Eletromagnetismo

Agulha magnética de Oersted (Histórico)

HANS CHRISTIAN OERSTED, físico dinamarquês, é considerado o criador do electromagnetismo, descobriu que uma agulha magnética é desviada na proximidade de um condutor eléctrico. Foi director do Instituto Politécnico de Copenhaga e membro da Academia de Ciências de Paris. Foi também inventor do piezómetro ( aparelho que serve para medir a compressibilidade dos líquidos ).

Agulha magnética de Oersted

Em 1819 o físico dinamarquês Oersted observou que, quando a agulha de uma bússola é colocada próxima de uma corrente elétrica, essa agulha é desviada de sua posição.

Alessandro Volta

Seu feito principal não foi na eletricidade estática e sim na eletricidade dinâmica, mais precisamente em relação à corrente elétrica. Depois das experiências de Galvani, um amigo seu e de cópias de artigos sobre o assunto, Alessandro Volta formulou a questão sobre o resultado que teria ao colocar dois metais diferentes em contado com um mesmo músculo.

Alessandro Volta e a invenção da pilha

Artigo em PDF

Alex's Electronic Resource Library

EDUCATIONAL. TUTORIALS - ELECTRONIC THEORY.

André Marie Ampère

A experiência realizada por Ampère, no sentido de decidir sobre as duas alternativas, consistiu em suspender um anel de cobre no interior de uma bobina feita de fio de cobre isolado, de maneira a que o eixo do anel e da bobina ficassem coincidentes.

As Leis da Eletrodinâmica e o Princípio da Relatividade

De acordo com as noções clássicas de espaço e tempo, consideradas inabaláveis ao longo dos séculos, o movimento não exerce nenhuma influência no tempo (o tempo é absoluto), e as medidas lineares de qualquer corpo não dependem do fato de o corpo estar em movimento ou não (o comprimento é absoluto) .

Exames de Eletromagnetismo

Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. Este documento contém os exames da disciplina de física, dos cursos de engenharia química e engenharia informática e computação, realizados durante os ultimos dois anos. A disciplina de física é uma disciplina do primeiro semestre do segundo ano, destinada ao ensino do eletromagnetismo. Prof. Jaime A. Villate. ( Documento em pdf )

Experiência de Oersted em sala de aula

Em 1820 Oersted observou a deflexão de um pequeno ímã colocado próximo a um fio com corrente constante. Esta descoberta fundamental desencadeou uma série de pesquisas que levou à unificação dos fenômenos elétricos e magnéticos. Este artigo visa contribuir para o resgate da relevância da experiência de Oersted. É feita uma breve contextualização histórica desta experiência. Descreve-se uma reprodução moderna dos procedimentos e observações de Oersted com materiais de baixo custo.

>> 1-2- >>