Idade Moderna
 

Blaise Pascal: o Homem e a Ciência

Blaise Pascal: o Homem e a Ciência - Rogério Lacaz-Ruiz Professor de Metodologia Científica FZEA/USP Heloise Patrícia Quintino Acadêmica de Zootecnia FZEA/USP , Cíntia Kogeyama Acadêmica de Zootecnia FZEA/USP. Pascal, como veremos neste estudo, soube separar a ciência em si, do ser humano, e não aceitou o matematicismo de Descartes, como reducionismo em relação à realidade humana. O coração tem razões que a própria razão desconhece e por isso a ciência e a técnica sempre ficarão aquém; é dificil dar uma resposta definitiva quando o assunto é o homem.

Francis Bacon

A obra de Bacon representa tentativa de realizar o vasto plano de "Instauratio magna" ("Grande restauração"). De acordo com o prefácio do "Novum organum" ("Novo método"), publicado em 1620, a "Grande restauração" deveria desenvolver-se através de seis partes.

História de Portugal

Este site destina-se essencialmente a estudantes do 2º ciclo, mas todos são bem-vindos! Jogos, Histórias, Sala de Estudo, Links - Unidades dos programas de História e Geografia de Portugal - 2º ciclo

Idade moderna

Regressar à Tábua Cronológica] IDADE MODERNA 1453: Zurara: Crónica dos Feitos da Guiné. l Fim da Guerra dos Cem Anos: independência da Borgonha, que perde Paris e a Normandia para os franceses; a Inglaterra fica apenas com a cidade de Calais.

As elites culturais e políticas de Portugal.
Séc XVIII - XIX - XX

Sobre a linha do desenvolvimento do empirismo, Locke representa um progresso em confronto com os precedentes: no sentido de que a sua gnosiologia fenomenista-empirista não é dogmaticamente acompanhada de uma metafísica mais ou menos materialista.

Artesão do pensamento político liberal, Locke nasceu numa aldeia inglesa, filho de um pequeno proprietário de terras. Estudou na escola de Westminster e em Oxford, que seria seu lar por mais de 30 anos. Os estudos tradicionais da universidade não o satisfaziam, mas aplicou-se.

Luzes e Revolução na Colônia

Considerações acerca da coexistência de aspectos sombrios e iluminados no Setecentos europeu, algumas outras mais especificas sobre as formas de concretização dessa dualidade no âmbito das sociedades coloniais e das suas metrópoles.

MICHAEL FARADAY(1791-1867)

Michael Faraday, the discoverer of electro-magnetic induction, electro-magnetic rotations, the magneto-optical effect, diamagnetism, field theory and much else besides, was born in Newington Butts.

O Conhecimento em Si Mesmo é Poder

Esse pequeno aforismo aparece em Meditationes Sacrae (1597), um enigmático trabalho de Francis Bacon (1561-1626), advogado, político, ensaísta, e co-inventor do método científico. A frase parece óbvia, especialmente em nossa era de informação. Porém, corremos o risco de entender mal o que Bacon está querendo dizer com "poder", que não é "vantagem pessoal ou política", mas "controle da natureza".

>> 1-2- >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS