Grécia Antiga
 

A Arte na Grécia Antiga

As manifestações artísticas no mundo grego alcançaram notável desenvolvimento, refletindo as tradições e as principais transformações que ocorreram nessa sociedade ao longo da antigüidade.

A Arte Grega

O que conhecemos como a arte do mundo ocidental, principalmente a européia, muito deve ao mundo grego e a sua cultura. Os gregos influenciaram a arte romana e outros períodos da História da Arte como o Renascimento. De uma certa forma, muitos valores que tiveram sua origem na arte grega exerceram influência fundamental sobre o gosto estético predominante até o século XX.

A Formação da Cidade-estado na Época Arcaica: Esparta e Atenas

A instituição das cidades dóricas não precisa ser explicada em termos de um processo invasionista dório, ganhando plena inteligibilidade histórica pensando-se a permanência das relações que permeavam as estruturas agrárias da época micênica.

A GRÉCIA ANTIGA

A Grécia Antiga ou Hélade localizava-se na bacia do Mar Egeu, abrangendo o território europeu ao sul da Península Balcânica, as ilhas dos mares Egeu e Jônio e a costa ocidental da Ásia Menor. Autores: Fábio Costa Pedro e Olga M. A. Fonseca Coulon.

A GRÉCIA ANTIGA

Portal Graecia Antiqua! Há, no momento, 611 monografias e textos, 880 ilustrações e mais de 20 artigos disponíveis para consulta.

A GRÉCIA GEOGRAFIA

A Grécia é uma península que se estende sobre o mar ao sul dos Bálcãs, com um prolongamento no mar Mediterrâneo oriental. Sua conformação atual abrange uma área de 131.944 quilômetros quadrados, apresentando um contorno litorâneo de 15.020 quilômetros, o que a torna um dos países com maiores extensões litorâneas do mundo. Sua população atual é de cerca de 10 milhões de habitantes.

A mitologia clássica no humanismo do renascimento português

Reflexão sobre a importância que assumiu a mitologia clássica no discurso quinhentista em latim, em que se assiste a uma aproximação com a mundividência cristã. Atitude idêntica se observa em autores cristãos do séc. III e em textos da própria Bíblia.

Alfabeto grego: antigo e moderno

Alfabeto grego da Jônia, Atenas, Corinto, Argos, Eubéia, com exemplos de textos. Em espanhol

 

Olimpíadas 2004

Hino a Apolo

Este peã, o Paean Delphicus I in Apollinem 1, é um dos hinos cantados em homenagem ao deus Apolo. A letra, com notações musicais, estava inscrita em uma das paredes do Tesouro dos Atenienses em Delfos. Data aproximadamente de -97 e do autor sabemos apenas que era ateniense.

Fonte: Grécia Antiga

Arquivo fotográfico do Centro Gettys

Arquivo de fotografias do século XIX: Grécia Antiga e arquitetura romana.

Arte grega para iniciantes

A Arte sempre foi uma das mais importantes formas de expressão do inquieto espírito helênico: antes mesmo de aprenderem a ler e escrever, os gregos já haviam criado admiráveis obras de arte.

Arte Minoico y Micénico

La civilización minoica de la edad de bronce (3000-1100 a. C.), denominada así por el mítico rey Minos, fue la primera en desarrollarse en Europa. Se hallaba establecída en la pequeña isla de Creta, situada en el mar Egeo entre Grecia y Turquía.

As Cidades Gregas

O Período Arcaico da história grega ( séculos VIII VI a. C.) caracterizou-se pela formação e desenvolvimento das cidades-Estado. Formaram-se aproximadamente 160 cidades em território grego e, a princípio a característica mais marcante foi a soberania de cada uma delas. A cidade soberana é aquela que possui seu próprio governo, leis e não possui nenhuma estrutura política acima dela. A cidade funciona como se fosse um pequeno país. Tratar da Grécia Antiga neste período significa portanto conhecer o desenvolvimento das cidades.

As guerras greco-pérsicas

O PERÍODO CLÁSSICO (SÉC. V E IV a. C.) As guerras greco-pérsicas e o imperialismo ateniense. No início do século V a.C., os gregos tiveram que enfrentar a ameaça dos persas, cujo Império chegou a abranger a Lídia, as cidades gregas da Ásia Menor, o Egito, a Trácia e a Macedônia, controlando importantes regiões fornecedoras de trigo. Autores: Fábio Costa Pedro e Olga M. A. Fonseca Coulon

ARQUITETURA GREGA

As edificações que despertaram maior interesse são os templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.

Arte Grega - Introdução

A restrição acima, defendida por muitos eruditos, exclui a arte micênica. Creio, pessoalmente, que isso seria até justificável do ponto de vista estritamente estilístico, mas não do ponto de vista histórico, já que os micênios eram reconheci- damente gregos. Nestas páginas, portanto, entenda-se por "arte grega" a arte de todos os povos que falaram o grego até -30, época da dominação romana no Mediterrâneo.

Atlas historique de l'Antiquité tardive

Sites intéressants Mon intention est de diriger mon visiteur vers des ressources sérieuses reliées à l'Antiquité tardive. Cette sélection n'a pas retenu les sites strictement concernés par l'Empire romain classique ou la culture hellénistique.


>> 1-2-3-4-5-6-7-8- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS