Roma
 

A alimentação

Alimento de homens e de deuses, assim era conhecido o milho entre os Maias, Incas e Astecas, as civilizações pré-colombianas. Nascido nas Américas, onde reinou quase que totalmente como principal ingrediente alimentar (exceto no Brasil, onde a primazia era da Mandioca), o milho ganhou o mundo após a chegada de Cristóvão Colombo. Encontrou resistências em algumas nações do Velho Mundo, mas ganhou espaço por sua versatilidade, resistência e sabor. De cidadão das américas para cidadão do mundo, essa é a história que contamos através desse artigo.

A Crise do Século III

O período compreendido entre os séculos III e V caracterizou-se pela crise e decadência do Império Romano. Apesar das mudanças político-administrativas, a corrosão do sistema escravista foi responsável pela desorganização econômica e consequentemente pela desordem social.

A decadência romana

Ao atingir o ponto máximo de sua expansão territorial, o Império Romano também alcançou o ponto culminante de suas contradições, que iriam acionar o processo de decadência. Por mais poderoso que fosse, o Estado não teve condições de manter a unidade política e administrativa de um imenso território, habitado por uma quantidade enorme de povos, divididos em diversas classes sociais.

A Igreja de Roma e o Movimento "Herético" dos Cátaros

Durante a imersão da Europa, pelo colápso cultural da Civilização Greco-Romana, na estagnação intelecutal e sedimentação do poder feudal na Idade Média, apesar dos rígidos padrões de controle do pensamento e da reflexão pela estrutura eclesiástica, surgiram vozes que se levantavam contra o abuso e a arrogância do poder da Religião de Roma, vestígio do intento de Constantino de transformá-la no braço espiritual do Império.

 

A queda do Império Romano

A queda do Império Romano não foi uma única derrota dramática ou mesmo uma seqüência de derrotas dos exércitos imperiais seguidas de uma colonização sistemática pelos vencedores bárbaros. Essas invasões não foram ataques permanentes e destrutivos, e muito menos campanhas organizadas. Fora antes uma 'corrida do ouro' de imigrantes de países subdesenvolvidos do Norte para as ricas terras do Mediterrâneo.

A história de Roma

Principais períodos da história de Roma. Situada na planície do Lácio, às margens do rio Tibre e próxima ao litoral (mar Tirreno), a cidade de Roma originou-se a partir da fusão de dois povos: os latinos e os sabinos. Inicialmente uma aldeia pequena e pobre, numa data difícil de precisar Roma foi conquistada pelos seus vizinhos do norte, os etruscos, que dela fizeram uma verdadeira cidade.

Águas de Roma

História cartográfica de 2800 anos sobre a infraestrutura hidráulica e de urbanismo em Roma (fontes, rios, aquedutos, pontes...) Aprenda sobre a estrutura, metodologia e pedagogia do projeto. Em Inglês

Bizancio

Al convertir CONSTANTINO EL GRANDE la antigua colonia griega de Bizancio en capital del imperio oriental (año330), razón por la que toma el nombre de Constantinopla, no hace sino culminar un proceso que aseguraba la pervivencia del Imperio de Oriente a la caída del sector occidental y de su capital Roma.

Bizancio

Descubre un mundo incomparable. Autores de los textos: Rolando Castillo, Argentina, Eva Latorre Broto, España, Guillem de Encausse, Argentina, Francisco Aguado, España, Roberto Zapata Rodriguez, España, Hilario Gómez Saafigueroa, España, Procopio, España, Leonardo Fuentes, Argentina, Manuel Vega, México, Alberto Pereira Vidal, España, Santiago de Luxán Hernández, España, Joao Dias, Brasil, José Marín Riveros, Chile, Satrapa1, España, Ersoy Balci, Turquía, Toni Nereo, España, David Sanchez, España, Luis Carrón, España, Juan Pablo Neve, Argentina, José Basso Paredes, Argentina, Rafael Parra Muñoz, México, Lluis Valls, España, Nora Ricalde, México.

Bizancio y la expansión musulmana

Constantino XI era el último emperador romano de una línea ininterrumpida que se remontaba hasta Augusto, casi 15 siglos antes. Debido al progresivo debilitamiento de su imperio, sólo ejercía su poder en la propia ciudad, en unas pocas islas y en algunos enclaves del Peloponeso.

CIUDADES DE BIZANCIO: LAS CIUDADES DEL ÁFRICA ROMANO-BIZANTINA

Constantino XI era el último emperado

Dicionário Antigo grego e romano

Le Dictionnaire des Antiquités Grecques et Romaines de Daremberg et Saglio. Consultation de l'ensemble du corpus. Universite de Toulose. ( Francês )

>> 1-2-3-4->>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS