Carlos 
                                          Rolim Affonso
                                        
                                          Na medida que adentramos pelos meandros 
                                          da globalização, dos negócios, 
                                          da política, da economia e das 
                                          ciências, vemos, de imediato, 
                                          o poder que a comunicação 
                                          exerce sobre todas essas áreas. 
                                          Sentimos por outro lado, a pouca importância 
                                          que a ela se dá, refletindo, 
                                          negativa e diretamente, na problemática 
                                          Educacional.  
                                      
                                      A 
                                        Educação tem que estar de 
                                        forma preponderante em todas as fases 
                                        dos processos que comandam o mundo das 
                                        relações entre os povos 
                                        para garantir o sucesso no desenvolvimento 
                                        pessoal e o progresso das técnicas, 
                                        da cultura, da economia e da sociedade 
                                        em geral. 
                                      Todos 
                                        sabemos da importância da Educação 
                                        neste mundo em contínua e rápida 
                                        transformação, mas pouco 
                                        sabemos sobre como sensibilizar Governantes, 
                                        Administradores e Educadores em geral, 
                                        para que reajam tempestiva, objetiva e 
                                        eficientemente para propor soluções 
                                        que o atual estágio do desenvolvimento 
                                        humano e tecnológico passa a exigir. 
                                        
                                      O 
                                        humano e o tecnológico não 
                                        podem e não devem ser vistos como 
                                        forças antagônicas nesse 
                                        processo desenvolvimentista, pois, do 
                                        contrário, nunca teríamos 
                                        a possibilidade de vermos o triunfo da 
                                        ciência e, nem tão pouco, 
                                        a felicidade das pessoas. 
                                      A 
                                        concomitância entre o desenvolvimento 
                                        humano e o tecnológico é 
                                        algo imprescindível no mundo das 
                                        relações pessoais e grupais, 
                                        e só assim pensando é que 
                                        se pode propugnar por um enobrecimento 
                                        do homem no desempenho de suas funções 
                                        operativas, técnicas ou administrativas. 
                                        
                                      Daí 
                                        resulta a necessidade de se definir estratégias 
                                        para atingir os objetivos de um ensino, 
                                        ao mesmo tempo humanista e tecnológico. 
                                        
                                      Como 
                                        ensaio de uma estratégia, sugerimos 
                                        os seguintes pontos: 
                                      Análise 
                                        das conseqüências já 
                                        sentidas pelo descaso no trato das questões 
                                        educacionais; 
                                      Chamar 
                                        a atenção da "Mídia" 
                                        para o problema, indicando possíveis 
                                        soluções; 
                                      Escrever 
                                        artigos contundentes em jornais de grande 
                                        circulação e revistas especializadas, 
                                        especificando os problemas que vivemos 
                                        hoje em função de uma grande 
                                        defazagem entre o que a Escola ensina 
                                        e o que deveria ensinar; 
                                      Organizar 
                                        simpósios, seminários, congressos 
                                        sobe temas que englobem a modernização 
                                        da Educação e pedagogias 
                                        alternativas. 
                                      Inserir 
                                        a problemática Educacional no mundo 
                                        globalizado e informalizado; 
                                      Traçar 
                                        paralelos entre o progresso científico 
                                        e o "progresso da educação", 
                                        que ainda não sabe como usar a 
                                        telemática na educação; 
                                        
                                      Mostrar 
                                        e demonstrar a importância que tem 
                                        os modernos sistemas tecnológicos 
                                        de ensino para a formação 
                                        dos alunos e professores. 
                                      A 
                                        Instituição Escola, como 
                                        as Instituições Empresa 
                                        e Família, não pode prescindir 
                                        do poderoso auxílio que a Informática 
                                        e a telecomunicação podem 
                                        lhe prestar (Ensino acelerado, com Educação 
                                        a Distância).