Duração:
02
aulas.
Softwares:
Gravador
de Som do Windows.
Recursos
e softwares de apoio:
Microfones.
Atividades
de impressão:
Não
houve impressões.
Objetivos:
- Explorar
o computador nas suas atividades lúdicas, fazendo com que
a criança tenha um contato inicial com a máquina
de forma divertida e atraente.
Descrição do projeto:
Integrando
o projeto da turma (que envolvia o resgate das brincadeiras tradicionais),
fizemos a brincadeira da serpente com as crianças do Infantil
1. Sentadas nos micros, as crianças tinham de cantar a música
da brincadeira com o microfone. A professora (que era "a serpente")
ficou no meio do laboratório e apontou a primeira criança
que ia fazer parte do seu "rabão", que escolhia
a próxima criança a integrar o "rabão".
Enquanto as crianças cantavam no microfone, o professor gravou
suas vozes usando o Gravador de Som do Windows, sem que elas soubessem.
Quando todas as crianças já faziam parte do "rabão"
da serpente, o professor tocou a música gravada, para alegria
e vergonha das crianças, que saíram "rastejando"
pelo laboratório, passeando na sala por baixo das cadeiras
(com a supervisão dos professores, para que não houvesse
acidentes). Dessa maneira, o espaço do laboratório
tornou-se um "quintal" e o computador um "brinquedo",
resgatando brincadeiras e músicas tradicionais.
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