Diretrizes
   

DIRETRIZES PARA PENSAR UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA SOCIEDADE ATUAL*

* Texto elaborado pela Profa. Dr.a Maria Arleth Pereira para subsidiar teoricamente o Projeto Político Pedagógico da UFSM (atualmente em construção) 

INTRODUÇÃO

Apresentamos neste documento alguns enfoques teóricos que contribuem para a reflexão e que podem servir de base para realizar o percurso de uma discussão nos departamentos didáticos, nos colegiados de curso e nos setores de apoio pedagógicos, sobre reformulações curriculares e implementação de propostas pedagógicas na UFSM.

Enfrentar as mudanças sociais, científicas e educacionais implica entender complexidade do conhecimento e a aprendizagem necessária para compreender o sentido em que o currículo do ensino superior deve-se organizar, estabelecendo possibilidades de planejamento de forma autônoma. Tais possibilidades nos mostram que é possível organizar um currículo não somente por disciplinas acadêmicas, mas por temas e problemas nos quais os estudantes se sentissem envolvidos, e aprendessem a pesquisar através de fontes de informação que oferecessem possíveis respostas para depois aprender a selecioná-las, ordená-las, interpretá-las e torná-las públicas.

Essa nova forma de conceber o currículo do ensino superior, vem acompanhada pelo questionamento da idéia de verdade de objetividade e das visões unilaterais que impõem um único ponto de vista como interpretação de um fenômeno da realidade. Pretende-se desta forma assegurar aos cursos existentes na UFSM, níveis de qualidade nacional de forma que seja internacionalmente reconhecidos e com relevância suficiente para garantir uma formação com habilitação e titularidade profissionais adequadas a qualquer meio social.

 

 

Nessa empreitada, a Universidade Federal de Santa Maria, enquanto instituição pública e com compromisso social, pretende consolidar a sua estrutura de Ensino Superior, no âmbito das grandes orientações da legislação vigente, no contexto da proposta do pacto educativo para o futuro e na busca da credibilidade da sociedade moderna e globalizada.

Essa consolidação requer a necessidade de se elaborar uma proposta pedagógica no domínio da flexibilização para o ensino da UFSM. Aliás, o reconhecimento da necessidade de se elaborar uma Proposta Pedagógica para a Universidade Federal de Santa Maria não é uma iniciativa recente. No período 1990 a 1993, a Instituição, através da PROGRAD, implementou uma proposta pedagógica com a finalidade de orientar a UFSM nas suas ações em nível de ensino, pesquisa, extensão e infra-estrutura acadêmica e pedagógica.

Como a Universidade tem o compromisso social e acadêmico de renovar costantemente o seu papel no sentido de poder garantir a sua qualidade, faz-se necessário desencadear, no âmbito dos departamentos e cursos, o esforço de se repensar o fazer universitário no bojo de tantas transformações que estão ocorrendo no mundo.

Sem dúvida alguma, hoje, o descompasso existente entre as atividades desenvolvidas na universidade e a dinâmica da sociedade tem sido evidenciado. Tudo mostra que as mudanças que já aconteceram ao nosso redor na década de noventa e aquelas que se delineiam para o terceiro milênio exigem mudanças fundamentais e até mesmo radicais na dinâmica da instituição universitária. É preciso reconhecer que, no mundo globalizado, a universidade ainda não emergiu como instituição incorporadora das mudanças. Ainda falta muito para que ela redefina o seu papel na formação profissional contemporânea.

Se, de um lado, se reconhece a importância de se considerar a formação profissional superior no quadro geral do processo do mundo globalizado, por outro, há de admitir-se também que ela precisa ser edificada a partir de um exame crítico de seus


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