- 
                                                        Eliminar a possibilidade 
                                                        de se aprender a distância 
                                                        não é o 
                                                        mesmo que ignorar um recurso 
                                                        valioso que a internet 
                                                        pode nos oferecer? O senhor 
                                                        é contra os cursos 
                                                        a distância ou contra 
                                                        os que estão hoje 
                                                        no mercado? 
                                                      - 
                                                        Minha tese de mestrado 
                                                        é, justamente, 
                                                        sobre uma proposta de 
                                                        se utilizarem as novas 
                                                        tecnologias e o ensino 
                                                        presencial de forma integrada. 
                                                        A idéia é 
                                                        criar um novo ambiente 
                                                        de aprendizado, que alie 
                                                        educação 
                                                        presencial e virtual, 
                                                        sem que o conhecimento 
                                                        seja criado por um grupo 
                                                        restrito de pessoas, de 
                                                        forma centralizada. Só 
                                                        que as empresas de consultoria 
                                                        empresarial chegam a uma 
                                                        corporação 
                                                        e dizem que vão 
                                                        reduzir os custos com 
                                                        treinamento em 80%, porque 
                                                        vão fazer cursos 
                                                        pela internet, em que 
                                                        não é necessário 
                                                        o professor, não 
                                                        são necessárias 
                                                        salas especiais, cada 
                                                        funcionário faz 
                                                        o curso em sua mesa de 
                                                        trabalho etc. Essa linha 
                                                        de argumentação 
                                                        significa que se quer 
                                                        gastar menos dinheiro, 
                                                        para se atingir o mesmo 
                                                        resultado. E não 
                                                        melhorar o resultado gastando 
                                                        menos dinheiro. 
                                                      - 
                                                        Os cursos pela internet 
                                                        não são 
                                                        mais baratos? Afinal, 
                                                        os recursos são 
                                                        muitos. 
                                                      - 
                                                        A vice-reitora da Universidade 
                                                        Aberta da Inglaterra, 
                                                        uma das primeiras grandes 
                                                        experiências em 
                                                        educação 
                                                        a distância do mundo, 
                                                        costuma explicar como 
                                                        funcionam seus cursos. 
                                                        Cada dez, quinze alunos 
                                                        têm um monitor, 
                                                        equipes atualizam os conteúdos 
                                                        constantemente, há 
                                                        pessoas que acompanham 
                                                        a trajetória dos 
                                                        alunos pelo curso, enfim, 
                                                        o custo é alto, 
                                                        o mesmo de um curso tradicional. 
                                                        
                                                      - 
                                                        Quais são os pontos 
                                                        positivos, afinal, da 
                                                        internet, no que diz respeito 
                                                        à educação? 
                                                        
                                                      - 
                                                        A internet é um 
                                                        vasto terreno de pesquisa, 
                                                        de informação, 
                                                        de interação 
                                                        mundial em tempo real. 
                                                        Existem muitos mecanismos 
                                                        de interatividade e trabalho 
                                                        em conjunto. Quando existe 
                                                        um vínculo entre 
                                                        as pessoas, esse trabalho 
                                                        fica interessante. Se 
                                                        não há o 
                                                        vínculo, é 
                                                        um trabalho empobrecido. 
                                                        É interessante 
                                                        começar criando 
                                                        um vínculo pessoal 
                                                        e continuar com um vínculo 
                                                        pela internet. O problema 
                                                        é que, ao se programar 
                                                        um curso de Física, 
                                                        por exemplo, contrata-se 
                                                        uma equipe para pesquisar 
                                                        o conteúdo, redigir 
                                                        um texto, criar ilustrações 
                                                        e figuras, para, depois 
                                                        disso, as pessoas lerem 
                                                        passivamente tudo na tela 
                                                        do computador. 
                                                      - 
                                                        Recursos como grupos de 
                                                        discussão e contatos 
                                                        com o professor por e-mail 
                                                        não são 
                                                        suficientes para se criar 
                                                        uma interatividade? 
                                                      - 
                                                        Na verdade, reproduz-se 
                                                        o mesmo paradigma do ensino 
                                                        tradicional, em que se 
                                                        tem o professor responsável 
                                                        pela produção 
                                                        e pela transmissão 
                                                        do conhecimento. Mesmo 
                                                        os grupos de discussão, 
                                                        os e-mails, são, 
                                                        ainda, formas de interação 
                                                        muito pobres. Os cursos 
                                                        pela internet acabam considerando 
                                                        que as pessoas são 
                                                        recipientes de informação. 
                                                        A educação 
                                                        continua a ser, mesmo 
                                                        com esses aparatos tecnológicos, 
                                                        o que ela sempre foi: 
                                                        uma obrigação 
                                                        chata, burocrática. 
                                                        Se você não 
                                                        muda o paradigma, as tecnologias 
                                                        acabam servindo para reafirmar 
                                                        o que já se faz. 
                                                        
                                                      - 
                                                        Qual deve ser o ponto 
                                                        de partida de quem vai 
                                                        criar um curso que tenha 
                                                        a internet como meio? 
                                                        
                                                      - 
                                                        Quando esses projetos 
                                                        estão nas mãos 
                                                        de consultorias empresariais, 
                                                        de gestão empresarial, 
                                                        em empresas de tecnologia, 
                                                        a ênfase fica na 
                                                        tecnologia, na redução 
                                                        de custos. É uma 
                                                        questão de cultura 
                                                        dessas empresas. O primeiro 
                                                        cuidado a se tomar quando 
                                                        se quer trabalhar com 
                                                        educação 
                                                        a distância pela 
                                                        internet, é refletir 
                                                        sobre o paradigma de educação 
                                                        que vai norteá-lo. 
                                                        É preciso ter, 
                                                        primeiro, uma idéia 
                                                        do curso que se quer oferecer 
                                                        para, depois, pensar na 
                                                        tecnologia necessária 
                                                        para desenvolvê-lo. 
                                                        Deve-se pensar, primeiro, 
                                                        na Educação, 
                                                        não na tecnologia. 
                                                        Quem disse que a internet 
                                                        é a melhor mídia 
                                                        para se ensinar determinada 
                                                        coisa? Talvez a melhor 
                                                        solução 
                                                        para um curso a distância 
                                                        seja uma articulação 
                                                        entre várias mídias: 
                                                        um pouco pela internet, 
                                                        um pouco em papel, um 
                                                        pouco em encontros presenciais, 
                                                        um pouco pela televisão, 
                                                        uma mídia muito 
                                                        poderosa. Há uma 
                                                        série de ações 
                                                        educativas que podem se 
                                                        articular para que se 
                                                        chegue a produtos educacionais 
                                                        interessantes. 
                                                      - 
                                                        A internet não 
                                                        deve moldar o curso, mas 
                                                        ser um dos meios para 
                                                        realizá-lo... 
                                                      - 
                                                        Sim. Se você começa 
                                                        pensando ''quero fazer 
                                                        alguma coisa com internet, 
                                                        mas já se faz e-commerce, 
                                                        já se vendem serviços, 
                                                        então, vou fazer 
                                                        educação'', 
                                                        aí, começa 
                                                        a distorção. 
                                                        A maioria das experiências 
                                                        de cursos pela internet, 
                                                        hoje, é ruim. Tem 
                                                        uma qualidade pedagógica, 
                                                        de inovação, 
                                                        ruim. Meu orientador nos 
                                                        Estados Unidos, David 
                                                        Cavallo, costuma dizer 
                                                        que a educação 
                                                        a distância vem 
                                                        reunindo o que há 
                                                        de pior em educação 
                                                        e o que há de pior 
                                                        em distância. 
                                                      - 
                                                        O que pode ser feito para 
                                                        que se garanta um trabalho 
                                                        de qualidade? 
                                                      - 
                                                        Nos Estados Unidos, as 
                                                        empresas de e-learning 
                                                        já perceberam que 
                                                        produzir conhecimento 
                                                        não é a 
                                                        mesma coisa que colocar 
                                                        CDs para vender na internet. 
                                                        Então, elas estão 
                                                        se associando a grandes 
                                                        universidades americanas 
                                                        para, exatamente, usar 
                                                        a experiência, o 
                                                        conhecimento, o know-how 
                                                        acumulados em educação 
                                                        que essas universidades 
                                                        têm. Por um lado, 
                                                        isso transforma quem trabalha 
                                                        na universidade, indiretamente, 
                                                        em produtor de conteúdos 
                                                        para cursos online. Há 
                                                        quem critique isso. 
                                                      - 
                                                        Por quê? 
                                                      - 
                                                        Vários artigos 
                                                        têm sido escritos 
                                                        sobre isso, por americanos 
                                                        como David Noble, que 
                                                        considera isso uma ''proletarização 
                                                        do trabalho universitário'' 
                                                        e uma ''comoditização 
                                                        do saber universitário''. 
                                                        Pega-se o conhecimento 
                                                        da universidade, o conteúdo 
                                                        dos cursos, o material 
                                                        didático, a experiência 
                                                        dos professores e encapsula-se 
                                                        tudo isso em cursos online. 
                                                        Depois, para o tipo de 
                                                        curso que se cria, acaba-se 
                                                        não precisando 
                                                        de professores tão 
                                                        qualificados. Temos o 
                                                        exemplo, nos Estados Unidos, 
                                                        da Unext, uma grande empresa 
                                                        de educação 
                                                        pela internet, que se 
                                                        associou à Universidade 
                                                        de Chicago e que tem um 
                                                        dos diretores como conselheiro 
                                                        da universidade. Isso 
                                                        gera conflito de interesses. 
                                                        Em várias universidades 
                                                        americanas, professores 
                                                        estão indignados 
                                                        com esses acordos, fazem 
                                                        protestos, manifestos 
                                                        etc. Os termos são 
                                                        desfavoráveis para 
                                                        a universidade. 
                                                      - 
                                                        Não há aspectos 
                                                        positivos na associação 
                                                        de empresas de e-learning 
                                                        com universidades? 
                                                      - 
                                                        Quando a empresa se apropria 
                                                        desse material, faz o 
                                                        uso que quiser dele, que 
                                                        deixa de pertencer a uma 
                                                        instituição 
                                                        universitária, 
                                                        para pertencer a uma empresa 
                                                        cujo controle é 
                                                        de acionistas. Na universidade 
                                                        real, seja ela pública 
                                                        ou privada, as pessoas 
                                                        têm acesso ao que 
                                                        está acontecendo, 
                                                        têm acesso ao reitor, 
                                                        têm espaço 
                                                        para trocas, para negociações. 
                                                        Em uma universidade virtual, 
                                                        mal se sabe onde é 
                                                        a sede. 
                                                      - 
                                                        E isso importa? 
                                                      - 
                                                        O comércio é 
                                                        universal. Pode-se vender 
                                                        um sabonete no Brasil, 
                                                        nos Estados Unidos. Mas 
                                                        a educação 
                                                        não é universal; 
                                                        é local, integrada 
                                                        à cultura local. 
                                                        Em um curso de Tecnologia 
                                                        Aeroespacial online, por 
                                                        exemplo, pode-se ter certeza 
                                                        de que pontos mais avançados 
                                                        e estratégicos 
                                                        da tecnologia aeroespacial 
                                                        que as pessoas que estudam 
                                                        nos Estados Unidos, no 
                                                        Laboratório do 
                                                        MIT (Massachussets Institute 
                                                        of Technology) vão 
                                                        aprender ali, não 
                                                        serão incluídos 
                                                        no curso a distância. 
                                                        É um produto para 
                                                        exportação. 
                                                        Todos os produtos que 
                                                        o Brasil importa, se comprados 
                                                        no local onde são 
                                                        fabricados, em geral, 
                                                        são melhores. Só 
                                                        que uma coisa é 
                                                        você comprar um 
                                                        CD americano. Outra coisa 
                                                        é comprar um curso 
                                                        online. 
                                                      - 
                                                        O ensino via internet 
                                                        pode não despertar 
                                                        o interesse das empresas 
                                                        apenas por ser apresentado 
                                                        como um treinamento mais 
                                                        barato, mas por oferecer 
                                                        as vantagens de um recurso, 
                                                        pleno de agilidade, com 
                                                        o qual nunca se havia 
                                                        contado antes... 
                                                      - 
                                                        Há um projeto interessante 
                                                        de educação 
                                                        a distância da Petrobrás, 
                                                        há muitos anos, 
                                                        para propiciar o acesso 
                                                        a cursos a pessoas que 
                                                        nunca poderiam sonhar 
                                                        com isso e que estão 
                                                        em diferentes pontos do 
                                                        país. Mas é 
                                                        um processo extremamente 
                                                        caro. Existem outras experiências, 
                                                        e não são 
                                                        novos. Entretanto, o que 
                                                        muitos querem, hoje, é 
                                                        a fórmula mágica, 
                                                        uma fábrica de 
                                                        cursos pela internet, 
                                                        uma produção 
                                                        em série. Querem 
                                                        se apropriar do conhecimento 
                                                        universitário e 
                                                        empacotar para viagem. 
                                                        A universidade deve questionar 
                                                        esse processo. Senão, 
                                                        a educação 
                                                        presencial será 
                                                        cada vez mais elitista 
                                                        e cara. E a educação 
                                                        a distância, um 
                                                        produto mais barato, de 
                                                        menor qualidade, para 
                                                        quem não puder 
                                                        pagar o outro. Esse é 
                                                        o grande perigo: reproduzir 
                                                        e aprofundar uma estrutura 
                                                        social perversa no uso 
                                                        das novas tecnologias. 
                                                        
                                                       
                                                        Entrevista - Paulo Blikstein 
                                                        
                                                      Fonte: 
                                                        JBonline 
                                                      + 
                                                         Novas 
                                                        tecnologias podem limitar 
                                                        e escravizar o homem