Saúde

Isma Brasil

A ISMA BRASIL, é integrante da ISMA - International Stress Management Association, a mais antiga e respeitada associação, sem fins lucrativos, e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo. Seu objetivo continua inalterado desde sua criação: contribuir para a redução de doenças decorrentes do stress, colaborando para uma melhor qualidade de vida em todo o mundo.

Laboratório de Biologia Molecular de Nematóides

Informações sobre pesquisas na área de Biologia Molecular de vermes nematóides de vida livre (C. elegans) e parasitas. USP

Laciro

Laciro é o Laboratório de análise e Contrôle de Imagem Radiográfica Odontológica da Faculdade de Odontológia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O grupo visa o desenvolvimento e aprimoramento dos materiais e métodos de diagnóstico, paralelamente apoiados em metodologia de ensino-aprendizado em imagenologia odontológica. Este grupo inicialmente foi formado com o nome de LACIRO - Laboratório de Análise e Controle da Imagem Radiográfica Odontológica, sendo que o incremento e embasamento científico ampliaram os conhecimentos técnico-científicos, conduzindo à metodos avançados de diagnóstico : Imagenologia Odontológica.

Marie Rennotte: subsídios para um estudo histórico-biográfico e médico-social

Por ocasião das comemorações do sesquicentenário de nascimento da educadora e médica Marie Rennotte (1852-1942), começa-se a resgatar o significado da atuação pioneira dessa profissional belgo-brasileira no âmbito pedagógico e científico da São Paulo da virada do século XIX para o XX. Apresentamos aqui um esboço cronológico preliminar (acompanhado das indicações bibliográficas e documentais que lhe serviram de base) que permita aos pesquisadores de diferentes áreas aprofundar o estudo histórico-biográfico e médico-social exigido por suas qualidades pessoais e pela amplitude de sua atuação junto à coletividade paulista.

Metodologia.org

Site dedicado a metodologia científica na área da saúde! Elaboração e Apresentação de Comunicação Científica.

Microbiologia

Diferenças entre eucariotos e procariotos Arqueobactérias e eubactérias Ambientes extremos: você viveria com as arqueobactérias? Classificação das bactérias: forma, coloração por Gram, aerobiose e nutrição...e muito mais.

Modelo de Eccles do Self Controlando o Cérebro: a Irrelevância do Interacionismo-Dualista

SIR JOHN ECCLES escreveu que o interacionismo-dualista de Descartes o guiou em sua carreira científica, contudo seu trabalho científico foi bem além da fronteira desta ou qualquer outra proposta filosófica. Realmente, a não testabilidade, o fundamento metafísico de dualismo em todas as suas formas conflitam com o pensamento científico. Deste modo, se Eccles focou-se no espírito como [algo] distinto da matéria, ele mesmo teria se colocado a descobrir uma teoria científica. Para ilustrar como isto é possível, nós comparamos tal teoria— a Teoria do Sistema Organizado (“Theory of Enformed Systems” – TES) — com o interacionismo-dualista.

Novas perspectivas na saúde

A saúde e o tratamento dos enfermos sempre foram para o ser humano muito importantes. O avanço nestas áreas têm sido grandes, principalmente com a ajuda de diversas ciências que progrediram substancialmente, como a genética, a farmacologia e a informática. Para as próximas décadas anunciam-se interessantes novidades.

O Carnaval, a peste e a 'espanhola'*

Este texto apresenta algumas imagens (fotografias, pinturas) relativas às epidemias de Peste e Gripe Espanhola. Procuramos demonstrar como fenômenos históricos analisados comparativamente revelam semelhanças em distintas formações sociais. Apesar das diferenças de tempo e espaço, existem manifestações simbólicas coletivas invariáveis nas epidemias. Por exemplo, em várias ocorrências de peste, gripe ou cólera, a associação entre doença e castigo divino está presente. De forma análoga, indivíduos de comportamento "suspeito" foram e são apontados como propagadores das enfermidades, sejam pobres, judeus, irlandeses ou negros.

O Corpo Humano

MEU CORPO foi criado para lhe oferecer informações introdutórias a respeito do seu corpo. Se você tiver perguntas, ou quiser mais informações, fale com seu médico ou vá a um posto de saúde. Agradecemos sua visita à www.meucorpo.com.br. Generalidades. Sistemas: Ósseo, Muscular e Nervoso Aparelhos sensoriais. Regulação neuro-hormonal .A respiração. A circulação. A digestão .A excreção. Órgãos genitais suas funções e muito mais.

>> 1-2-3-4-5-6-7- >>