Duração:
08
aulas
Softwares:
Brincadeiras
do Fofão, Putt Putt & Fat Bear Actvity Pack.
Recursos
e softwares de apoio:
Microsoft
Word, sulfite colorido, capas de PVC e espirais para encadernação.
Objetivos
- Resgatar
brincadeiras diversas percebendo a importância dos jogos
e brincadeiras no desenvolvimento da criança, através
do uso lúdico do computador.
Atividades
de impressão:
Foi
impresso um almanaque de brincadeiras e jogos para cada criança.
Descrição do projeto:
Integrando
as aulas de Informática ao Projeto "Ser Criança"
- que abrangeu toda a Educação Infantil (cujo objetivo
principal era resgatar as brincadeiras infanti), trabalhamos diversas
brincadeiras no computador, utilizando o laboratório de Informática
como espaço de diversão e aprendizagem.
Inicialmente
exploramos o CD-ROM Brincadeiras do Fofão (personagem de
antigo programa infantil de TV). No programa, a criança aprende
diversas brincadeiras tradicionais como "Pirulito que bate-bate",
"Cabra-cega", "Passa-anel" etc. Fofão
e seus amigos mostram como se brinca e as regras, sempre com o acompanhamento
da música da brincadeira. Há também diversos
jogos, que as crianças exploraram livremente (como amarelinha,
pintura e quebra-cabeça).
Terminada
a exploração das brincadeiras do Fofão, as
crianças brincaram no programa de atividades Putt Putt &
Fat Bear. Nele há diversos jogos tradicionais e simples,
porém divertidos e instigantes: jogo da velha, dama, liga-pontos,
corrida, pintura, come-come, senha etc. As crianças exploraram
livremente os jogos, usando os diversos níveis de dificuldade
que ofereciam (fácil, médio, difícil, muito
difícil), o que instigava-os mais ainda a "desafiar"
o computador nos jogos.
Para
finalizar o projeto, o professor de Informática preparou
um Almanaque de Brincadeiras e Jogos, baseado nos programas vistos.
O almanaque foi feito no Microsoft Word, utilizando telas dos programas
e adaptando as atividades dos programas. O almanaque foi entregue
no final do semestre para que as crianças brincassem com
ele nas férias escolares.
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