Feudalismo
 

A arte do vitral na Baixa Idade Média européia

Se bem que o surgimento generalizado dos vitrais seja usualmente identificado com o Mundo Medieval, estando geograficamente circunscrito ao Ocidente Europeu, sobretudo à Inglaterra, à França e à Alemanha, e constituindo uma forma de expressão plástica quase que em exclusivo confinada à arte religiosa cristã, a sua proveniência pode ser traçada desde épocas bem mais remotas e a partir de outras paragens, nomeadamente do outro lado do Mediterrâneo.

A cidade Medieval

As invasões germânicas e a progressiva ruralização do Império Romano a partir dos séculos IV e V transformaram o comércio europeu numa atividade econômica secundária em relação à agricultura. A insegurança e a tendência à auto-suficiência dos domínios senhoriais diminuíram o ritmo e a quantidade das trocas.

AS CIDADES MEDIEVAIS ESTÃO NA GÊNESE DO ESTADO MODERNO

Entrevista com Jacques Le Goff, historiador francês especializado em Idade Média.

A europa medieval: tempo de copistas iluminadores e miniaturistas

A partir do séc. IX o latim torna-se uma língua morta, praticada exclusivamente por especialistas. Será, no entanto, o principal veículo do pensamento ocidental até ao século XVI, época em que começa o seu verdadeiro declínio. O acesso à cultura escrita da Cristandade no período românico era concedido unicamente àqueles que dominavam a língua erudita. Este acesso é reservado aos clérigos formados nas escolas conventuais ou nos cabidos, única via de promoção social num sistema em que o nascimento determinava com rigor o papel de cada um na sociedade.

A mulher na Idade Média: a construção de um modelo de submissão

A história das mulheres na Idade Média é um tema que foi por muito tempo desprestigiado pelos historiadores, mas, atualmente, por ser rico e pródigo em possibilidades de estudo, vem atraindo a muitos estudiosos, inclusive de outras áreas, como teólogos e sociólogos.

 

A Oficina cultura da Idade Média

Através dessa publicação, poderemos visitar a oficina cultural medieval. Assim, apresenta Jean Lauand, especialista na matéria, o conteúdo do livro: "Os textos que apresentamos são uma amostra de diversos aspectos - tanto de alteridade como de proximidade em relação a nós - da cultura e da educação medievais que, como se sabe, estão centradas na religião.

A pandemia de peste negra no século XIV

A maioria dos livros sobre a Idade Média européia fala muito pouco ou quase nada sobre um fenômeno que marcou profundamente o continente e de certa forma deixou cicatrizes que permanecem até nossos dias, a terrível "morte negra", a pandemia de peste bubônica que assolou a Europa em meados do século XIV. Desta forma, procurei, neste artigo, inverter esta tendência e colocar a praga como o tema central, tentando mostrar que ela foi um fenômeno típico da época, tendo assumido as enormes proporções que assumiu devido a uma série de fatores tais como: condições precárias de habitação, higiene, superstições e principalmente ignorância.

A Sociedade Feudal

SACERDOTES, GUERREIROS E CAMPONESES. “A SOCIEDADE está dividida em três ordens. Além da eclesiástica, a lei reconhece outras duas condições: a do nobre e a do servo que não são regidas pela mesma lei.

Artigos de Professores

Temas: Estudar Filosofia Medieval Luis Alberto De Boni (PUCRS) - Reflexões sobre o Estudo da Idade Média Raúl Cesar Gouveia Fernandes (USP) - A Filosofia Medieval e a Questão da Interpretação – A palavra e os Textos - entre a Letra e o Espírito Maria Cândida Monteiro Pacheco (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) -Hacia los dos Siglos de los Monumenta Germaniae Historica Antonio Linage Conde (Universidad de San Pablo, CEU, Madrid) - Influencia de las Historias Apócrifas en el Arte Patricia Grau-Dieckmann (Universidad de Buenos Aires) -O pensamento político de Dante Alighieri. Parte I: O quadro político Moisés Romanazzi Tôrres (Doutorando em História Medieval pela UFRJ) e outros. Obs: Os autores concedem permissão para imprimir e copiar partes do texto para uso pessoal, educativo e não comercial (por exemplo, em cursos de História e similares). Não concedem o direito de copiar todo o site ou partes dele para uso e/o distribuição comercial de nenhum tipo.

As Lutas de Classes em Portugal nos Fins da Idade Média

Nenhuma classe passa de governada a governante por uma estrada em linha recta ou por avanços continuados. Não o faz sem vitórias e sem derrotas, sem passar mil vezes da defensiva à ofensiva e vice-versa, sem avançar hoje para recuar amanhã, sem conquistar posições e ser forçada a abandoná-las, e depois voltar ao combate e ter novos êxitos e novos insucessos. Álvaro Cunhal

As Vidas Lusófonas

As biografias de personalidades históricas importantes na Idade Média portuguesa: D. Afonso Henriques, D.João I e Fernão Lopes.

Apostila do Prof. Fausto Henrique G. Nogueira

A história do Feudalismo; O poder da Igreja Medieval; A inquisição; Heresias, Mulheres e Bruxas; O trabalho do camponês na Europa Feudal; O Comerciante da Idade Média; Crise do Feudalismo e Transições; Exercícios.

>> 1-2-3-4-5- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS