Geografia Mundial
 
A DIMENSÃO SOCIOESPACIAL DO CIBERESPAÇO

Nas três últimas décadas, a Geografia tem sido marcada por uma forma peculiar de operacionalizar a complexidade da sociedade. Da prática humana emergiu o modo materialista de analisar o objeto de estudo do geógrafo.

A NOVA GEOGRAFIA DAS REDES NO CIBERESPAÇO: IMPASSES NA GESTÃO DOS SISTEMAS DE ZONA RAIZ E DE DNS

Com a globalização e o crescimento da Internet, o atual modelo unilateral de Governança da Internet (GI), constituído e mantido, desde 1998, pelo Departamento de Comércio do Estados Unidos (DoC), pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e pela VeriSign, passou a ser questionado a partir de 2002. Esta pesquisa tem como objetivo debater e analisar o atual cenário político de representação dos países, promovido pela tríade DoC, ICANN e VeriSign, e evidenciar os instrumentos reais de participação e decisão dos países soberanos na gestão dos sistemas de zona raiz e de concessão de DNS no ciberespaço.

África

A África é o terceiro maior continente da Terra, depois da Ásia e América, e o segundo em população. Wikipédia

A geopolítica da Internet

Entre as 4845 companhias registradas na Nasdaq, a bolsa de valores que reúne as empresas de alta tecnologia mais valiosas do planeta, 517 são de fora dos Estados Unidos.

A POLÍTICA SOCIAL NA FINLÂNDIA

A Finlândia é um dos países nórdicos. Mantém um estreito relacionamento com todos os outros países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia), graças principalmente aos laços históricos que a unem a estes países. A Finlândia pertenceu ao Reino da Suécia desde o século XI até 1809. Tornou-se então um Grão-Ducado autónomo anexo à Rússia, na sequência do tratado de paz de Hamina. Em 1917 a Finlândia tornou-se finalmente independente e em 1919 elaborou a sua primeira constituição.

AGB-BH Associação dos Geógrafos Brasileiros

A AGB ou Associação dos Geógrafos Brasileiros é uma entidade técnico-científica-cultural sem fins lucrativos, voltada para a valorização dos profissionais de Geografia.

 

APRENDENDO A LER O MUNDO: A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este artigo discute a possibilidade e a importância de se aprender geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir da leitura do mundo, da vida e do espaço vivido. Para tanto, aborda o papel da geografia nesse nível do ensino e a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica.

AS REGIÕES EUROPEIAS E AS ACTIVIDADES BASEADAS NO CONHECIMENTO

O objectivo deste trabalho é apenas o de identificar as regiões mais prósperas e inovadoras da Europa, ou seja, “construir” o mapa europeu da prosperidade e da inovação, nãovisando, portanto, explicar o porquê do sucesso dessas regiões nem a forma comoevoluíram. Trata-se tão só de uma abordagem estática e não de uma análise dinâmica (nãosendo pois contemplada uma visão retrospectiva, nem considerados indicadores tais comoas tendências demográficas).

As Tendências da População Mundial

PREVISÕES DA POPULAÇÃO MUNDIAL PARA A METADE SÉCULO XXI - Nos dias que correm vêm ocorrem e se cristalizam importantes mudanças na composição e na dinâmica da população mundial. Apesar de muitas dessas transformações terem se iniciado nas últimas décadas do século XX, pode-se afirmar que ao longo do século atual, a população do planeta será maior, crescerá em ritmo mais lento, será cada vez mais urbana e também mais idosa do que foi nos últimos 100 anos.

>> 1-2-3-4-5-6- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS