Renascimento
 

A Farmácia e a Terapêutica no Renascimento

A queda de Constantinopla em 1453, às mãos dos turcos otomanos, levou à emigração para Itália de grande número de bizantinos, continuadores da cultura de língua grega e portadores de manuscritos de ciência, de medicina e de outras áreas do saber. Foi essa chegada que marcou o início do Renascimento, provocando uma enorme renovação do interesse pela cultura clássica, num movimento crescente que foi das letras e das artes à ciência e à tecnologia, potenciado pela introdução dos caracteres móveis na imprensa por Gutemberg (1454).

CARLOS I

El 24 de febrero de 1500 nacía en Gante Carlos I de España y V de Alemania. Sus padres eran Felipe de Habsburgo, conocido como El Hermoso, archiduque de Austria, duque de Borgoña, de Luxemburgo, de Brabante, de Güeldres y Limburgo y conde de Tirol, Artois y Flandes, y doña Juana de Castilla, heredera de la corona castellana y de la aragonesa. Sus abuelos maternos eran nada menos que los Reyes Católicos y los paternos el Emperador Maximiliano I y doña María de Borgoña. Como heredero de todos ellos al ser el primogénito, Carlos obtendrá uno de los mayores imperios del Renacimiento, siendo uno de los primeros impulsores de la idea de unificación en Europa, tomando la religión católica como el instrumento unificador.

CIDADES UTÓPICAS DO RENASCIMENTO

Thomas Morus, em 1516, criou a idéia de utopia ao descrever uma ilha imaginária com uma sociedade perfeita em todos os sentidos. O surgimento desse gênero literário, tão próximo da história, da filosofia e da política, está ligado ao processo burguês de racionalização da vida. O Renascimento sintetizou um grande experimento de racionalização da vida humana. Para construir a sua sorte e o destino da humanidade, os homens daquela época fixaram normas de conduta e quiseram regulamentar cada aspecto da vida prática.

 

Da Vinci Home Page

Site sobre Leonardo da Vinci: pinturas, projetos, desenhos, obras de arte, história do Renascimento (Renascença) e vida do artista.

Idade Moderna

Os principais acontecimentos que marcaram a Idade Moderna. Vidas Lusófonas

Iluminismo

A revolução intelectual que se efetivou na Europa, especialmente na França, no século XVIII, ficou conhecida como Iluminismo. Esse movimento representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista.

LES "LUMIERES"

Les philosophes aiment observer la nature (les animaux, les plantes, les montagne) mais surtout les hommes dans leur vie de tous les jours (comme le montre le peintre Chardin).

Les pages de Publius Historicus sur le XVIe siècle

Le XVIe siècle est pour l'Europe celui de la Renaissance et des Grandes Découvertes, de l'Humanisme et des débuts de la Science moderne. Pourtant, c'est assurément l'apparition de la Réforme et la crise religieuse qui s'ensuivra, qui aura le plus marqué les esprits des Européens de cette époque. ( Em francês e inglês).

Mapas na Idade Média e no Renascimento: Os mapas são representações de lugares reais, porém, na Antigüidade, na Idade Média e no Renascimento encontramos muitos lugares imaginários cartografados. Vejam os mapas:
Mapas da Idade Média Antiga (400 a 1300)
Mapas da Idade Média Tardia (1300 a 1500)
Mapas do Renascimento (1500 a 1800)

Medieval, Renaissance (and Traditional) Music

We hereby present a collection of Renaissance and Traditional Music in MIDI files. We here must thank: Lory Werths, Dr.J.Curtis Clark and David Miles.

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS