| 
             ED. 
            INFANTIL  ENSINO 
            FUNDAMENTAL: 1ª a 4ª SÉRIES  ENSINO 
            FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE ENSINO 
            MÉDIO 
            "Um país se faz com homens e livros". Monteiro 
            Lobato 
            O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do 
            escritor e ao dia do livro reside, sem dúvida, na importância das 
            informações e no prazer que a leitura proporciona a todos. 
            Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro 
            não existe sem o escritor.  O Dia Nacional do Livro é comemorado 
            em 29 de outubro. Essa data foi escolhida para a comemoração, 
            considerando-se a data da fundação da Biblioteca Nacional 
            (29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a 
            popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à 
            leitura. Além das datas já citadas, é fundamental lembrar que o 
            dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro 
            Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um 
            dos precursores da obra literária infantil no Brasil. 
            Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em 
            questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o 
            motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a 
            importância de se lembrar fatos marcantes da história do País. As 
            sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por 
            níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para 
            qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte 
            delas.
 
  
            
            - Promova momentos bastante estimulantes de contato com os 
            livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e 
            almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e 
            confortáveis.  Solicite aos alunos que, no dia determinado, 
            tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada 
            nesta atividade. O professor 
            poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as 
            crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao 
            professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais 
            como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. 
            Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do 
            título, da ilustração da capa, etc. Uma variante possível é 
            deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou 
            contem uma história de um livro lido pela família. É importante que 
            os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não 
            dominem a leitura. Outra possibilidade é o trabalho com livros 
            que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas 
            próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou 
            ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro 
            colega e vice-versa. Aproveite o 
            programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de 
            Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o 
            cenário onde as histórias se desenvolvem.  Se for possível 
            providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, 
            passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. 
            Solicite que observem as semelhanças e diferenças.  Solicite que 
            verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro 
            Lobato e tragam para a escola. Procure levar o maior número 
            possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de 
            explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a 
            literatura. Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem 
            preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos 
            colegas de outras turmas. Após o resultado final, determine o dia 
            do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se 
            caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por 
            Monteiro Lobato. Não esqueça de fotografar e filmar as crianças 
            para discutir com elas as várias formas encontradas para a 
            caracterização. Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato. 
            - Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de 
            que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e 
            ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também 
            seja visitada.  Esta atividade poderá ser precedida da elaboração 
            de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma 
            história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada 
            na biblioteca. Também, após a visita, os alunos poderão enviar 
            aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com 
            sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que 
            julgaram interessantes.
  - Existem 
            personagens bastante marcantes, por apresentarem características que 
            chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França 
            produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os 
            Pingos - são a diversão da criançada.  Proponha o acesso ao link 
            UOL, onde seus alunos poderão conhecer os 
            autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias. Na 
            seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com 
            desses personagens. É importante que o professor verifique 
            antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras 
            bibliotecas. Após ler as histórias, proponha aos alunos a 
            confecção dos Pingos com massa de modelar ou 
            balões.
 
  
            
            
              
              
                 | 
                  |  
              
                | 
                   Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série 
                    | 
                  |    
            - Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte 
            que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se 
            há alguma programação especial (comumente organizadas por estas 
            instituições) para que a turma possa participar.  Realize uma 
            visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se 
            possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a 
            fim de que possam realizar empréstimos posteriores. Nas 
            livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de 
            alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente 
            voltarem com os pais para a aquisição. A visita a livrarias e 
            bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se 
            desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais. 
            - Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns 
            livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. 
            Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, 
            observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os 
            autores, etc.
  
             Enchanted Forest Estórias e descrição 
            dos personagens.
  Dominhoca Livro virtual infantil com 
            possibilidade de comunicação (e-mail) com o autor.
  UOL Para conhecer a escritora Tatiana 
            Belinky, suas obras e algumas histórias (com animação).
  Ruth 
            Rocha Para conhecer a escritora Ruth Rocha, suas obras e 
            algumas histórias (com animação).
  UOL História cujo final foi escolhido 
            entre vários enviados por crianças.
  Ipanema Literatura infantil com texto de 
            Marisa Prado e ilustrações de Ziraldo. É possível enviar comentário 
            sobre a obra para autora e ilustrador.
  Virtual 
            books O Rato Rogério - Não é preciso baixar o arquivo, 
            basta que no final da página se escolha o botão Ler o livro, além 
            disso, é possível conhecer um pouco do autor e da ilustradora e se 
            corresponder com eles. 
            - O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma 
            história são fundamentais para a posterior criação de novas 
            histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos 
            personagens é parte do processo de criação. Proponha aos alunos 
            que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam 
            um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros, 
            etc.) e determinem as características comuns a cada um desses 
            personagens. A seguir, oriente-os para que escolham um desses 
            personagens e criem novas características para ele. O personagem 
            deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com 
            material de sucata. Para encerrar, os alunos deverão criar uma 
            história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as 
            situações descritas, observando as expressões faciais dos 
            personagens. Essas histórias deverão compor um livro coletivo da 
            turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e 
            amigos. Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que 
            os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos 
            visitantes. Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com 
            que os alunos percebam que todos podem ser escritores. 
            - Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros, 
            com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura, 
            recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.).  Os 
            alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para 
            presentear colegas de outras turmas. No endereço abaixo, poderão 
            ser encontradas algumas sugestões para a realização desta 
            atividade.
 
 
  
            
            
              
              
                 | 
                  |  
              
                | 
                   Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série 
                    | 
                  |    
            - Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar 
            condições para que os alunos aprendam a cuidar dos livros, a 
            organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado. Não basta 
            apenas oferecer bibliotecas com um acervo variado, se os alunos não 
            se encontram preparados para utilizá-lo. Solicite à turma que 
            acesse o endereço sugerido abaixo e leia as dicas de como cuidar 
            adequadamente dos livros: TO 
            Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como 
            preservar o acervo da biblioteca. Esses cartazes deverão ser 
            colocados na própria biblioteca e distribuídos por outros ambientes 
            da escola. 
            - Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a 
            fotografia, e dados sobre a vida e as obras de escritores 
            brasileiros.  Para isso, cada aluno poderá escolher um escritor, 
            realizar a pesquisa e registrar os dados solicitados. Os 
            trabalhos poderão ser organizados em forma de uma linha do tempo, de 
            acordo com a data de nascimento do escritor. Se possível, realize 
            a exposição dos trabalhos em um local próximo à biblioteca, ou 
            ainda, deixe-os expostos nesse ambiente. Abaixo, algumas 
            sugestões de sites com biografias de escritores 
            brasileiros: Agir editora Catálogo de obras e biografias 
            de autores como Ariano Suassuna, Lygia Bojunga, etc.
  Carlos 
            Drummond
  Moderna Biografias de alguns escritores e 
            suas obras
  Leia Brasil 
            ONG que promove o estímulo à formação de leitores. Possui 
            uma grande lista de autores e suas biografias, bem como algumas 
            entrevistas. 
            - Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos, 
            outros anônimos. Procure valorizar os escritores da comunidade e 
            convide-os para divulgarem suas obras e para uma entrevista. 
            
  Prepare o grupo para a realização da entrevista, lembrando-o 
            de que é importante que busquem saber como iniciou a produção do 
            escritor, qual o gênero preferido, qual o tempo necessário para cada 
            tipo de produção, etc. 
            - Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões 
            de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, 
            gêneros variados, bem como biografias de escritores. Esse jornal 
            poderá ser realizado semanalmente por grupos diferentes da turma e 
            divulgado entre os alunos da escola, na biblioteca e ainda para 
            pessoas da comunidade  
            - Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias. 
            Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário 
            e os personagens correspondentes à história selecionada. Os 
            personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de 
            sucata. Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para 
            contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries 
            iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, leve todos os alunos 
            para um espaço amplo da escola e organize pequenos grupos de 
            crianças, para que possam ouvir os contadores de 
            história.
  
            
            Proponha aos 
            alunos a leitura do texto "O futuro do livro na era digital", 
            acessando o endereço: Terra Após a leitura, promova um debate 
            sobre o assunto, solicitando aos alunos que se  posicionem em 
            relação aos aspectos positivos e negativos do advento dos 
            e-books. 
            - Muitos são os prêmios entregues aos escritores brasileiros, 
            entre os mais conhecidos, encontra-se o Prêmio Jabuti. Esse 
            prêmio, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, foi 
            criado em 1958 e é considerado o prêmio literário brasileiro mais 
            importante da atualidade.  Neste ano, os finalistas do prêmio 
            concorrem em 16 categorias como romance, literatura infantil e 
            juvenil, "Livro do Ano", nas áreas de Ficção e Não-Ficção, produção 
            gráfica, capa, tradução e ilustração, entre outras.  Para que os 
            alunos conheçam mais sobre esse prêmio, os concorrentes e os 
            vencedores, solicite que acessem Cbl e selecionem a seção Prêmios e 
            Concursos. Verifique com a turma se algum dos alunos leu alguma 
            das obras premiadas, caso isso tenha acontecido solicite que 
            comente.  Proponha à turma que selecione algumas dessas obras 
            para a leitura e a realização de uma crítica literária que será 
            relatada ao grupo. 
            - Proponha aos alunos o desafio de selecionar uma obra de um 
            escritor brasileiro, realizar a leitura e resumí-la. Na seqüência, 
            introduzir novos personagens na trama, de modo a criar versões 
            pessoais para histórias clássicas. Organize momentos em que a 
            turma possa ouvir a nova versão criada por cada aluno. É importante 
            que o aluno crie uma forma diferente de relatá-la ao grupo.  Se 
            possível, filme as apresentações e discuta com o grupo os pontos 
            positivos, bem como aqueles em que precisam avançar, em 
            apresentações posteriores. 
            - Organize com os alunos uma campanha de arrecadação de 
            livros para doação a instituições carentes. Essa campanha deverá ser 
            planejada pelos alunos, que deverão pensar em formas de divulgação 
            na própria escola e na comunidade, formas de coleta e armazenamento 
            do material, bem como na entrega da doação. Após selecionarem as 
            instituições que receberão o material doado, os alunos poderão 
            planejar atividades diferenciadas para a utilização desse 
            material. 
            - Ações de voluntariado podem ser desenvolvidas com os 
            alunos, que poderão tornar-se contadores de histórias em creches, 
            orfanatos e até asilos.  Proponha aos alunos a seleção de alguns 
            livros adequados a faixas etárias distintas, e a criação de formas 
            de apresentá-los (leitura dramatizada, teatro, uso de fantoches, 
            etc.). Solicite que o próprio grupo escolha algumas instituições 
            e planeje como será a apresentação, bem como com que freqüência 
            essas visitas acontecerão. O resultado desse tipo de atividade 
            será extremamente gratificante para todos os envolvidos. 
            - Proponha aos alunos a comunicação virtual entre eles, 
            enviando cartões com indicações de leituras, escritores e sites 
            sobre o assunto. É possível encontrar cartões específicos do dia 
            do livro. 
              
            Texto para reflexão: Kplus 
            Olhai os livros na estante Gabriel 
            Perissé 
            No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do 
            Livro. E de tanto contemplar os livros do meu pequeno escritório, 
            senti a irresistível vontade de fazer um 
            sermão:
  Brasileiras e brasileiros... olhai os livros por 
            um instante! Celebremos o dia do livro nacional! Pensemos com 
            carinho nesse objeto subjetivo, nessa fonte da eterna inquietude, 
            nesse micro-universo feito de papel e letras. Olhai os livros de 
            banda, mais caros do que muitas vezes o nosso bolso pode agüentar. 
            Olhai os milhões de leitores esperando o milagre da multiplicação 
            das livrarias. Olhai as editoras (mal) tratando o livro como bem 
            comercial, o que nem sempre faz bem à literatura nacional. Olhai 
            os poucos livros que dizem tanto e os muitos que nada acrescentam 
            (mas que mesmo assim são livros, e merecem um olhar de amor, de 
            compaixão). Olhai os livros, portanto, sabendo que nas listas dos 
            mais vendidos é possível encontrar "livros" com fotos de leões 
            cansados, patos perplexos, porquinhos simpáticos, livros coisa 
            nenhuma - enquanto outros, nas prateleiras baixas das estantes 
            escondidas, guardam segredos que nos tornariam mais 
            humanos. Olhai os livros nos sebos, contai os livros nos dedos, 
            amai os livros inteiros, amontoai os livros no quarto, na sala, no 
            vosso banheiro! Olhai os livros e vede: não falam, nem ouvem, e 
            no entanto fazem o leitor mais eloqüente e mais atento ao mundo que 
            o cerca. (E ao mundo que abriga em seu peito.) Olhai os livros e 
            vede: não cantam, não voam, e no entanto fazem o leitor espantar os 
            males, sobrevoar terras e mares. Olhai os livros e escolhei os 
            que intensificam a vossa personalidade. Olhai os livros e comprai 
            os que podem trazer poesia para a prosa do vosso dia-a-dia. Olhai 
            os livros num canto, à espera de serem "ligados" pela nossa 
            inteligência e imaginação. Olhai os livros enquanto há tempo, 
            pois chegará um tempo em que poderão se esgotar. Olhai os livros 
            mal traduzidos, mal revisados, mal distribuídos, mal 
            prefaciados. Olhai os livros abandonados e esquecidos, os livros 
            menosprezados, empilhados no escuro, por cupins corroídos. Olhai 
            os livros em paz, mesmo que estejamos em guerra. Olhai os livros 
            apocalípticos, os poéticos, os livros que nos alegram ou deprimem, 
            os livros que nos livram de todo mal. Olhai os livros na estante, 
            esse artigo de primeiríssima 
            necessidade!
 
  Saiba 
            mais:
  Escaleno Na seção 2, Poesias animadas e 
            na seção 8, Livros Infantis (histórias e ilustrações) 
            Canal kids Alguns livros infantis, suas 
            histórias e ilustrações
  Canal kids Alguns personagens marcantes da 
            literatura infantil (O Menino Maluquinho, Pequeno 
            Príncipe,etc.)
  Caracol.imaginário Contos e 
            fábulas
  Doce de letra
  Academia
  Escola de 
            escritores Campanha plante um livro
  Companhia das letras
  Kplus Entrevista com Ziraldo
  Atual 
            editora Livros didáticos e literários
  Vila Seção 
            Projetos - Selecionar o Projeto Críticas Literárias 2000, que mostra 
            o trabalho de resenhas,  críticas de alunos de 5ª 
            série. 
            Capitu Dedicado aos interessados em 
            literatura brasileira, este site reúne notícias, trechos de livros, 
             artigos e grupos de discussão sobre o assunto
  Secrel Poesias
  Moderna  |