Imperialismo
 

Resumo sobre O Império Brasileiro

AS CAMÉLIAS DO LEBLON E A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Um quilombo no que é hoje a Zona Sul do Rio, uma princesa (Isabel) que acolhia escravos fugidos no seu palácio e uma flor que servia de símbolo de um movimento subversivo: historiador junta as peças do quebra cabeça e reconstitui episódio esquecido do Império.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi, mais do que uma detalhada reconstituição histórica das lutas travadas em defesa da república, da liberdade e da unificação italiana, se constitui em um resgate inédito sobre a vida desta jovem muher, que viveu apenas 28 anos. ANITA A GUERREIRA DAS REPÚBLICAS, é uma contribuição ímpar a historiadores, intelectuais, políticos, pesquisadores, estudantes e a todos os interessados na vida desta guerreira, que segue a marcante e curta trajetória de vida movida pelo coração e pelos ideais libertários, por campos de batalha da América e da Europa.

A Revolução Nativista Pernambucana 1817

A Revolução Nativista Pernambucana 1817. Generalidades As lutas internas fratricidas ocorridas no Brasil tem o sabor de tragédias gregas, nas quais as partes em confronto estão com a razão e a verdade.

A História do Cangaço

Lampião, o cangaço e seu contexto histórico. O fenômeno do Cangaço ocorreu no Polígono das Secas, região do semi-árido nordestino conhecida como caatinga, uma área com cerca de 700.000 km de extensão.

Brasil 500 anos

A Construção do Território Nacional. O território brasileiro, sua vasta dimensão e suas riquezas minerais são sempre tratados como sinais da potencialidade da riqueza nacional, ainda em grande parte inexplorada. Esta conformação territorial que hoje conhecemos foi uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história.


Museu Histórico Nacional

Canudos

Busca resgatar a memória de Antonio Conselheiro através das várias atividades culturais com os camponeses, incluindo cantorias, poesias, celebrações populares.

Cidades históricas brasileiras

Neste site, você encontra textos e biografias que resgatam a memória das cidades históricas e seus personagens. Quando nasceu e quais as principais obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho? Como viviam os nobres e os pobres durante o Brasil colonial? Quais são as principais manifestações artísticas do barroco mineiro? Estas e muitas outras respostas você encontra em História, Arte e Cultura. Bem-vindo à história do nosso país.

Ciclo da Borracha

O Ciclo da borracha constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, proporcionando grande expansão da colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais.

Cultura de massas e representações femininas na paulicéia dos anos 20

São Paulo, na década de 20, passava por transformações de todas as naturezas: econômicas, sociais, administrativas e principalmente culturais. Seu semblante não era totalmente conhecido pois ainda se formava, apoiado, por um lado na influência do modelo civilizador e modernizador da Belle Époque européia - particularmente a francesa - e de outro numa sólida herança cultural, advinda das nossas raízes coloniais.

Declínio do Império Brasileiro

Incapacidade do império em acompanhar as transformações ocorridas no Brasil durante a 2.ª Metade do séc. XIX. Destaques: cafeicultura surtos industriais camadas médias urbanas igreja exército » A aristocracia tradicional abandona o imperador. 1872-75 = Questão Religiosa 1885-86 = Questão Militar.

Elites culturais e políticas em Portugal

Do período setecentista, de fermentação intelectual e de intensificação da procura e venda de livros no país, explicável pela disseminação da vontade de acesso à cultura letrada operada pela relativa prosperidade económica e ascensão de alguns estratos sociais por ela favorecidos.

Guerra do Contestado

Conflito que surgiu entre 1912 e 1916, em uma área povoada por sertanejos, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina. Eram pessoas muito pobres, oprimidas, que não possuíam terras e também padeciam com a escassez de alimentos. Subsistiam sob a opressão dos grandes fazendeiros e de duas empreendedoras americanas que operavam ali – a Brazil Railway, responsável pela implantação da via ferroviária que uniu o Rio Grande a São Paulo, e uma madeireira.

História da República do Brasil

Todos os presidentes do Brasil, desde a Proclamação da República até os dias atuais, mais os principais fatos políticos desse período.

>> 1-2-3- >>