Sem perdão

Artigo: Arlete Embacher
Reflexões

01/09/2010

Eu continuo lendo, procurando entender o que se passa em nosso país, estou preocupada com o rumo dos acontecimentos.
Para quem quiser divido alguns comentários que fiz sobre as minhas navegações na web.
Nesse final de semana, encontrei um texto que me deixou surpresa, do ex-frei Leonardo Boff, com o título: "Para salvar a vida: as mulheres no poder". Reproduzo alguns trechos abaixo com algumas anotações minhas em vermelho. Diz ele:

"Há uma feliz singularidade na atual disputa presidencial no Brasil: a presença de duas mulheres, Marina Silva e Dilma Rousseff. Elas são diferentes, cada qual com seu estilo próprio, mas ambas com indiscutível densidade ética (... A Dilma com densidade ética??. explique...) e com uma compreensão da política como virtude a serviço do bem comum e não como técnica de conquista e uso do poder (... Uma guerrilheira??? Não sabemos nada sobre a Dilma além disso...), geralmente, em benefício da própria vaidade ou de interesses elitistas que ainda predominam na democracia que herdamos (??)."

"Elas emergem num momento especial da história do país, (também concordo... o momento em que todos os éticos e honestos desse país sonhavam com a saída do atual governo...) da humanidade e do planeta Terra. Se pensarmos radicalmente e chegarmos à conclusão como chegaram notáveis cosmólogos e biólogos de que o sujeito principal das ações não somos nós mesmos, num antropocentrismo superficial, mas é a própria Terra, entendida como superorganismo vivo, carregado de propósito, Gaia e Grande Mãe, então diríamos que é a própria Terra que através destas duas mulheres nos está falando, conclamando e advertindo. Elas são a própria Terra que clama a Terra que sente e que busca um novo equilíbrio. "

O cara pirou ou eu emburreci. Pelo amor de Deus não misture "alhos com bugalhos". Eu sei que Boff defende Gaia, tem obras a respeito, mas nesse momento deixe a nossa grande mãe Terra fora disso. Ela não está chamando ninguém de partido corrupto, principalmente mulher. A própria Marina Silva saiu do PT e do Ministério porque não estava conseguindo grandes coisas contra os desmatamentos na Amazônia. Ela sempre foi do PT e conviveu com a corrupção e não delatou, foi conivente. Ainda não é a hora do PV, eu até que gosto desse partido. Quem quiser ler o artigo completo leia em: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=50408

As CEBs são comunidades, organizadas em áreas pobres, com o apoio da chamada ala progressista da Igreja Católica, tiveram sua história misturada com a do PT desde que o partido se formou, há três décadas. Em todas as campanhas eleitorais eles votam PT. (Nos anos 80 eu até frequentei uma CEB com as Irmãs Palotinas onde trabalhei. DETESTEI. Os membros pertencentes a essa comunidade falavam dos burgueses com ÓDIO. Senti uma energia péssima no local e deixei de ir). Quando leio nos jornais que o PT, MST e CEBs criam ódio entre os opostos, acreditem é verdade. Eu senti isso.

Um segundo texto escrito por Boff na 2ª feira (30/08/2010) "Consolidar a ruptura histórica operada pelo PT" , é um artigo sem volta. O que me intriga, é que durante todo o período dos escândalos, mensalões, roubos comprovados, onde NADA teve punição judicial, eu não li, não ouvi nenhum teólogo, sacerdote, CEBs, comunidades cristãs, pastores evangélicos irem contra a atual situação. Só a CNBB se pronunciou através de um bispo da grande São Paulo devido ao posicionamento de Dilma em favor do aborto, o que claro ela mudou de opinião e a Igreja Católica deixou por isso mesmo. Eu não sou teóloga e nem entendo tão profundamente de política, economia, religião, etc. mas lembro dos 10 mandamentos. Cito o o 8ª Não furtarás; 9ª Não dirás falso testemunho contra o teu próximo e 10ª Não cobiçaras a casa do teu próximo... Quem sabe essa punição só será feita nas esferas celestes, não é não? Aqui todos os cléricos, seitas e correntes religiosas, espiritualistas falharam. Todos os que se apropriaram de dinheiro público, mentiram foram perdoados pela Igreja e Seitas Religiosas (Salve Lulalá!!). A ética, a moral e a Justiça foi para o brejo.

Ainda no texto acima, Boff diz: "Urge derrotar aquelas forças reacionárias que se escondem atrás do candidato da oposição ( todos que estão com José Serra são forças reacionárias? Estou sentindo um pouco de fanatismo ideólogico nesse ex-frei. Será que ele leu São Tomas de Aquino? "Virtus in Medium Est" - A Virtude está no meio*. ) e ele continua dizendo ... não julgo a pessoa, coisa de Deus, mas o que representa como ator social. Celso Furtado, nosso melhor pensador em economia, morreu deixando uma advertência, título de seu livro "A construção interrompida" (1993): "Trata-se de saber se temos um futuro como nação que conta no devir humano. Ou se prevalecerão as forças que se empenham em interromper o nosso processo histórico de formação de um Estado-Nação" (p.35). Estas não podem prevalecer. Temos condições de completar a construção do Brasil, derrotando-as com Lula e as forças que realizarão o sonho de Celso Furtado e o nosso. (... "o nosso" quer dizer, o sonho das CEBs? ...você está nos dizendo que irão construir o Brasil com Lula e seu governo? o mesmo governo que nunca sabe de nada? que tudo é mentira? o mesmo governo do mensalão que ainda não foi punido? que incharam novamente a máquina governamental para seus apadrinhados, com aqueles que são amigos de Hugo Chaves, das FARC e do Ahmadinejad? ou podemos novamente fazer a mesma pergunta de Celso Furtado da pg. 35 citada acima para vocês das CEBs? ou vocês não estão ligando para a linha socialista sendo implantada cada vez mais no Brasil?... Sugiro ler o artigo Ideologia emburrece da profa. Maria Sylvia de Carvalho Franco. Paula Montero diz: "... que o mundo talvez precise daquilo que o Papa significa. Sua ênfase na cultura mostra que a Igreja tem consciência que, neste terreno, se jogam grande parte dos conflitos do nosso tempo. Sua defesa das tradições locais coloca a Igreja em consonância com as reivindicações étnicas do nosso tempo, no momento em que as culturas estão relativamente disponíveis para os mais diferentes reordenamentos de identidade. E, finalmente, o seu apelo ao senso ético é suficientemente universal para sensibilizar aos que se preocupam com a crise da razão que separa o conhecimento da ordem moral e do entendimento a respeito do devir humano." (Artigo completo)

Quem está pensando que o pobre deixará de ser pobre com esse governo, está enganado, o ribeirinho, agricultor, pescador sempre terá que ser dependente para que a Grande Mãe guerrilheira se faça presente com as orientações maternais e a ajuda paternal do PAPAI LULA LÁ é a perpetuação do "coronelismo" agora de esquerda. No NE o maior consumidor local continuará sendo o aposentado e os que recebem a Bolsa Família, e o restante ??? , terão oportunidade de novos empregos?, haverá estratégias de desenvolvimento nesses locais?, após as gastanças dos cofres públicos sobrará dinheiro para os pobres?, E como estarão os ricos de cada região do país??, e os banqueiros??? ...e os políticos??? cada vez mais ricos? e os afilhados do governo petista continuarão empregados em Brasília se alimentando do dinheiro público e doutrinando a cabeça de jovens militantes analfabetos que não conseguem ver a um palmo na frente do nariz, mas estarão felizes porque arrumaram um emprego público, aumentaram um pouquinho o salário, o papai lulálá abaixou os impostos para a compra do carrinho do filhinho, e assim caminharemos em um novo mundo de ilusões regados com a autorização de 80% da população e Instituições para um governo a " la cubana". Com tanta mamata esse governo não sairá mais do poder. Observem a fala de Lula no vídeo abaixo.

Para reflexão


Foro de São Paulo em 2008

Conclusão: Como as coisas estão caminhando sinto que não terei a oportunidade de ver o meu povo com uma Educação que os tornem críticos, éticos, justos e tenham a liberdade, autonomia de discernir se querem continuar no campo ou vir para as cidades. Esse partido jamais irá querer um cidadão pensante fora da doutrina petista ou da Teologia da Libertação, assim como não quiseram os coronéis do sertão. Quem quiser leia o artigo que coloquei na MiniWeb do jornalista José Roberto Guzzo "Sem perdão", só para entendermos como o PT desconstrói uma imagem.
Eu tenho orgulho de fazer parte dos 20%. Descobri que os petistas chamam os que são contra os métodos mentirosos, de bandidagem e roubalheira deles como Reacionários de direita.
Eu nunca fui de direita na vida, agora segundo eles e a Igreja progressista eu sou. E sou elite também! Olha que chique!! Pensando bem !!!!... 1- Eu sou filha de imigrantes húngaros, romenos e portugueses, todos vieram para o Brasil fugindo do Comunismo. 2- Do lado materno (portugueses) eram agricultores e minha avó era analfabeta. 3- Aqui no Brasil todos trabalharam muito como operários das tecelagens do Brás. 4- Todos conseguiram educar os filhos sem ajuda e esmola de nenhum órgão público. 5- Todos os filhos conseguiram comprar suas casas as custas de seus respectivos trabalhos. 5- Eu consegui comprar o meu primeiro fusquinha na ditadura militar, nos anos 70. A economia era boa naquela época. Uai!!! Será que a vida melhora SÓ NAS DITADURAS?????

* São Tomás de Aquino, século XIII, "A Virtude está no Meio", ele pretendeu sintetizar a liturgia da Ascensão de Cristo e seus reflexos em nossas vidas: de nada adianta ficar olhando para o céu se não nos preocupamos em viver as virtudes da fé e da caridade já, aqui na terra; tanto um extremo quanto o outro fazem de nós pessoas alienadas, que ou vivem mergulhadas no mundo como vermes que rastejam sobre a terra, buscando unicamente os bens terrenos, ou como seres aéreos, com a cabeça "fora do ar", que não se preocupam com o presente. Portanto, a expressão até hoje continua valendo. Os extremos são maus, não importa o assunto que esteja sendo tratado. Todo o exagero é pernicioso.

Voltar | Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS