Prof. Willian Nava
 

Dinossauros em Marília - SP
por: Arlete Embacher

MiniWeb Educação: Prof. William fale um pouco sobre o seu currículo e como surgiu o seu interesse pela Paleontologia?

Sou formado em História, e desde adolescente ligado em dinossauros e Paleontologia. Por pura curiosidade e interesse me envolvi ao longo destes últimos 11 anos com a Paleontologia que me tornei um "craque" vamos assim dizer, em localizar e reconhecer fósseis. Aqui na região já realizei importantes descobertas de animais pré-históricos que viveram no Período Cretáceo, há uns 70 milhões de anos, como fósseis de dinossauros herbívoros (os Titanossauros) que também são bastante encontrados em outras regiões sedimentares do País; achei também uma espécie extinta de pequeno crocodilo dessa época, que ainda não era conhecido pela comunidade científica. É o Mariliasuchus amarali, cujos fósseis estão sendo estudados nos laboratórios do Museu de Zoologia da Universidade de S. Paulo – USP, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Museu Nacional – RJ e UNESP/ Rio Claro-SP.

MiniWeb: Prof. quais os principais animais pré-históricos encontrados na região?

A exemplo de outras áreas pelo oeste e norte do Estado, esta região vem se mostrando promissora em achados paleontológicos. Em 11 anos de pesquisas e análises de rochas sedimentares, sabemos que por aqui passaram dinossauros (como o fragmento da foto acima), pequenos crocodilos, anfíbios, peixes, e vestígios de microfósseis. Há muitos sítios a serem investigados, por isso precisamos de mais pesquisadores, de jovens paleontológos que se interessem por esses estudos.

 

 

Sempre que posso, procuro conscientizar a meninada da importância de estar de olho nos lugares rochosos, em localidades com relevo colinoso onde esteja ocorrendo erosão do terreno, pois muitos fósseis aparecem em situações como essa. Estudar as formas de vida do passado nos auxilia a encontrar muitas respostas para o presente.
E aí está a Paleontologia tentando desvendar os mistérios do passado, só possível de sabermos através do estudo dos fósseis. Procurar fósseis é literalmente "procurar vida nas rochas" e realmente encontramos. Não importa qual tipo de fóssil, animal ou vegetal, cada um traz uma informação, uma "assinatura evolutiva" constituindo-se em importante ferramenta na busca das respostas.

MiniWeb: Qual a importância de um museu em Marília?

Se há fósseis numa determinada região, como é nosso caso, e inúmeros outros pelo Brasil, se possível deveria haver um Museu que mostrasse à comunidade local e regional os antigos vestígios desses seres. Daí a razão da importancia de um museu para Marília, pois não basta achar o fóssil e guardá-lo. É necessário identificá-lo, preservá-lo e expô-lo para toda a comunidade. E, em se tratando de dinossauros e outros animais, sabemos que existem pouquíssimas exposições desses materiais em museus, dá para contar nos dedos os locais pelo Brasil onde é possível ver um fóssil.

MiniWeb: As escolas podem fazer visitas ao Museu?

As escolas podem e devem proporcionar a seus alunos essa oportunidade de conhecer um pequeno fragmento do passado, não do Brasil, mas do passado da história evolutiva das criaturas que passaram na face da Terra, e que nunca nenhum ser humano viu. Nosso Museu de Paleontologia, embora pequeno, poderá ajudar na ampliação e compreensão do conhecimento que temos acerca das antigas formas de vida . O Museu de Marília deverá ser inaugurado no mês de abril.

MiniWeb: Como é feito a agendamento para escolas de outras cidades?

O fone p/contato é: (14) 432-2006 (William), 424-6213 e 432-4710 (Secretaria M. da Cultura), ou por e-mail - willnava@mii.zaz.com.br


Entrevista com Prof. Willian Nava. Willian Nava é professor e pesquisador de fósseis. Desenvolve o site Dinossauros em Marília-SP junto com o consultor de turismo e fotógrafo Ivan Evangelista Jr., com apoio e incentivo cultural da Fundação Eurípides (UNIVEM).
MUSEU DE PALEONTOLOGIA DE MARÍLIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO
PREFEITURA DE MARÍLIA
http://www.dinossaurosemmarilia.fundanet.br/index.htm

Para saber mais sobre Prof. Willian Nava acesse os endereços abaixo:
Dinossauros em Marília
Museu de Paleontologia de Marília

Fragmento ósseo de dinossauro


Pesquisador Nava, mostra um fragmento ósseo de dinossauro no local da descoberta. 22 Km a oeste de Marília. Foto de Ivan Evangelista Jr.

 


Reconstituição do crocodilo Mariliasuchus amarali, que viveu na época dos dinossauros.

Leia mais a respeito:

Fosséis descobertos em Marília
Descobertos os primeiros ovos de crocodilo fossilizados no país

Voltar | Sobe

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS