Projetos › Educação Infantil
 
» Brincadeira da serpente
» Picasso
» Corpo humano
» Sítio
» Karaokê
» Ser criança

• Avaliação
• Produções

 

 

Projeto  "Ser criança"
Educação Infantil
Duração:

08 aulas

Softwares:

Brincadeiras do Fofão, Putt Putt & Fat Bear Actvity Pack.

Recursos e softwares de apoio:

Microsoft Word, sulfite colorido, capas de PVC e espirais para encadernação.

Objetivos

  • Resgatar brincadeiras diversas percebendo a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança, através do uso lúdico do computador.

Atividades de impressão:

Foi impresso um almanaque de brincadeiras e jogos para cada criança.

Descrição do projeto:

Integrando as aulas de Informática ao Projeto "Ser Criança" - que abrangeu toda a Educação Infantil (cujo objetivo principal era resgatar as brincadeiras infanti), trabalhamos diversas brincadeiras no computador, utilizando o laboratório de Informática como espaço de diversão e aprendizagem.

Inicialmente exploramos o CD-ROM Brincadeiras do Fofão (personagem de antigo programa infantil de TV). No programa, a criança aprende diversas brincadeiras tradicionais como "Pirulito que bate-bate", "Cabra-cega", "Passa-anel" etc. Fofão e seus amigos mostram como se brinca e as regras, sempre com o acompanhamento da música da brincadeira. Há também diversos jogos, que as crianças exploraram livremente (como amarelinha, pintura e quebra-cabeça).

Terminada a exploração das brincadeiras do Fofão, as crianças brincaram no programa de atividades Putt Putt & Fat Bear. Nele há diversos jogos tradicionais e simples, porém divertidos e instigantes: jogo da velha, dama, liga-pontos, corrida, pintura, come-come, senha etc. As crianças exploraram livremente os jogos, usando os diversos níveis de dificuldade que ofereciam (fácil, médio, difícil, muito difícil), o que instigava-os mais ainda a "desafiar" o computador nos jogos.

Para finalizar o projeto, o professor de Informática preparou um Almanaque de Brincadeiras e Jogos, baseado nos programas vistos. O almanaque foi feito no Microsoft Word, utilizando telas dos programas e adaptando as atividades dos programas. O almanaque foi entregue no final do semestre para que as crianças brincassem com ele nas férias escolares.

Topo

Avaliação

  • A avaliação se deu pela observação das crianças, verificando sua motivação e a interação com as atividades propostas. Ao final do projeto, preparamos um relatório, que compôs a pasta de avaliação das crianças.
Topo

Produções

  • Almanaque de jogos e diversões
    Clique para fazer o download (arquivo do Microsoft Word - 1,35MB)

Google
Web www.miniweb.com.br