A Crise de 1929
 

A Crise de 1929 e a Grande Depressão

Esta foi uma crise econômica que atingiu os EUA, estendendo-se em seguida a todo o mundo capitalista. Pôs fim aos felizes anos 20 (rolling twenties), época de bonança econômica e culto ao dinheiro nos EUA e nos países da Europa.

A crise teve início em 1929, e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada a pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de recessão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.

Além das graves consequências econômicas à crise financeira junta-se a crise de superprodução: apesar da descida dos preços, grande parte do mercado agrícola e industrial não tem compradores. Milhares de empresas têm de fechar, o desemprego aumenta brutalmente, provocando uma redução do poder de compra e uma redução da procura.


Desempregados fazem fila para tomar a sopa gratuita em Chicago (EUA), durante a crise econômica da década de 1930.

A rápida propagação da crise à Europa deveu-se, sobretudo à retirada de capitais, uma vez que desde a I Guerra, os bancos americanos faziam importantes investimentos na Europa e, além disso concediam importantes empréstimos. Com a eclosão da crise, os americanos procuram fazer regressar os seus capitais provocando uma grande perturbação na Europa. Muitos bancos, sobretudo na Áustria, Alemanha e na Inglaterra, faliram ou conheceram sérias dificuldades, o mesmo aconteceu com as empresas que necessitavam de empréstimos bancários para sobreviverem.

Praticamente todos os países, da América do Norte, à Europa e ao Japão, da África à América Latina, acabaram por ser afetados de uma forma ou de outra pela crise. O desemprego atingiu em todo o mundo limites quase incalculáveis.

Esta crise não deixou nenhuma classe social de parte, atingiu-as a todas de forma muito violenta.

As classes médias viram-se afetadas pela multiplicação das falências no comércio, no artesanato e na indústria. A própria burguesia foi afetada por numerosas bancarrotas.

Os camponeses ficaram arruinados e os operários no desemprego.


Família desempregada, vivendo em condições miseráveis, em Elm Grove, Califórnia, Estados Unidos.

Assista abaixo, a um filme muito interessante dividido em duas partes. Em primeiro, um da Enciclopédia Britânica apresentando cenas originais da crise de 29, a seguir um vídeo com imagens sobre a Grande Depressão da fotógrafa Dorothea Lange Collection (Biblioteca do Congresso).

< AutoStart=false>

Voltar - 1 - 2 - 3 - Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS