Miniweb Cursos Cortesia da MiniWeb Educação

Educação a Distância




Buscar

  ---------------------------------------

 

Links Interessantes

1 Conversando sobre a Interatividade - Este texto é o resultado de vários encontros realizados pelos membros do Grupo de Educação e Comunicação do NEPEC /FACED/UFBA na tentativa de responder a questão "o que é interatividade?". Nessa tentativa, o grupo acabou desenvolvendo um processo interativo, ou seja, o processo de construção coletiva acabou sendo a explicitação do próprio conceito.

 

2 - Interatividade ou Pseudo-interatividade - Entrevista com Janice Caiafa. Professora do Departamento de Teoria da Comunicação-ECO sobre Interatividade. Para compreender de que forma se dá a participação popular na televisão brasileira e até que ponto ela interfere no conteúdo produzido.

3- Projeto de Aprendizagem - Estamos vivendo uma época de mudanças conceituais muito grande, novas aprendizagens, passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho.... Conheça esse projeto que é baseado no conceito de aprender a aprender.

4- O professor como autor de material para um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Que interação é essa? - Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o uso da informática como instrumento de suporte nas atividades de ensino e aprendizagem. É analisado o perfil do professor que trabalha como autor de material educativo e os aspectos culturais
do mundo da informática frente a sua formação como docente. A metodologia é trabalhada com conceitos de design de interação aplicados no desenvolvimento de interfaces multimídias. (PDF)

5- Teoria das Múltiplas Inteligências aliada à Multimídia na Educação: Novos Rumos Para o Conhecimento - Alvin TOFFLER popularizou a idéia de que o homem tem vivenciado uma sucessão de eras e que, cada uma delas, possui características que determinam o seu futuro. Mostra como a vida mudou, com a descoberta da agricultura, inaugurando a era da agricultura, que reinou absoluta por aproximadamente 6.000 anos, durante os quais a vida em si mesma e seus valores estavam estruturados em função da organização do alimento. (PDF)

 

6- De interações e interatividade - O potencial das mídias digitais para a interatividade costuma ser identificado como fonte primordial de algumas das mais importantes conseqüências socioculturais e cognitivas anunciadas a partir das tecnologias digitais de comunicação. A despeito da óbvia centralidade para quaisquer discussões sobre o tema, não há consenso a respeito do significado e aplicabilidade do neologismo interatividade ou de expressões correlatas, principalmente interação e interativo. (PDF)

7- Indicadores de Interatividade para o professor presencial e on-line: A docência interativa presencial e on-line é demanda da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século 21; novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação. (PDF)

8- Avaliar na Cibercultura - "Estamos em 2069, num ambiente de estudo e pesquisa, antigamente chamado de "sala de aula". Os aprendizes têm entre doze e dezesseis anos e conversam com o dinamizador da inteligência coletiva do grupo, uma figura que em outras décadas já foi conhecida como "professor". Eles estão levantando e confrontando dados sobre os Centros de Cultura e Saberes Humanos (ou, como diziam antes, as "escolas") ao longo dos tempos. Admirados, não conseguem conceber como funcionava, no século passado, um ensino que reunia os jovens não em função dos seus interesses ou temas de pesquisa, mas simplesmente por idades".... (PDF)

9- Olhares sobre a Cibercultura - Neste ensaio discutiremos as relações entre as novas tecnologias de informação e comunicação e a cultura contemporânea dentro da área de estudos que vem sendo chamada de cibercultura. Busca-se aqui vislumbrar quinze pontos essenciais da cibercultura, apresentando-os como um conjunto de problemas que podem ajudar a compreender a nossa época.

10- O pensamento complexo: desafios emergentes para a educação on-line - Atualização permanente é o ponto-chave da sociedade contemporânea. Nesse contexto, destaca-se a importância da emergência de ensino na modalidade não-presencial, mediado pelas tecnologias, para suprir o número restrito de vagas na rede de ensino,
assim como as necessidades individuais e sociais do mundo do trabalho. Passamos por um momento histórico, no Brasil e no mundo, em que muitos conceitos e práticas precisam ser revistos, principalmente em relação à educação a distância (EAD), devendose isso às transformações vividas na sociedade, desencadeadas também com a utilização das tecnologias nos últimos tempos, à concepção de conhecimento originada com as descobertas científicas do século passado, e, fundamentalmente, ao que agora se entende ser a educação. (PDF)
 

11- O insuportável brilho da escola - Num dos mais clarividentes textos que conheço dedicado a pensar a questão educativa e o lugar que nela cabe a essa configuração fundadora da nossa civilização que é a escola, Hannah Arendt aponta, certeiramente, três razões que, a seu ver, podem explicar a crise da educação nos EUA1. Três razões que, como a autora também declara, embora com matizes próprios e uma acuidade maior nessa terra de imigrantes que é a América, são generalizáveis a todos os outros pontos do mundo. (PDF)

12- O que é Construtivismo? - O universo sempre foi o que é hoje? Os mais antigos acreditavam, e muitos ainda acreditam, que o universo foi criado por Deus tal qual é hoje. Segundo essa crença, a Terra é o centro do universo; mas a partir do século XVI tal concepção foi-se
desmoronando, com a afirmação de que o Sol era o centro. Hoje, "a Terra é uma pedrinha que orbita uma estrela pequena que fica na periferia de uma galáxia sem importância à deriva em um universo que se expande".

- 1 - 2 - 3 - Sobe


   FacebookFacebook   Orkut   TwitterTwitter