Sistema Solar
 

O Sistema Solar em um disquete
Por Jenn Shreve

18h - 8 de novembro de 2001  

Planetas inteiros podem ser criados usando fractais e um software especial. É tão eficiente que quase dá para armazenar um sistema solar inteiro no disquete. Por Jenn Shreve.  

O MojoWorld Log Editor permite que você mantenha um registro de suas aventuras pelos planetas. The Nav Console permite que você defina a altitude, direção e a posição global, movendo-se livremente enquanto faz vídeos de seus sobrevôos. 'Planeta Copperwine' por  Armands Auseklis

'Secret Lake' por  Robert Buttery 'Into the Deep' por Alfred Wilkins

Click thumbnails to expand    photos by Pandromeda

Os cientistas dizem que demorou milhões de anos. Para os religiosos, todo o processo aconteceu em seis dias, mais um dia de folga. Mas agora você pode criar um planeta incrivelmente detalhado - completo, com oceanos, montanhas, névoa e três luas brilhantes - em questão de horas.

O MojoWorld Generator, da Pandromeda, é um ambicioso software gerador de terreno. A partir das especificações do usuário, o software constrói planetas inteiros que podem ser explorados, filmados e alterados por seus visitantes.

"Fundamentalmente, é uma nova janela para um outro universo", disse o criador do software, o Dr. Kenton "Doc Mojo" Musgrave. "Estes planetas existem na verdade eterna da lógica matemática".

 

O MojoWorld se baseia na matemática de fractais, que pode conjurar paisagens sintéticas bastante realistas usando algoritmos matemáticos. O resultado é um planeta completo que pode ser renderizado com menos de 200 KB de dados. Em outras palavras, sete planetas podem ser armazenados em um único disquete de 1,4 MB. 

Mas o MojoWorld é apenas o começo. Musgrave pretende nada menos do que construir uma versão visual do ciberespaço. Ele seria renderizado como uma gigantesca galáxia: os sites da Web seriam representados pelos planetas, agrupados em sistemas de sites semelhantes e aglomerados de portais.

O que Musgrave tentou criar foi um programa poderoso o suficiente para criar animações com qualidade de cinema mas que fosse também intuitivo o suficiente para ser aproveitado pelos usuários comuns. O software MojoWorld se divide em duas partes: o MojoWorld Transporter, um visualizador gratuito para a exploração dos mundos virtuais e o Generator, que serve para criar os planetas e custa US$ 250. Uma versão "profissional" do Transporter, sem algumas restrições como a resolução máxima, sai por US$ 30.

Com o Transporter gratuito, os usuários podem também baixar, explorar e fazer mínimas alterações nas criações planetárias de outras pessoas. Os usuários podem também mudar a estação do ano e a hora do dia, manter um diário de suas descobertas, tirar instantâneos dos planetas e criar clipes de vídeo de suas viagens, sejam a pé, de avião, ou espaçonave, em formato Quicktime.

"É como uma câmera virtual", diz Keith Sales, um animador de Flash e designer gráfico de 31 anos que mora em Atlanta. "Eu tenho uma formação muito sólida em fotografia. Com esse programa, posso sentar aqui e criar uma paisagem, sobrevoar a água ou subir a grandes alturas sem ter que subir uma escada de 200 metros".

Existe uma variedade praticamente ilimitada de coisas que os usuários podem fazer com seus planetas virtuais, desde criá-los com várias luas, céus avermelhados e nevoeiros misteriosos até compor um lugar aconchegante com colinas suaves e praias. A maioria dos planetas feitos com o programa, no entanto, pendem para a ficção científica.

"Eu estava acampando há algumas semanas, e a linha do litoral parecia ter sido feita com o software. Eu disse para a minha mulher 'eu poderia ter feito isso'" lembra-se Sales.

Infelizmente, os usuários não podem criar paisagens subaquáticas. Mas é possível ocupar o planeta com pessoas, animais e prédios criados em outros softwares tridimensionais como o Poser Pack da Curious Labs.

Existe até um jogo de caça a Osama Bin Laden. No site EnduringFreedom.com, as "MojoForces" têm ordens para procurar o terrorista em um planeta virtual e enviar suas coordenadas por e-mail, obtendo-as com o recurso de GPS do Transporter.

Voltar - 1 - 2 - Sobe


Fonte: Wired Digital Inc., a Lycos Network site

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS