Poluição da água e do ar

Amostra de uma WebQuest para a 5ª Série do Ensino Fundamental.

Introdução

               A água pode ser sólida, liquida e gasosa, na forma de vapor, 70% de um ser vivo é feito dela. É indispensável em toda as casas e na indústria. Foi o berço da origem da vida; é a substância que mais substâncias dissolve. Está nos rios, nos lagos, nos mares, nos pólos e até no ar. Ela  constitui um dos recursos vitais para todos os seres vivos, nos quais desempenha múltiplas funções de extrema importância. O homem pode suportar mais de uma semana sem comer, mas sem beber água sucumbirá ao fim de 4 a 5 dias.Cada ser humano bebe, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, o que quer dizer que o seu corpo é atravessado por cerca de uma tonelada de água por ano.

       Em média, a água representa entre 80% e 90% do peso dos seres  vivos, chegando mesmo a ultrapassar os 90%  em alguns animais marinhos, como é o caso de algumas medusas (95%). No homem, cerca  65% do seu peso consistem em água.

                Regra geral, o consumo de água per capita constitui um dos indicadores de riqueza e qualidade de vida das populações e aumenta no mesmo sentido que o desenvolvimento econômico e social. Por exemplo, enquanto nos países ricos o consumo ultrapassa os 200 litros/habitante/dia, nas áreas rurais dos países de Terceiro Mundo é, em média, inferior a 30 litros/ habitantes/dia. 

                O consumo de água cresce com a expansão industrial e urbana, o crescimento e aumento do nível  de vida da população e o desenvolvimento da agricultura.      

                 O ar é importante para os seres  vivos, principalmente para nós seres humanos. Utilizamos seu oxigênio na respiração, aproveitamos sua energia para diversos fins, utilizamos sua pressão e outras propriedades.O ar, tal como a água e o solo, é um recurso indispensável à vida na Terra. Através de ciclos naturais, os seus constituintes são consumidos e reciclados. A atmosfera tem assim uma certa capacidade depuradora que, em condições  naturais, garante a eliminação dos materiais nela descarregados pelos seres vivos.

                    O desequílibrio deste sistema natural "auto regulador" conduz à acumulacão na atmosfera de substâncias nocivas à vida, fazendo nascer a necessidade de uma ação de prevenção ou de saneamento artificial que, conforme os casos, seja capaz de assegurar a manutenção da qualidade do ar.

                    Tem-se assim, por um lado, um sistema natural estável e auto-depurado e por outro um sistema artificial, porque contêm elementos introduzidos em resultado da ação do Homem, o qual é necessário vigiar e gerir, isto é conservar. 

                 Esse trabalho visa dar um panorama sobre esses elementos tão importantes em nossas vidas.  

 

Poluição da Água

 

 

Quando despejamos os esgotos das casas nos rios e nos lagos, não estamos apenas tornando a água imprestável para nosso consumo. Estamos também contribuindo para acabar com a vida existente nessa água. Os microrganismos que nela vivem normalmente encaram o material que vem do esgoto como um banquete maravilhoso, que nunca acaba. A fartura de alimento faz com que eles se multipliquem excessivamente. Para se reproduzir tanto assim, os microrganismos precisam de muito gás oxigênio, que retiram do ar dissolvido na água.Depois de algum tempo, o oxigênio da água acaba. Os microrganismos começam a morrer e , junto com eles, todas as outras formas de vida que havia antes na água, inclusive plantas e animais aquáticos. O rio, o lago ou a represa estão mortos. Foi isso, por exemplo, que aconteceu com parte dos rios Tietê e Pinheiros, que cortam a cidade de São Paulo.


Poluição do Ar


Nenhum ser vivo criou tantos veículos diferentes nem viajou tão longe no espaço como nós já fizemos. E nenhum conseguiu mudar tanto o ambiente a seu favor. Temos de nos dar os parabéns. Mas também temos de nos dar um bom puxão de orelhas, pois nenhum outro ser vivo sujou tanto a superfície da Terra, a água e, principalmente, o ar.

OS POLUENTES DO AR: Dizemos que o ar está poluído quando ele contém em grandes quantidades gases ou partículas, sólidas ou líquidas, que podem fazer mal aos seres vivos.


POLUIÇÃO NATURAL: Quase sempre os poluentes do ar são produzidos por atividades humanas. Mas às vezes eles também podem ter origem natural. Este é o caso das nuvens de poeira geradas pelo vento em regiões com pouca vegetação; dos gases, das cinzas e das poeiras produzidos pelos vulcões em erupção e dos gases produzidos por seres mortos e em decomposição.


POLUIÇÃO CAUSADA PELO SER HUMANO NO CAMPO... Fora das cidades, os poluentes do ar mais comuns são os venenos borrifados nas plantações pelos lavradores e as poeiras geradas por mineração e por práticas agrícolas como a aração de solos secos com trator. Mas também as queimadas têm aumentado a poluição do ar fora das cidades.


...E NAS CIDADES: Nas cidades, os principais responsáveis pela poluição do ar são as partículas e os gases tóxicos lançados na atmosfera por fábricas, nossas usinas termelétricas (que fazem energia elétrica a partir do carvão mineral) e pelos motores dos nossos aviões, carros, ônibus, trens, motos e caminhões, que vêm queimando cada vez mais os combustíveis fósseis (gasolina,óleo diesel, querosene de aviação). Além dos problemas que causam aos seres vivos diretamente, quando penetram em seus organismos, esses poluentes podem junta-se a alguns componentes naturais do ar e com eles formar novos compostos, às vezes ainda mais nocivos do que os originais.

Tarefa


A tarefa que irão desenvolve é pesquisar sobre a poluição da água e do ar, buscando o máximo de informações que encontrarem, para então elaborarem:

-Um conto

-Uma dramatização do conto elaborado por cada um de vocês.


PROCESSO :

Primeiramente a pesquisa deverá ser feita individualmente;
O próximo passo é discutir em grupo de 4 ( escolhidos pela (o)professor) fazendo um levantamento dos dados que foram obtidos durante a pesquisa. Após a discussão escrever um conto e a partir deste fazer uma dramatização. Propor soluções para evitar a poluição da água e do ar.

Logo abaixo serão listados sites de busca para que vocês se informem sobre o assuto, para então executarem a tarefa proposta .

Desenvolvido por: Cléia Barbosa de Lima
Universidade Católica de Brasília - cleia09@bol.com.br

Amostra de uma WebQuest para a 5ª Série do Ensino Fundamental.

Voltar - Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS