Astronomia

Portal do Astronomo - A era das observações telescópicas

A observação de Marte foi essencial para que Kepler induzisse as suas leis do movimento planetário. Lembremo-nos que, para Kepler nessa altura, tal como antes para Tycho Brahe, Marte era mesmo um ponto vermelho no céu: as observações astronómicas eram feitas à vista desarmada. Não deixa de ser irónico reparar que o ano em que Kepler publicou os seus "Comentários sobre os Movimentos de Marte", 1609, foi provavelmente o mesmo em que as primeiras lunetas foram apontadas para os céus.

Project Galileo

To the Project Galileo Home Page! Check out our extensive collection of images and data from Jupiter, read a brief introduction to the mission, and join the excitement as we take you through Galileo's exploration of our solar system's largest planet. Clique em buscar. ( Em Inglês)

Revista Brasileira de Geofísica

A Revista Brasileira de Geofísica é uma publicação quadrimestral da Sociedade Brasileira de Geofísica, que divulga artigos em português, espanhol ou inglês sobre geofísica da terra sólida, ciências espaciais e geofísica aplicada. Os visitantes do site tem acesso a todos os artigos publicados na revista.

Sloan Digital Sky Survey

Em poucas palavras, o Sloan Digital Sky Survey é simplesmente o mais ambicioso mapeamento astronômico que já foi feito. Este projeto vai mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando as posições e brilhos absolutos de centenas de milhões de objetos celestes. E também vai medir as distâncias de mais de um milhão de galáxias e quasares.

Jogo (Inglês)

SolarViews.com

Vistas do Sistema Solar apresenta uma aventura multimédia viva que mostra o esplendor do Sol, planetas, luas, cometas, asteróides, e mais. Descubra as últimas informações científicas, ou estude a história da exploração espacial, os foguetes, os primeiros astronautas, as missões espaciais e as naves espaciais, por um vasto arquivo de fotografias, factos científicos, texto, figuras e imagens vídeo. Vistas do Sistema Solar oferece-lhe uma exploração extraordinária e educativa do sistema solar e muito mais. by Calvin J. Hamilton

Space Net

O Universo na Internet.

Space Telescope Scienc Institute

Huble Space Telescope (Inglês)

StarChild

A Learning Center for Young Astronomers. Site interativo para crianças. Uma boa experiência em astronomia e em inglês. Site da NASA.

Sunbathing at Solar Max

NASA scientists say solar maximum is in full swing. So, is it safe to make one last dash to the beach before the end of Northern summer? ( Em Inglês)

The NASA Astrophysics - Data System

The Astrophysics Data System (ADS) is a NASA-funded project whose main resource is an Abstract Service, which includes four sets of abstracts: 1) astronomy and astrophysics, containing 621,668 abstracts; 2) instrumentation, containing 590,197 abstracts; 3) physics and geophysics, containing 928,206 abstracts; and 4) Los Alamos preprint server, containing 3,779 abstracts. Each dataset can be searched by author, object name (astronomy only), title, or abstract text words. In addition, we have extended the abstract service to include links to the full text of articles appearing in most of the major astronomical journals. See the Article Service for details. (Em Inglês)

The Nine Planets

Site que trata da história e da mitologia dos nove planetas do sistema solar e de seus respectivos satélites. Trazer também informações científicas atuais. Tem fotos, áudios, vídeos, glossário de termos técnicos e nomes próprios, links externos etc - (em inglês).

The Solar System

Site interativo. Para crianças.

>> 1-2-3-4-5-6-7- >>