EUA - Século XX
 

A POLITICA NORTE-AMERICANA ANTES DA 1ª GUERRA MUNDIAL

. No princípio do século XX : a sociedade norte-americana foi marcada por uma série de reformas (visavam à democratização da máquina política). em diversos setores.
.William McKInley (Presidente americano entre 1896-1901) foi marcada por :
a) expansionismo imperialista (anexação das Ilhas Havaí, em 1898)
b) a declaração de guerra à Espanha, no mesmo ano : A guerra contra a Espalha (1898) foi feita sob o pretexto de defender o povo cubano da feroz repressão espanhola à Insurreição de 1895. Na verdade, porém, ela foi deflagrada por motivos de ordem econômica, e estratégica.
Cuba era considerada o açucareiro do mundo, produzindo mais de um milhão de toneladas de açúcar por ano, quase metade da produção mundial. Antes da guerra, empresários norte-americanos tinham investido grandes quantias na ilha, com um intercâmbio comercial de aproximadamente cem milhões de dólares anuais. Além disso. Cuba ocupava uma área de enorme importância estratégica na entrada do Golfo do México, e. Juntamente com Porto Rico, resguardava os acessos ao Mar do Caribe Os EUA ia haviam tentado, sem sucesso, comprar a ilha aos espanhóis em diversas ocasiões

Nenhum outro conflito americano proporcionou aos EUA lucros tão rápidos quanto a Guerra Hispano-Norte-Americana : de acordo com o tratado assinado em Paris, em fins de 1898 “os Estados Unidos tomavam a seu cargo as Ilhas Filipinas, a Ilha de Porto Rico e a Ilha de Guam. Por sua parte a Espanha renunciava a toda pretensão sobre a Ilha de Cuba, que se proclamava República sob a proteção de fato dos EUA“

c) Teoria do Sea Power (Poder Naval), segundo a qual “ um país adquire colônias se tem uma forte marinha. As colônias — bases ou fontes de riquezas — incitam o tráfico comercial por mar e a grandeza da marinha mercante contribui para fortalecer a marinha de guerra. Toda a força e a riqueza, deriva pois do poderio marítimo." Essas idéias tiveram profunda influência entre os dirigentes norte-americanos, destacando-se Theodore Roosevelt.
. Em 1890 a Marinha dos Estados Unidos era a sexta do mundo, passando ao quarto lugar em 1900 e se apresentando como a segunda força naval em 1907.
. O poderio da esquadra norte-americana foi muito utilizado durante os governos dos Presidentes Roosevelt e William Taft, sobretudo na América Central e Antilhas, vítimas do imperialismo norte-americano até os tempos atuais.
d) Política de Portas Abertas na China : Doutrina do Secretário de Estado John Hay segundo a qual os países com interesses em território chinês se comprometeriam , naquela região , a não criar tarifas especiais, impostos sobre o trabalho ou custos de fretes ferroviários. A medida que os anos passavam, ficava claro que os Estados Unidos já eram não só uma poderosa nação, mas que estavam entre as três ou quatro maiores potências mundiais.

. Em 1901, com o assassinato do Presidente McKinley, , subiu ao poder o então Vice-Presidente Theodore Roosevelt (era antigo Chefe de Polícia de Nova Iorque e sua personalidade refletia o profundo "moralismo " da sociedade norte-americana. Para ele conquistas eram convertidas em "missões civilizadoras", intervenções em "expedições punitivas" e guerras em "cruzadas".). Seu governo foi marcado por :
a) Política do Big Stick ( “ Grande Porrete “ ) : Política intervencionista e imperialista sob a justificativa de impor a ordem e devolver a democracia aos países latino-americanos
b) Política do Isolacionismo (Nao-Engajamento), isto é, a rejeição às alianças ou acordos com os países europeus baseando-se na Doutrina Monroe, que estabelecia o princípio de não-intervenção européia no continente americano.
A Política do Isolacionismo somente foi abandonada, em favor de uma concreta participação na Política internacional européia, no primeiro governo do Presidente Wilson (1913-1917), quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial.
c) Emenda Platt (1901) :Aotada para Cuba .Medida constitucional que permitia intervenções norte-americanas e assegurava concessões para exploração de minerais e a construção de uma base naval em território cubano
d) Questão do Panamá (separado da Colômbia em 1903): Forçou a Independência do Panamá , ameaçando intervir na região e entrar em guerra com a Colômbia( o Panamá era território colombiano) e , com isto , obteve o direito de construir e controlar o Canal do Panamá .
. William Taft (1909-1913), sucessor de Roosevelt, fez do dólar a extensão do grande porrete; sua Diplomacia do Dólar, para a América Latina, consistia em dominar os países através de empréstimos e concessões, o que, ainda que sutil, produzia efeito idêntico ao porrete de Roosevelt.

OS EUA DA PRIMEIRA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Convertidos em centro do sistema capitalista, os EUA foram o país que mais se beneficiou com a Primeira Guerra Mundial. Ampliando sua influência econômica e financeira pelo mundo conseguiram superar rivais europeus na América do Sul, inverteram sua balança comercial e financeira com a Europa Ocidental, mas tiveram na Ásia Oriental o Japão como um obstáculo ameaçador, internamente sucederam-se governos republicanos durante um período de prosperidade econômica destruída pela Crise de 1929 e a subseqüente Grande Depressão que trouxeram de volta os democratas. A presidência do democrata Franklin D. Roosevelt assinalou o New Deal e a Política da Boa Vizinhança que não impediram o envolvimento na Segunda Guerra Mundial.

I. O GOVERNO DE WILSON E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A. E a Nova Liberdade foi aplicada internamente

A vitória de Thomas Woodrow Wilson, candidato democrata às eleições presidenciais, inegavelmente se explica pela cisão ocorrida entre os republicanos: a parcela conservadora permaneceu no partido apoiando a tentativa de reeleição do Presidente William H. Taft, ao passo que republicanos liberais aglutinaram-se no Partido Progressista cujo candidato à presidência era Theodore Roosevelt (1912).
A política econômica e social reformista prosseguiu a luta contra os trustes mediante legislação mais atualizada, incluindo:
• a Lei da Comissão Federal de Comércio, que considerou ilegais os métodos competitivos desleais, autorizou investigações sobre as empresas suspeitas de violarem legislação do comércio interestadual (publicidade enganosa, suborno etc.);
• a Lei Clayton, que despertou viva oposição dos empresários porque continha uma série de dispositivos trabalhistas e visava complementar a anterior Lei Sherman Antítruste (1890). "Proibia discriminação
• Concluiu o Tratado de Bogotá (1914) com a Colômbia: comprometia-se a pagar 25 milhões de dólares pela perda do Panamá em 1903. Entretanto, os marines continuaram ocupando a Nicarágua, e intervenções militares ocorreram no Haiti (1915) e na República Dominicana (1916), o primeiro ocupado até 1930 e a segunda por oito anos. Mais grave foi o relacionamento com o México, convulsionado pela Revolução e sujeito a intervenções armadas como foi o desembarque em Vera Cruz (1914) e a invasão das forças comandadas pelo General Pershing (1916). Na prática, como se vê, a Política do Big-Stick continuou funcionando.
Por outro lado, a anexação da Coréia pelo Japão (1910) contribuiu para aumentar a rivalidade nipo-norte-americana, agravada com a Primeira Guerra e constituindo aspecto capital no período entre-guerras.

Voltar - 1 - 2 - 3 - Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS