Matemática

Puzzles com poliedros e números

Neste site podem ser impressos, para fins não comerciais, puzzles relativos ao icositetraedro deltóide, ao cuboctaedro rômbico, ao dodecaedro rômbico e outros poliedros, bem como ler diversos artigos sobre o tema. Professor Jorge Rezende Auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Recursos educacionais multimídia para a matemática do ensino médio

Esse é o portal principal para a coleção M³ Matemática Multimídia que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, aúdios, softwares e experimentos, que estão licencidados sob uma licença Creative Commons - é permitido copiar, distribuir, exibir, executar a obra e criar obras derivadas, mas não é permitido o uso comercial ou o relicensiamento sobre uma licença mais restritiva.

Resolução de Problemas

O problema é o meio pelo qual a Matemática se desenvolve, ou seja, o “alimento” da evolução matemática. Um problema tem seu grau de importância relacionado à quantidade de idéias novas que ele traz à matemática e o quão ele é capaz de impulsionar os diversos ramos da Matemática – sobretudo aqueles em que ele não está diretamente relacionado.

Revistas de Matemática

Revistas de Matemática com acesso gratuito ao texto integral dos artigos. Acesso Livre. Laboratório Nacional de Computação Científica.

Só Matemática

E' um portal educativo com material para o ensino fundamental e médio, provas de vestibular e história da matemática (cadastro gratuito necessário).

Sociedade Brasileira de Matemática Computacional Aplicada

Propicia integração entre a comunidade matemática, com fóruns e informações úteis, bom espaço para discussões e troca de idéias, além de sessão com materiais on-line, problemas interessantes e a versão digital da revista do professor de matemática.

Super Logo

Um marco na utilização da informática na educação, surgiu das idéias de Seymour Papert, matemático e pesquisador o MIT, que já na década de 60 pensava em utilizar os recentes recursos tecnológicos para criar recursos educacionais aplicando conceitos pedagógicos construtivistas. Com a colaboração de diversos pesquisadores criou o LOGO uma metodologia para o ensino de conceitos lógicos computacionais e matemáticos para crianças, que é até hoje amplamente utilizado em todo mundo. Fundação Logo - História, eventos, publicações e recursos. ( Em Inglês)

Super Logo (3.0)

Versão em Português – Mantida pelo Nied/UNICAMP.

Tangram

Construção de um tangram. Orientações em francês.

Teoria dos números

A teoria dos números é uma área da matemática que é muito aplicada em Olimpíadas de Matemática. A Math Online é um site elaborado por Jônathas Diógenes Castello Branco, Ceará, estudante do 2º ano do ensino médio. Agradecimentos a Cláudio Arconcher, ao prof. Amâncio

Termodinâmica

A termodinâmica estuda como as trocas de energia com a vizinhança afetam o comportamento de um sistema. Isto é feito sem considerar as propriedades específicas das partículas que constituem esse sistema.

The Integrator

Resolução rápida de integrais on-line, salva alunos, pesquisadores e professores.

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10- >>