Profa. Mª Cecília Chaves
 

O perfil do novo educador
por: Arlete Embacher

MiniWeb Educação - Profa. Maria Cecília, no seu artigo O perfil do novo educador frente à informatização no processo de ensino aprendizagem, a Sra. fala que: " Não adianta dotação de verba, seja em esfera estadual ou federal, para a compra de computadores, vídeos, se não há quem os saiba operar. Mesmo havendo pessoal habilitado para isto, há necessidade de uma infraestrutura pedagógica que possibilite ver esse novo ferramental não como mais um recurso aliado ao ensino tradicional, ou um mero modismo tecnológico, mas como uma nova possibilidade de ensinar, um novo jeito de aprender." Pergunta: Qual seria essa infraestrutura pedagógica a que a Sra. se refere?

Resposta - Seria a preparação adequada de todo corpo docente para utilizar a tecnologia como um meio de facilitação da aprendizagem, utilizá-la para ampliação de seu conhecimento e de seus alunos. Mas para que isto aconteça, ele deve se sentir seguro, familiarizado pessoalmente com a tecnologia. A escola recebe computadores e softwares diversos e o professor não sabe como funcionam ou nem tem idéia de como iniciar um planejamento de inclusão desses nas atividades didáticas. O professor tem que ser capacitado, orientado sobre quais as possibilidades de utilizar o computador, como por exemplo, para pesquisa na Internet, comunicação por correio eletrônico, criação de uma página de sua turma, uso de softwares para enriquecer o universo informativo de seus alunos. E não é só isso, muitos professores temem perder a sua posição de "detentor da informação" quando se ampliam as possibilidades de acesso a um universo informativo tão amplo quando se utiliza tecnologia; receiam muitas vezes enfrentar situações onde o aluno traz algo novo que ele desconheça. Incluir o uso da tecnologia no processo de aprendizagem não é somente uma mudança de paradigma tecnológico, mas sim um novo repensar dos papéis de professores e alunos.

 

 

MiniWeb Educação: Outro trecho do mesmo artigo, ..." O uso da tecnologias da informação na educação depende de como o professor entende a transformação da sociedade, que perfil deve ter o aluno de hoje para se transformar no profissional do futuro, do próximo milênio" ... Pergunta: Profa., teríamos hoje, condições de responder, enquanto sociedade, a pergunta: "Que Brasil nós queremos?

Resposta - Na minha opinião queremos um Brasil com uma sociedade civil forte, crítica e atuante nos processos de mudança, em busca de ética, transparência e justiça social. Os educadores precisam preparar o jovem para se transformar em um cidadão e profissional que seja autônomo, com uma visão sistêmica do mundo que o cerca. Na prática do olhar crítico e pluralista, esse deve ser estimulado a aprender constantemente em várias fontes de informação, interagir com seus pares, utilizar a tecnologia para ampliar seu universo relacional e de construção do conhecimento.

MiniWeb Educação - Em seu artigo Fatores importantes para desenvolvimento de cursos on-line, a Sra. alerta para alguns cuidados que devem ser tomados quando do uso do hipertexto em educação. Quais seriam esses cuidados?

Resposta - O hipertexto é um recurso fantástico quando bem utilizado na educação. Mas muitas vezes o professor não planeja adequadamente a quantidade e não se preocupa com a qualidade da informação que será disponibilizada ao aluno. Muita informação pode ter o efeito inverso ao desejado e levar à confusão cognitiva e superficialidade na aprendizagem. Se o aluno não sabe gerenciar um volume muito grande de informação, tende a diminuir sua habilidade de análise e síntese, atendo-se somente à informação, sem construir conhecimento contextualizado.

MiniWeb Educação - A Educação a Distância é a resposta para a educação em nosso país?

Resposta - Não creio que seja a resposta ou solução definitiva para os problemas educacionais de nosso país. Ela é uma das opções metodológicas, mas está longe de ser um instrumento democratizante de educação. Com a popularização do uso da Internet, o novo formato de Educação a Distância chamado de educação on-line, que utiliza principalmente recursos telemáticos, deve ampliar as possibilidades de disseminação da informação e comunicação via rede. Seu potencial de inovação é grande. Muitas instituições de ensino se mobilizam para oferecer cursos de graduação, extensão universitária pela Internet. Com certeza teremos nos próximos anos um crescimento expressivo desta nova forma de aprender on-line.

MiniWeb Educação - Fale para os Internautas da MiniWeb Educação, o trabalho que a Sra. desenvolve com a Programação Neurolingüística e qual o verdadeiro potencial dessa ferramenta para alunos e educadores?

Resposta - A Programação Neurolingüística auxilia educadores e alunos a se conhecerem melhor enquanto pessoas. É possível através dela trabalhar o sistema individual de crenças e valores, mostrar caminhos para o crescimento pessoal e mudanças que a pessoa queira realizar. Ela possibilita também um aumento da percepção do outro, de sua intencionalidade; como melhor relacionar-se com as pessoas que nos cercam.

MiniWeb Educação: E qual é a real função de Supervisão pedagógica e de conteúdo, do grupo de EAD da Faculdade Sumaré que a Sra. exerce?

Resposta - No grupo de Educação a Distância da Faculdade Sumaré atuo na produção de novos cursos on-line para o mercado externo e na assessoria aos cursos de graduação da Faculdade. Todas as disciplinas presenciais da Faculdade contam com um "espelho" virtual da disciplina criado em um ambiente virtual de aprendizagem. Nele alunos e professores podem interagir fora da sala de aula, a qualquer hora; consultar materiais didáticos e agenda, entregar atividades on-line, conversar com seus colegas e professor via fórum ou chat. A aceitação tem sido excelente, os professores propõem projetos interessantes, interdisciplinares, que estimulam o trabalho em equipe; a existência destes espaços virtuais de referência das turmas fortalece as relações e a comunicação que se inicia na sala de aula, alterando também a forma como se dá a aprendizagem presencial.


Entrevista com Profa. Maria Cecília dos Santos Chaves. Educadora licenciada em Química pela USP. Curso de especialização em programação Neurolingüística - Trainer Master Practitioner com foco em Organizações e Negócios. Mestranda do curso Novas Tecnologias em Educação e Ensino a Distância da ECA. Consultora e facilitadora em treinamentos nas áreas educacional e empresarial, enfocando o desenvolvimento pessoal e profissional e supervisora pedagógica e de conteúdo do grupo de EAD da Faculdade Sumaré.


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