Informática e TI
 
Cadernos Eletrônicos

Os Cadernos Eletrônicos são dirigidos aos monitores, usuários de Infocentros e público em geral. Seu objetivo é desenvolver diferentes competências nas áreas de informática e Internet e contribuir para a inclusão digital das comunidades de baixa-renda. Muito bem organizado e de fácil acesso. Ao clicar no tema do seu interesse, você pode baixar o arquivo como "pdf" no seu computador e imprimir se quiser. Bom para quem quer que seus alunos conheçam os princípios básicos de utilização da Internet e computador. Excelente.

C2T2

Site com análise comparativa de diversos programas de gerenciamento de cursos a distância.

Cidade do Conhecimento

Trata-se de uma rede de comunicação para estimular a cooperação entre alunos de vários níveis escolares e profissionais de diferentes áreas. O objetivo é a produção de conhecimento por meio da Internet e a formação de professores, que aprendem formas criativas de uso da rede digital em sala de aula. Destaque para o programa "Educar na Sociedade da Informação", uma rede de aprendizado permanente voltada à experimentação pedagógica com tecnologias digitais interativas.

Ciência da Informação

Surgida na literatura em 1974, a information literacy liga-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento. A information literacy é a própria essência da competência em informação. PDF

CITI

Os recursos humanos do C.I.T.I. são constituídos por universitários em fase de obtenção de graus académicos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Dirigido pelo Prof. Doutor Carlos Correia. Universidade Nova de Lisboa Centro de investigação para Novas tecnologias.

COLABORAÇÃO E INTERAÇÃO NA WEB 2.0 E BIBLIOTECA 2.0

Descreve algumas ferramentas colaborativas na Web 2.0 e Biblioteca 2.0. Reflete sobre a evolução dos produtos e serviços da Internet, conhecida como Web 2.0. Destaca o potencial da escrita hipertextual colaborativa no uso de ferramentas wikis. Relaciona quadro comparativo referente a abrangência das tipologias de documentos tradicionais (enciclopédias, livros e dicionários) desenvolvidas na Web 2.0 como a Wikipédia, Wikibooks e Wiktionaries.

Coleção Proinfo

Estes textos são resultados de uma iniciativa do ProInfo MEC e contém excelente coletânea de material sobre informática educativa. Como pode ser notado pelos seus sumários, os textos incluem conteúdos básicos de informática que podem ser de grande valia para usuários iniciantes das novas tecnologias.


Ada Lovellace

 

 

 

Coletanea_Boletim EAD - Unicamp

A presente edição do Boletim EAD é comemorativa dos 100 primeiros números publicados na Web¹. O primeiro número foi lançado em dezembro de 2000, tratando de Publicações Eletrônicas. A edição comemorativa permite ao leitor visualizar um panorama do desenvolvimento dos recursos das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) na educação nos últimos oito anos. Neste período, o boletim perseguiu o objetivo de divulgar informações relevantes sobre o tema e fomentar o uso das TICs na Universidade. O Boletim EAD buscará novos rumos e novos formatos para cumprir a sua missão.

¿Cómo usar Twitter?

Muchas personas creen que usar el Twitter es muy difícil, pero puede resultar más fácil de lo que creen. Existen una serie de herramientas que te van a permitir: Buscar personas o amigos en la red, ver quiénes son los usuarios que te siguen (Follower) y podrás seguir (Following) a todas aquellas que sean de tú interés, observar su página perfil, donde saldrán reflejados los tweets de los tuiteros que te siguen; además puedes publicar mensajes.

Computação Cooperativa na Construção Coletiva de Conhecimentos

Esse trabalho enfoca os requisitos computacionais de sistemas de computação cooperativa voltados para a construção coletiva de conhecimentos. (CSCW) e (DAI).

CDISP-Comitê para Democratização da Informática

Esse trabalho é fruto de observações, discussões, estudos e reflexões coletivas realizadas por diferentes pessoas, de lugares diversos. São idéias em constante processo de construção, do qual participam educadores e educandos. Trata-se de uma proposta que tem como objetivo principal a democratização da Informática nas Comunidades, associada a um processo de participação e ação nos diferentes espaços, representados por meio de organizações comunitárias e/ou organizações não-governamentais.

Comunidade Virtual de Tecnologia Educativa

La Comunidad Virtual de Tecnología Educativa pretende servir de plataforma para potenciar el conocimiento y el uso de las nuevas tecnologías en el ámbito educativo mediante la distribución de materiales periódicos relacionados con la temática , proporcionar un canal de difusión de actividades, experiencias.. relacionadas y la puesta a disposición del colectivo recursos educativos.

Comunidades virtuais e o futuro da internet

Para onde caminha a web-humanidade? Projetos coletivos apontam para a possibilidade de sites menores e coesos, que vão ajudar no processo de descentralização da rede e sua almejada democracia. Artigo de Carlos Nepomuceno

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS