Autor: 
                                          Victor Mirshawka Junior* 
                                         
                                        As 
                                          previsões de eminentes pensadores, 
                                          tais como Peter Drucker, sobre a enorme 
                                          expansão que a área educacional 
                                          sofrerá nos anos vindouros, e 
                                          sobre a crescente importância 
                                          que esta área assumirá, 
                                          no contexto competitivo, vêm sendo 
                                          confirmadas, entre outros fatores, pelo 
                                          aumento de investimentos, de países 
                                          europeus, asiáticos, e principalmente 
                                          dos Estados Unidos, tanto com recursos 
                                          públicos como privados.
                                        Estas 
                                          iniciativas têm causado alguma 
                                          ressonância em nosso país 
                                          demonstrada por projetos em nível 
                                          estadual e federal, mas ainda com tímido 
                                          aporte de capital, se comparados à 
                                          magnitude dos projetos estrangeiros. 
                                          
                                          Se, por um lado, os profissionais que 
                                          trabalham com educação 
                                          estão enxergando um futuro promissor, 
                                          com a valorização de sua 
                                          função, docente ou de 
                                          gestão, por outro, como não 
                                          poderia deixar de ser, alguns consideráveis 
                                          desafios apontam no horizonte próximo.
                                          Entre eles, está o desafio do 
                                          atendimento da demanda crescente por 
                                          educação de alto nível, 
                                          de uma forma que talvez o modelo presencial 
                                          de ensino talvez não seja capaz 
                                          de suprir.
                                        Basta 
                                          lembrar que, em nosso país, nunca 
                                          houve tantos jovens concluindo a formação 
                                          educacional em nível médio 
                                          e pleiteando uma vaga no ensino superior. 
                                          Além disso, no mundo globalizado, 
                                          na área empresarial ou acadêmica, 
                                          nunca houve uma exigência tão 
                                          acirrada por formação 
                                          de primeiríssima linha.
                                        Por 
                                          outro lado, também não 
                                          há paralelo histórico 
                                          para a alta taxa de abertura de cursos 
                                          superiores no Brasil, o que necessariamente 
                                          não é garantia de qualidade, 
                                          e tem sido motivo de apreensão 
                                          de alguns órgãos públicos.
                                        É 
                                          neste contexto que surge o advento do 
                                          aprendizado online, não como 
                                          um conceito, pois o mesmo já 
                                          existe há algum tempo, mas como 
                                          um imperativo das condições 
                                          atuais; como um modelo de aprendizado 
                                          capaz de atender a uma quantidade substancialmente 
                                          maior de aprendizes, e capaz de permitir 
                                          a instituições renomadas 
                                          de ensino que alcancem os alunos muito 
                                          distantes, fisicamente.
                                        Desta 
                                          feita, devemos atentar para o novo paradigma 
                                          que está se formando na mente 
                                          dos estrategistas de instituições 
                                          de ensino, particulares ou públicas, 
                                          qual seja o da disseminação 
                                          da aprendizagem através do uso 
                                          de recursos tecnológicos, com 
                                          especial suporte da internet. Paradigma 
                                          este também cotejado pelo Ministério 
                                          da Educação, através 
                                          de iniciativas como o lançamento 
                                          do consórcio UNIREDE, para educação 
                                          superior à distância.
                                        Os 
                                          profissionais ligados à educação, 
                                          desde professores de carreira até 
                                          gestores educacionais, vêm percebendo 
                                          a necessidade de adaptação 
                                          e assimilação de novos 
                                          modelos de aprendizagem, tais como o 
                                          uso de recursos para melhor apresentar 
                                          seu conteúdo, como projetores 
                                          multimídia, até a transposição 
                                          de seu conteúdo para o meio de 
                                          aprendizagem virtual e colaborativo 
                                          que a internet, a partir de um correto 
                                          design instrucional, pode vir a proporcionar, 
                                          até como suporte a sua aula presencial.
                                        Surge, 
                                          a partir desta mudança, um novo 
                                          repertório necessário 
                                          ao professor para exercer seu apurado 
                                          ofício e criam-se novos papéis 
                                          para este professor, no ambiente tecnológico 
                                          em ebulição, enfatizando 
                                          a mudança da educação 
                                          transmitida para a educação 
                                          interativa.
                                        Entre 
                                          as novas oportunidades de carreira, 
                                          apresenta-se aos docentes, funções 
                                          como a de conteudista, o 
                                          expert em conteúdo responsável 
                                          por dar consistência de conceitos 
                                          a um curso online, a de designer instrucional, 
                                          o projetista do novo modelo de aprendizado, 
                                          ou a de professor tutor, o que se responsabiliza 
                                          por orientar um aluno num curso a distância, 
                                          entre outras. 
                                        Necessitamos, 
                                          então, de uma nova estrutura 
                                          de raciocínio que possa ser adotada 
                                          por educadores engajados na mudança 
                                          do modelo de aprendizado tradicional, 
                                          para novos modelos, pois até 
                                          os sistemas de gestão do processo 
                                          educacional precisam ser reformulados.
                                        Surge 
                                          também, uma renovada liberdade 
                                          de escolha para o aprendiz, não 
                                          mais limitada por fatores como deslocamento 
                                          ou proximidade da instituição 
                                          de ensino.
                                        Considerando 
                                          que o foco do aprendizado online está 
                                          em agregar mais valor para os aprendizes, 
                                          através da diminuição 
                                          dos custos da educação, 
                                          em disponibilizar o serviço 
                                          educacional a qualquer momento, 
                                          em qualquer lugar, em melhorar o desempenho 
                                          a partir de um atendimento individualizado, 
                                          e em permitir a apreensão de 
                                          conhecimento com maior velocidade, fazer 
                                          parte desta revolução 
                                          na educação é uma 
                                          condição obrigatória, 
                                          tanto para aprendizes, como para os 
                                          profissionais envolvidos no processo, 
                                          sob pena de perder o bonde da 
                                          história.
                                        Autor
                                          Victor Mirshawka Junior
                                          Fonte: 
                                          eaprender
                                        
                                        Sobe