Informática e TI
 

Portal de Conhecimento da USP

O Portal da USP tem por objetivos: estabelecer o espaço institucional da Universidade de São Paulo na Internet, constituindo desse modo a sua interface de comunicação, de disseminação do conhecimento científico e de difusão cultural online; constituir-se na Internet como um mecanismo de apresentação e comunicação da produção técnico-científica, cultural e artística, bem como das informações acadêmicas e administrativas das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; oferecer ao público em geral o acesso a toda produção científica, tecnológica e cultural gerada e acumulada na Universidade, registrada em teses, dissertações, artigos, livros, imagens e em outras formas de veiculação.

Pré-história tecnológica

Só foi possível chegar aos computadores pelas descobertas teóricas de homens que, ao longo dos séculos, acreditaram na possibilidade de criar ferramentas para aumentar a capacidade intelectual humana e dispositivos para substituir os aspectos mais mecânicos do modo de pensar do homem. E desde sempre esta preocupação se manifestou na construção de mecanismos para ajudar tanto nos processos de cálculo aritmético como nas tarefas repetitivas ou demasiado simples, que pudessem ser substituídas por animais ou máquinas.

Produção e Projeto de vídeo e TV instrucionais em EAD

O vídeo e a TV formam uma parcela valiosa de muitas instituições de ensino à distância em todo o mundo. Em alguns sistemas, eles chegam a ser o elemento central na difusão do conteúdo ensinado. Neste artigo, o autor se refere ao vídeo e à TV instrucionais num sentido que difere da simples tele-aula gravada. Wolfram Laaser, Diretor Acadêmico do Zentrum für Fernstudienentwicklung, FernUniversität, Gesamthochschule-in Hagen, Alemanha.

PROGRAM IN MEDIA ARTS AND SCIENCES

General Information for Applicants - Updated December, 2000. A NEW FIELD OF STUDY If anything can be certain about the future, it is that the influence of technology, especially digital technology, will continue to grow and to profoundly change how we express ourselves, how we communicate with each other and how we perceive, think about and interact with our world.

Projeto GEO-3D

O uso da Realidade Virtual no Ensino Presencial e à Distância, é o título do Trabalho de Conclusão II do curso de Bacharel em Ciência da Computação da UNISC. Foi desenvolvido pelo aluno Rodrigo dos Santos Keller, com orientação do professor Jacques Schreiber.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto Sapiens

O Projeto SAPIENS é um esforço multidisciplinar que une pesquisadores das áreas de multimídia, engenharia de software e educação, com o objetivo de analisar e estudar o relacionamento entre o pedagógico (a aprendizagem) e o tecnológico, buscando a harmonização entre ambos os aspectos, no sentido de avançar na direção de melhores ambientes de ensino e aprendizagem.

Prossiga

Fonte para inovação tecnológica. Finep e CNPq/Prossiga modificam atuação de biblioteca virtual para pesquisadores. A biblioteca, alavancada por iniciativa de órgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é composta por uma seleção de sites nacionais e internacionais, agrupados por assuntos e setores da atividade econômica. Trata-se da nova versão da antiga Biblioteca Virtual de Competitividade, que modificou seu foco para servir agora de fonte de informação e comunicação nos campos da capacitação e inovação tecnológica.

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