Feudalismo
 

Música Medieval

Instrumentos Musicais da Idade Média. Depois de um período de aperfeiçoamento em Paris, o Conjunto ATEMPO, em parceria com a Associação de Música Medieval do Rio de Janeiro e o grupo FERMATA, desenvolveu projetos que tem por objetivo divulgar a Música Antiga.

Núcleo Científico de Estudos Medievais

O Instituto de Estudos Medievais é uma unidade de investigação fundada em 2002 que se constituiu a partir da dinâmica impulsionada pelo Núcleo Científico de Estudos Medievais da FCSH que congregou, nos anos 90 do século XX, a maior parte dos investigadores da Faculdade que se dedicavam aos Estudos Medievais, desde sempre encarados numa acepção pluridisciplinar.

O Ano 1000

A população da Europa Medieval possuía mentalidade profundamente religiosa; vivia apegada a superstições e profecias que prenunciavam o fim do mundo por volta dos anos 1000 ou 1033 e atormentada pelo medo da fome, da peste e das guerras.

O AMOR E A ELEVAÇÃO DA CONDIÇÃO FEMININA NA IDADE MÉDIA

Até hoje foram escritas muitas obras relativas ao casamento na Idade Média. Mas atualmente um aspecto relativo ao casamento vem ganhando importância: a existência ou não de um sentimento que une os cônjuges, hoje conhecido como o amor. Os casamentos medievais envolviam algum sentimento afetivo entre os cônjuges? Uma questão muito difícil de responder.

O que foi a Peste Negra ? Aspectos Médicos

Um dos mais importantes legados deixados pela Peste Negra foi a destruição do sistema médico existente e o princípio de seu sucessor moderno. Em 1348, os representantes da medicina européia eram compostos por uma comunidade de pessoas com idéias rígidas e geralmente pouco aptas no exercício da função, em outras palavras, eram pessoas “presas” às questões teóricas e pouco aprendia-se na prática.

 

O século XII: Nascimento das Universidades

Fruto da intensificação da vida urbana, as Universidades tiveram como ponto de partida uma estrutura análoga às corporações de ofício (chamadas de universitas). Gradualmente assume o papel de centralizadora do conhecimento, fórum de debate e difusão de idéias. Sua história aos poucos confunde-se com a própria história do pensamento, passando a assumir um virtual monopólio. Até século XII o ensino era monopolizado pela igreja. Aos poucos, este poder é delegado ao chanceler, cujo poder diminui com o tempo. Com o crescimento do número de alunos, surge a licença para lecionar (licencia docendi) delegada a cidadãos leigos.

O Vestuário

VESTUÁRIO NA IDADE MÉDIA . No início as roupas eram feiras em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho. Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas, dirigidas por tecelões, alfaiates, remendões e outros artesões que faziam roupas. No século XII, esses artesões se organizaram em corporações chamadas guildas.

>> 1-2-3-4-5- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS