Revolução Francesa
 

A Revolução Francesa

Quando se estuda a Revolução Francesa, é impossível não ficar impressionado com a flagrante contradição entre suas trilogia mágica - Liberdade, Igualdade, Fraternidade - em nome da qual se fez a Revolução, e os fatos que dela resultaram.

A Revolução Francesa e a Igreja

É comum afirmar que a Igreja Católica, imbuída de uma mentalidade obscurantista e autoritária, opôs-se aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade pregados pela Revolução Francesa. Entretanto, um estudo mais aprofundado dos acontecimentos ocorridos na França durante esse conturbado período mostra que a realidade é bem mais complexa do que parece.

A Era Napoleônica e o Congresso de Viena

Império Napoleônico (política externa e interna), bloqueio continental, golpe de 18 de Brumário, governo dos 100 dias, santa aliança, consulado, batalha de Waterloo, batalha das nações e resumo dos feitos de Napoleão.

History Channel

O Internauta digita o tema e clica em search. O conteúdo do retorno é competente. Em This Day in History, você fica sabendo dos fatos históricos do Dia. É um poço de referência. Traz discursos, jogos de palavras e orientações para estudos. (Em Inglês)

Iluministras Franceses

As idéias dos pensadores iluministas ingleses encontraram grande aceitação na França do século XVIII, onde atingiram seu auge. Investigando problemas políticos, religiosos e culturais, os franceses procuraram idealizar uma sociedade na qual houvesse liberdade e justiça social.

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS