Sociologia
 
A crise vista do campus

Não só o Planalto e a Esplanada vêem a crise no governo Lula com a apreensão. Também a universidade tem grande interesse no seu desfecho, assim como toda a sociedade brasileira. Os pontos de vista, como sempre (e ainda bem), são distintos. Para entender melhor o momento político, o Jornal da Unicamp ouviu cinco intelectuais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, todos eles autores de importantes obras sobre a realidade brasileira: o historiador Edgar de Decca, o filósofo João Quartim de Moraes, o sociólogo Marcelo Ridenti,o filósofo Oswaldo Giacóia Júnior e o sociólogo Ricardo Antunes.

A FENOMENOLOGIA DE HUSSERL - O QUE É ISTO?

Trata-se de uma leitura da concepção fenomenológica de Husserl, um exercício de compreensão do alcance do que ele propõe como Filosofia Transcendental. A visada é interrogante e perplexiva, em momento algum conclusiva. Procura-se pensar com Husserl e não contra ele.

A miséria do realismo político

Após a barbárie de 11 de setembro nos Estados Unidos, a maioria das análises sobre o cenário imediato e futuro no plano internacional se concentra em especulações sobre conseqüências da estratégia reativado governo americano. É dada como certa uma série de ações contra governos que supostamente dão suporte e incentivam grupos terroristas anti-ocidentais, possivelmente começando por algum tipo de ataque mais intenso, em breve, contra o Afeganistão, mesmo sem a apresentação públicadas provas "seguras" que as autoridades americanas dizem possuir e que já foram aceitas como válidas pela Otan. Mas isto deverá ser apenas o começo de um longo processo que vai mexer profundamente com... Argumentos de vários autores sobre a reflexão sobre o atentado de 11 de setembro no WTC em NY.

 

A Sociologia Rural no Brasil: entre escravos do passado e parceiros do futuro

O artigo busca refletir sobre a herança histórica do campo brasileiro, sobretudo as transformações do século XX, tomando como referência no pensamento social brasileiro o mundo da plantation, mais precisamente, as grandes plantações de café, cana-de-açúcar, cacau, algodão, sisal ou variantes. O autor apresenta a sua exposição em quatro partes: na primeira, traz o tema da grande lavoura como matriz da sociabilidade hierárquica herdada da época colonial. Em seguida, reflete sobre os principais fatores responsáveis pela quebra das condições de existência da dominação tradicional.

ALAS

ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA. Esta página está orientada a todos los sociólogos latinoamericanos y entrega información actualizada de foros, congresos y artículos relacionados con este tema.

ANPOCS

A ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, para aglutinar e representar centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo das Ciências Sociais. Com uma participação inicial de 14 centros e/ou programas, conta hoje com a filiação de 61 instituições que têm na Sociologia, na Antropologia e na Ciência Política seu campo de atuação. Diferentemente de outras associações científicas, a ANPOCS filia sócios institucionais, e não pesquisadores individuais.

ASA

American Sociological Association.

Biblioteca Virtual de Ciências Sociais

Associações e Sociedades Científicas. Bibliografias. Instituições de Ensino e Pesquisa. Periódicos e Outras Publicações Seriadas. Programas de Pós-Graduação. Reuniões Científicas.

Campinas como centro produtor e irradiador de alta tecnologia na estruturação do espaço regional

Com este trabalho queremos demonstrar que o conceito de lugar pode ser usado para a compreensão de uma determinada formação sócio-espacial como produto da interação entre sociedade e espaço geográfico. Assim, Campinas - importante cidade do Estado de São Paulo, Brasil, localizada a cerce de 85 km da Cidade de São Paulo - caracteriza-se como centro de produção e de difusão de tecnológico de ponta. Profa. Regina Célia Bega dos Santos - Unicamp

Carecas urbanos do Brasil

Um estudo sobre os carecas urbanos e sua vinculação com os movimentos neo-nazistas do Brasil. O objetivo desse trabalho é estudar e caracterizar os "skinheads" ou "cabeças raspadas", como grupo potencialmente perigoso para a segurança pública, pela capacidade de atingirem o estágio do terrorismo organizado.

Causalidade e epidemiologia

Causalidade e epidemiologia - Rita Barradas Barata - Desde a origem dos tempos, os homens estiveram interessados na pesquisa das causas, isto é, em compreender aquilo que faz com que uma coisa exista, aquilo que determina um acontecimento, a origem, o vínculo que correlaciona fenômenos e faz com que um ou vários deles apareçam como condição da existência de outro.

Ciberjob

Ciberjob é uma associação sem fins lucrativos. inscrita no Ministério Espanhol, cuja finalidade é expandir a cultura espanhola. Revista Virtual

Ciência, Política e Ética

A edição eletrônica do "Le Monde Diplomatique" traz na seção Primeira Página, dossiês especiais. Eles oferecem ao leitor artigos publicados em números anteriores do jornal – mas que conservam enorme atualidade. Cada dossiê é apresentado por um texto produzido pela redação brasileira, que atualiza as informações e as associa a fatos recentes e relevantes. Selecionamos o link que há vários artigos sobre Ciência, Política e Ética.

Ciencia Social y mitología

CIENCIA SOCIAL Y MITOLOGÍAS MODERNAS. ACERCA DE LAS METONIMIAS DEL PENSAR. José Luis Ramírez - Los estadios del espíritu según la filosofía positiva.

Complexidade do mundo contemporâneo põe sociólogo no centro do debate.

As Ciências Sociais têm papel relevante e garantido num cenário em que a demanda impulsiona políticas e programas sociais, num quadro em que a sociedade civil pressiona e responde com sua própria organização, o debate político avança e faz-se presente a compreensão do ser humano nos aspectos socioculturais e biológicos.

 

>> 1-2-3-4-5-6- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS