A FEB na 2ª Guerra Mundial.

No dia 18 de julho de 1945, aportou no Rio de Janeiro o navio General Neighs, trazendo de volta ao país os primeiros brasileiros veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Dos 25.334 homens que durante 239 dias lutaram ao lado dos Aliados nos campos da Itália, 465 haviam ficado enterrados em Pistóia. Cerca de 1.500 voltavam mutilados e feridos - como o capitão Hélio de Aquarela do Brasil.

A recepção aos heróis do Brasil foi uma festa de parar as capitais: desfiles tomaram conta das avenidas, chuvas de papel picado caíam sem parar dos edifícios e saudações eufóricas ecoavam das rádios. Nunca se viu nas ruas tantos beijos e abraços emocionados.

O Brasil declarara guerra ao Eixo em 31 de agosto de 1942 - depois de ter vários de seus navios torpedeados e afundados pelos alemães -, mas a decisão de enviar combatentes foi determinada só em 9 de agosto de 1943.

Desde junho desse mesmo ano, no entanto, oficiais superiores vinham sendo treinados em cursos de Estado-Maior de Emergência nos Estados Unidos.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada por 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 formaram a tropa de combate.

 

Sob comando do general Mascarenhas de Morais, a FEB se incorporou ao 4o Corpo do Exército Americano, que por sua vez integrava o 15o grupo de Exércitos Aliados.

"A cobra está fumando" foi a divisa adotada pelos pracinhas, numa ironia a um ditado que dizia ser mais fácil ver uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Já a Força Aérea Brasileira (FAB), que esteve na guerra com um grupo de pilotos de caça, tinha o lema "Senta a pua".

A cobra está fumando... Esse era o lema estampado nas divisas dos pracinhas brasileiros.
A origem ninguém sabe ao certo, mas foi uma forma de responder ao comentário de que seria mais fácil ver uma cobra fumar do que o Brasil entrar numa guerra. O dia 08 de maio é comemorado em todo país como o Dia da Vitória. Foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial

Fonte: http://www.jaymemonjardim.com.br/aquarela/guerra/conteudo.htm


Mais sobre o tema:

Hino do expedicionário

FEB na 2ª Guerra Mundial

Participação das Forças Armadas e da Marinha Mercante do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1942-1945). Clique aqui.

Voltar | Subir

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS