Projetos › Educação Infantil
 
» Brincadeira da serpente
» Picasso
» Corpo humano
» Sítio
» Karaokê
» Ser criança

• Avaliação
• Produções

 

 

Projeto  "Brincadeira da Serpente"
Educação Infantil

Duração:

02 aulas.

Softwares:

Gravador de Som do Windows.

Recursos e softwares de apoio:

Microfones.

Atividades de impressão:

Não houve impressões.

Objetivos:

  • Explorar o computador nas suas atividades lúdicas, fazendo com que a criança tenha um contato inicial com a máquina de forma divertida e atraente.

Descrição do projeto:

Integrando o projeto da turma (que envolvia o resgate das brincadeiras tradicionais), fizemos a brincadeira da serpente com as crianças do Infantil 1. Sentadas nos micros, as crianças tinham de cantar a música da brincadeira com o microfone. A professora (que era "a serpente") ficou no meio do laboratório e apontou a primeira criança que ia fazer parte do seu "rabão", que escolhia a próxima criança a integrar o "rabão". Enquanto as crianças cantavam no microfone, o professor gravou suas vozes usando o Gravador de Som do Windows, sem que elas soubessem. Quando todas as crianças já faziam parte do "rabão" da serpente, o professor tocou a música gravada, para alegria e vergonha das crianças, que saíram "rastejando" pelo laboratório, passeando na sala por baixo das cadeiras (com a supervisão dos professores, para que não houvesse acidentes). Dessa maneira, o espaço do laboratório tornou-se um "quintal" e o computador um "brinquedo", resgatando brincadeiras e músicas tradicionais.

Topo

Avaliação

  • A avaliação se deu pela observação das crianças, verificando sua motivação e a interação com a máquina.
Topo

Produções

Google
Web www.miniweb.com.br