Informática e TI
 

Usando a Web como Ferramenta de Apoio nas Tarefas Escolares de Pesquisa

Este relatório focaliza um teste de Ensino por Meio do Computador (Computer Mediated Education — CME) em pequena escala: Foi oferecida a 16 estudantes neófitos em computação uma suplementação do ensino regular em sala de aula, mediante o emprego dos recursos que a Web veio tornar disponíveis. O trabalho relata a reação e a experiência desses estudantes, dando especial destaque à atitude de usuários novatos diante de atribuições, foruns de discussão e tarefas de pesquisa e recuperação de informações, com base em tais recursos.

Uso de Agentes no ambiente Teleduc

Neste artigo são apresentadas as duas principais linhas de pesquisas desenvolvidas pelo grupo TelEduc utilizando a tecnologia de agentes de interface. Na primeira é focada a construção de interfaces que facilitem e promovam a colaboração entre os participantes em cursos a distância e, na segunda, o suporte ao processo de avaliação formativa de acordo com os interesses de cada formador.

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula ajuda a aumentar a comunicação entre estudantes e professores. Projetos desenvolvidos por meio de blogs e aulas interativas incentivam a maior participação dos alunos nas atividades escolares e proporcionam benefícios na aprendizagem. “Os alunos praticamente já nascem sabendo usar computadores e nada mais natural e importante do que os professores passarem a usar os recursos digitais para melhorar o aproveitamento da disciplina”, afirma a professora Lina Maria Braga Mendes. (Artigo de Ana Carolina Athanásio)

 

 

 

 

 

 

 

Visão ecológica das comunidades virtuais

Quando pensamos na era digital, provavelmente, só lembramos de bits e bytes, de redes de computadores, de fibras óticas, de agilidade, rapidez, comércio eletrônico. As comunidades virtuais, bem como outras comunidades possuem um raio de atuação além de sua aparente fronteira. As relações das pessoas que atuam em qualquer comunidade formam redes de relacionamentos, de ações que interferem seu meio, elas não estão isoladas do seu contexto, da cultura. Nas comunidades existem constantes circulações de informações, representações mentais das pessoas e dos objetos (Capra, 1996) que formam a teia de toda a vida. Existe integração entre as partes físicas, lógicas, orgânicas e espirituais de uma comunidade.

Visão Geral Sobre Inteligência Artificial

O que é exatamente inteligência artificial ? Segundo Elaine Rich (RICH, 1988), embora a maioria das tentativas para definir com precisão termos complexos e de utilização ampla seja exercício de futilidade, é necessário delinear pelo menos uma fronteira aproximada em torno do conceito para que se tenha idéia sobre a discussão que se seguirá no capítulo 4. Para fazer isto, propomos a seguinte definição, embora não seja ela universalmente aceita. A Inteligência Artificial (IA) é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas em que, no momento as pessoas são melhores.

Visão Geral Sobre IA - Presente, Passado e Futuro

Neste artigo vamos observar alguns dos principais caminhos trilhados pela disciplina Inteligência Artificial. Uma visão histórica é o nosso pano de fundo para tecermos algumas considerações sobre a noção de inteligência e sua ligação com conhecimento. Uma revisão dessa noção parece ser necessária para redirecionarmos nossos esforços, já que a experiência passada apontou-nos que os problemas são de difícil resolução. Veremos também como o Data Mining está se utilizando de algumas das técnicas desenvolvidas pela IA para prover novas formas de busca de informação úteis provenientes bancos de dados. Veremos porque inteligência é algo difícil de definir, embora seja uma noção fácil de reconhecer.

WebCT

É um ambiente de aprendizagem on-line usado por mais de 1500 instituições em 61 países, sendo considerado um dos mais importantes do mercado. O WebCT teve sua origem em um projeto da University of British Columbia - Canada, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta que permitisse aos professores a construção de cursos a distância, sem utilizar de muito tempo, recursos ou técnicas de manuseio. O Webct é orientado a objetos, provendo um conjunto de ferramentas muito úteis para diferentes estratégias de cursos. De acordo com a sua documentação, o ambiente é aberto o suficiente para a construção de cursos que privilegiam a transmissão de conteúdo ou a comunicação ou o processo de avaliação. Entre os recursos oferecidos estão o chat, grupo de discussão, e-mail, criação de testes e avaliações, e vários recursos específicos para o professor acompanhar o andamento do curso. Permite instalação para teste.

>> 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-20->>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS