Ana 
                                                  Carolina Athanásio / 
                                                  Agência USP 
                                                A 
                                                  inclusão de recursos 
                                                  digitais em salas de aula ajuda 
                                                  a aumentar a comunicação 
                                                  entre estudantes e professores. 
                                                  Projetos desenvolvidos por meio 
                                                  de blogs e aulas interativas 
                                                  incentivam a maior participação 
                                                  dos alunos nas atividades escolares 
                                                  e proporcionam benefícios 
                                                  na aprendizagem. Os alunos 
                                                  praticamente já nascem 
                                                  sabendo usar computadores e 
                                                  nada mais natural e importante 
                                                  do que os professores passarem 
                                                  a usar os recursos digitais 
                                                  para melhorar o aproveitamento 
                                                  da disciplina, afirma 
                                                  a professora Lina Maria Braga 
                                                  Mendes.
                                                O 
                                                  pouco uso de meios digitais 
                                                  na educação foi 
                                                  um dos motivos que fizeram com 
                                                  que Lina iniciasse sua pesquisa 
                                                  de mestrado na Faculdade de 
                                                  Educação (FE) 
                                                  da USP, Experiências de 
                                                  fronteira: os meios digitais 
                                                  em sala de aula, sob orientação 
                                                  daprofessora Mary Julia Martins 
                                                  Dietzsch. A utilização 
                                                  de mídias digitais poderia 
                                                  começar a partir do primeiro 
                                                  ano do ensino fundamental. Desde 
                                                  muito cedo as crianças 
                                                  têm contato com computadores 
                                                  em casa, ressalta a pesquisadora.
                                                Suas 
                                                  experiências começaram 
                                                  por meio da implementação 
                                                  de blogs em projetos desenvolvidos 
                                                  com turmas de ensino fundamental 
                                                  de um colégio particular 
                                                  de São Paulo. Há 
                                                  vários tipos de trabalho 
                                                  que o professor pode desenvolver 
                                                  com blogs. Podemos criar um 
                                                  blog de disciplina, em que o 
                                                  professor e alguns alunos teriam 
                                                  acesso à edição, 
                                                  há também o blog 
                                                  do professor, no qual só 
                                                  ele entra para publicar textos 
                                                  interessantes relacionados ao 
                                                  assunto da aula, além 
                                                  de manter contato com o aluno 
                                                  fora da sala, e ainda o blog 
                                                  de aluno, em que os estudantes 
                                                  publicam os trabalhos que realizam 
                                                  e o professor entra com comentários, 
                                                  explica Lina.
                                                Entre 
                                                  os principais benefícios 
                                                  dos meios digitais nas escolas 
                                                  estão o aumento do diálogo 
                                                  entre professores e alunos e 
                                                  a ampliação do 
                                                  espaço da sala de aula, 
                                                  já que o contato passa 
                                                  a ser também fora do 
                                                  horário escolar. Além 
                                                  disso, os recursos disponíveis 
                                                  nos computadores e na internet 
                                                  fazem com que os estudantes 
                                                  tenham mais prazer em assistir 
                                                  às aulas e interajam 
                                                  de modo mais efetivo.
                                                Quando 
                                                  saímos da sala de aula, 
                                                  que muitas vezes conta apenas 
                                                  com o giz e a lousa, e vamos 
                                                  para o computador já 
                                                  temos inicialmente o recurso 
                                                  da imagem e do movimento. É 
                                                  possível usar vídeo, 
                                                  áudio, fotografia e outros 
                                                  recursos para mostrar mais detalhes 
                                                  e curiosidades sobre o assunto 
                                                  estudado. Isso faz com que os 
                                                  alunos prestem mais atenção 
                                                  nas aulas e saiam do espaço 
                                                  imaginário, intangível, 
                                                  representado por um mapa de 
                                                  um livro, e adentrem o espaço 
                                                  real, visível no Google 
                                                  Earth, por exemplo, explica 
                                                  a pesquisadora.
                                                Barreira 
                                                  da linguagem
                                                  Apesar de os alunos terem crescido 
                                                  em frente aos computadores, 
                                                  Lina afirma que muitos têm 
                                                  dificuldades com a linguagem 
                                                  do mundo digital. A experiência 
                                                  que tivemos com a leitura de 
                                                  adaptações literárias 
                                                  para a internet, por exemplo, 
                                                  foi um pouco complicada, pois 
                                                  os alunos  apesar de passarem 
                                                  horas a fio todos os dias na 
                                                  rede  não conhecem 
                                                  a linguagem do meio em que navegam 
                                                  e alguns acabaram não 
                                                  compreendendo sequer o enredo 
                                                  da obra, diz.
                                                Um 
                                                  ponto positivo do uso de meios 
                                                  digitais nas salas de aulas 
                                                  é mostrar aos estudantes 
                                                  as diferenças existentes 
                                                  em cada uma das linguagens que 
                                                  utilizamos. Segundo a pesquisadora, 
                                                  a linguagem de um livro 
                                                  impresso é diferente 
                                                  daquela usada em um vídeo, 
                                                  por exemplo. Do mesmo modo, 
                                                  não podemos confundir 
                                                  o que é feito para o 
                                                  meio digital com o que se destina 
                                                  à publicação 
                                                  em papel. Muitas pessoas afirmam 
                                                  categoricamente que a linguagem 
                                                  de internet, com suas abreviações 
                                                  e símbolos, atrapalha 
                                                  a escrita, mas é preciso 
                                                  perceber que ela é apenas 
                                                  uma outra linguagem, destinada, 
                                                  portanto, a outras situações 
                                                  de uso que não as que 
                                                  acontecem na sala de aula. O 
                                                  aluno deve entender isso e utilizá-la 
                                                  apenas naquele meio.
                                                Dificuldades 
                                                  para professores
                                                  A iniciativa de usar blogs e 
                                                  outros recursos dos meios digitais 
                                                  na educação também 
                                                  tem seus entraves. Um deles 
                                                  é a dificuldade que o 
                                                  professor tem tanto em sua atualização 
                                                  quanto na disponibilidade de 
                                                  tempo. Muitos professores 
                                                  ainda têm dificuldades 
                                                  em usar recursos básicos 
                                                  do computador, como Word e o 
                                                  Power Point. São recursos 
                                                  que poderiam ajudá-lo 
                                                  a criar uma aula diferente e 
                                                  a trazer novas informações, 
                                                  garante Lina.
                                                Tendo 
                                                  como pressuposto que todo o 
                                                  professor tem acesso a um computador, 
                                                  a pesquisadora salienta que 
                                                  outro problema para a implementação 
                                                  de aulas que utilizam os recursos 
                                                  digitais é a falta de 
                                                  remuneração para 
                                                  desenvolver projetos como esses. 
                                                  Por mais que o professor 
                                                  queira levar meios digitais 
                                                  para as salas de aula, ele esbarra 
                                                  no problema do tempo gasto fora 
                                                  do horário escolar. A 
                                                  manutenção de 
                                                  um blog, por exemplo, demanda 
                                                  tempo de pesquisa, produção 
                                                  e criação de atividades, 
                                                  e não há incentivo 
                                                  financeiro ou um horário 
                                                  remunerado para essa prática, 
                                                  explica.
                                                Para 
                                                  a pesquisadora, mesmo sendo 
                                                  difícil a utilização 
                                                  dos meios digitais na educação 
                                                  é necessário que 
                                                  os professores fiquem atentos 
                                                  a esses novos recursos e aos 
                                                  benefícios que trazem 
                                                  ao aprendizado dos alunos. O 
                                                  professor que dá aulas 
                                                  do mesmo jeito que teve aulas 
                                                  quando criança ou adolescente 
                                                  comete o erro grave de esquecer 
                                                  que é de outra geração, 
                                                  alerta.
                                                Mais 
                                                  informações: email 
                                                  linamendes@usp.br Este endereço 
                                                  de e-mail está protegido 
                                                  contra spambots. Você 
                                                  deve habilitar o JavaScript 
                                                  para visualizá-lo. , 
                                                  ou blog http://fornodeletras.blogspot.com, 
                                                  com a pesquisadora Lina Maria 
                                                  Braga Mendes 
                                                Fonte: 
                                                  Universidade 
                                                  de São Paulo