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Projeto  "Metodologia"
Ensino Médio – 1ª, 2ª e 3ª séries

Duração:

03 aulas.

Softwares:

Microsoft Word.

Recursos e softwares de apoio:
Manual para elaboração de teses e dissertações de Gilberto de A. Martins, WinZip Self-Extractor, Internet.

Atividades de impressão:

Foram impressos alguns trabalhos de exemplo, com aproximadamente 20 cópias.

Objetivos:

  • Aprender a criar trabalhos escolares aplicando metodologia científica, cujas especificações serão cobradas por parte de todos os professores.
  • Usar editor de texto (Microsoft Word 97) e seus recursos na aplicação de formatos padrões de metodologia científica.

Descrição do projeto:

Nos trabalhos acadêmicos, a formatação deve seguir normas técnicas. Assim, podemos inserir esses padrões desde o Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, preparando nossos estudantes para a vida acadêmica. Nesse projeto, adotamos os padrões de metodologia científica para criação de trabalhos propostos por Gilberto de A. Martins, professor da Faculdade de Economia da USP.
Discutimos com os estudantes sobre o porquê da utilização de metodologia científica nos trabalhos escolares, salientando o rigor que uma pesquisa exige, sobre a clareza visual, a padronização internacional de referências bibliográficas e que, dessa forma, nossos estudantes já estariam preparados para enfrentar trabalhos científicos em universidades. Cabe salientar que a padronização foi adotada para o nível II do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Nas aulas de Informática, os estudantes aprenderam a utilizar os recursos do Microsoft Word 97, obedecendo aos padrões científicos e, inclusive, otimizando o trabalho de digitação/formatação.
De início, revimos com os estudantes alguns vícios cometidos pela maioria dos usuários de editores de texto: o uso de TAB para parágrafos, a formatação durante a digitação, a centralização de títulos com barra de espaço e a criação de novas páginas usando ENTER (criando diversas linhas em branco).
O professor preparou um roteiro com as especificações da metodologia que foi entregue aos estudantes. Este roteiro deveria ser colado na agenda ou no caderno, pois serviria de guia na criação dos trabalhos.
Através de trabalhos de exemplo, com temas de interesse da turma (astrologia, sexualidade, adolescência) capacitamos os estudantes quanto aos recursos de formatação e estilo do Microsoft Word 97 (formatações predefinidas, muito úteis, que agilizam sobremaneira o trabalho). O professor alterou os estilos predefinidos do Word para adequá-los aos padrões científicos, de acordo com a metodologia adotada.
O professor preparou uma avaliação em que os estudantes tiveram de criar um trabalho, cujo tema era "Cultura Adolescente", seguindo os padrões científicos. Na avaliação, foi considerado não só o produto final (o trabalho escrito), mas todo o processo de aprendizagem.
Como os estudantes também usariam os computadores de casa para criar os trabalhos, o professor preparou um programa, usando o WinZip Self-Extractor que atualizava os estilos do Word 97, disponibilizando o arquivo para os estudantes, que poderiam gravá-lo em disquete ou recebê-los por e-mail, usando a Internet. Dessa forma, também incentivamos a "propagação" dos padrões científicos, já que o programa, com certeza, foi distribuído livremente para os estudantes, que, por sua vez, devem ter repassado para outros colegas de outras escolas.

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Avaliação
  • Avaliação do projeto:
AVALIAÇÃO - INFORMÁTICA

NOME:
Nº:
SÉRIE:
DATA:
PROF.:


"USANDO O MICROSOFT WORD SEGUNDO A METODOLOGIA CIENTÍFICA"

OBJETIVOS

  • Aprender a utilizar padrões de formatação de trabalhos acadêmicos, seguindo normas técnicas.
  • Dominar o uso de editores de texto (especificamente o Microsoft Word), explorando seus recursos automatizados de formatação (estilos).

ATIVIDADES

  • Confeccionar um trabalho sobre o tema "Sexualidade" (conforme folha entregue), usando os padrões de formatação da metodologia científica, conforme roteiro entregue, baseado no livro Manual para elaboração de teses e dissertações de Gilberto de Andrade Martins.
  • Usar os recursos de que o Word dispõe, vistos durante as aulas de Informática, de modo a agilizar a preparação do trabalho e viabilizar os padrões de formatação que sugere a metodologia científica. Tais recursos são:
    - configuração de página;
    - quebras de página;
    - formatação de parágrafos (alinhamento, espaço de parágrafo e espaço ente linhas)
    - formatação através de estilos;
    - inserção de número das páginas;
    - inserção de sumário (índice);
    - tabelas;
    - notas de rodapé.
  • Salvar o trabalho na pasta da série "EM1" com o nome "Prova - Nome" (substitua "Nome" pelo seu nome).
  • Trazer o Roteiro de Metodologia durante a criação dos trabalhos.
  • Desenvolver um trabalho de equipe, no caso de duplas, em que todos participem da confecção do trabalho.
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Produções

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Material de apoio

 

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