma do hipertexto, isto 
                                                  é, mediante um modo de 
                                                  pensar (e de agir, de experimentar) 
                                                  considerado não-linear, 
                                                  não-hierárquico, 
                                                  rizomático, múltiplo.