Prof. José Paulo de Araújo
 

Prof. Virtual e Formação do Professor
por: Arlete Embacher

MiniWeb Educação - Prof. José Paulo, sabemos de seu interesse por todos os aspectos do processo de ensino-aprendizagem e também que, em sua dissertação de mestrado, você investigou um programa de auto-educação para professores de português como segunda língua. Pergunta: O que seria esse programa de auto-educação para professores de português?

Resposta: O programa foi uma tentativa de investigar a possibilidade de oferecer ao professor de português como segunda língua (português para estrangeiros) uma ferramenta de capacitação e atualização por meio de material impresso.

Ele abrangia dois temas centrais: teorias de aquisição de segunda língua e teorias de discurso oral e escrito. A partir da discussão teórica, o material sugeria atividades nas quais o professor pudesse observar, por exemplo, o desempenho lingüístico de seus alunos e perceber as características gerais e individuais do processo de aquisição. Para complementar, o programa ainda trazia atividades nas quais o professor observaria sua própria prática a fim de buscar a melhor forma de adequar seu ensino às necessidades de aprendizagem de seus alunos.

Aquele projeto foi meu primeiro contato com a educação a distância, mesmo que na época o foco de meus interesses fosse de fato a formação do professor.

 

 

Atualmente vejo esse tipo de programa com cautela, pois creio que nem todo aprendiz se adapte bem a um processo de aprendizagem autônoma. Não que eu veja deficiências nesse tipo de programa. É simplesmente uma questão de respeitar as características individuais de cada aprendiz. Não existe 'tamanho único' quando se fala em aprendizagem, muito menos em se tratando de aprendizagem a distância.

Dadas as condições de oferta e as possibilidades técnicas de que dispomos atualmente, creio que um programa de auto-educação baseado em material impresso deva ser apresentado como apenas mais uma opção para o professor que se veja impossibilitado de freqüentar um curso presencial. E o poder de escolha de qual curso a distância fazer deve estar, sempre que possível, nas mãos do aprendiz.

MiniWeb Educação - Prof. José Paulo, em seu artigo publicado na revista Psicopedagogia "Facilitando a Experiência de Aprendizagem na Internet - esboço de uma sala de aulas virtual", você diz que "O EAD on-line tem vantagens evidentes sobre as demais modalidades, mas não é justo que apenas apregoemos seus reconhecidos aspectos positivos, já que ele ainda possui limitações nem sempre divulgadas". Pergunta - Quais seriam as vantagens do EAD e quais as limitações nem sempre divulgadas? Após a publicação desse artigo, você já sentiu alguma mudança no EAD? Se positiva a resposta, onde?

Resposta: Vamos por partes:

Vantagens - No contexto do artigo, eu abordava os ganhos de custo, rapidez e interatividade que uma das novas tecnologias relacionadas a Internet - o e-mail - trouxe ao ensino a distância em comparação com o ensino por correspondência e os telecursos que lhe são anteriores.

No velho ensino por correspondência, por exemplo, era longa a espera do aprendiz para receber do professor a avaliação de seu desempenho. É certo que hoje, graças ao telefone e ao fax, essa espera pode ser menor, mas o e-mail ainda oferece a vantagem de ter um custo mais reduzido, quase sempre equivalendo a uma ligação local.

Os telecursos, por sua vez, ofereceram a possibilidade de alcançar um público aprendiz muito maior e com o atrativo dos recursos audiovisuais, mas ficava faltando justamente a interação do aprendiz com seu professor, que atualmente pode ser suprida pelo acompanhamento de tutores em telessalas ou mesmo por correspondência. Novamente, o e-mail apresenta vantagens, pois possibilita que aprendiz e professor estabeleçam um diálogo contínuo e sem a necessidade de que nenhum dos dois se desloque para um determinado lugar.

Desvantagens - A grande desvantagem do ensino a distancia on-line, principalmente em nosso país, é o custo que ele gera para o aprendiz, que, além de pagar uma taxa pelo curso, ainda costuma ter gastos com ligações telefônicas, provedor de acesso à Internet e consumo de eletricidade. E junte-se a esses fatores a necessidade de adquirir o computador equipado para acesso à Rede Mundial e de obter auxílio técnico urgente no caso de algum defeito surgir durante o curso. Os custos seriam certamente menores se o aprendiz escolhesse outra opção de ensino a distância - correspondência ou telecurso - imaginando que houvesse uma escolha no caso.

Outra desvantagem está no fato de que o aprendiz pode desconhecer a variedade de cursos on-line oferecidos e acabar optando por uma à qual não se adapte. Imagine a frustração de um aprendiz que espera acompanhamento e avaliação contínua de um professor ao descobrir que o curso on-line no qual se matriculou apenas oferece textos teóricos para leitura e testes de auto-avaliação com questões de múltipla-escolha.

Tais aspectos podem ser listados entre os principais causadores de evasão discente no ensino a distância on-line.

Desde a publicação do artigo, que é recente, percebe-se alguma movimentação positiva, principalmente no projeto de informatização das escolas, mas creio que ainda levará algum tempo até que sejamos capazes de garantir acesso à Internet a custo baixo e com qualidade para parcela significativa da população que pode ter interesse em fazer uso da EaD para formação e aperfeiçoamento.

MiniWeb Educação - Profa. Kátia e Prof. José Paulo, vocês desenvolvem algum trabalho com os ex-alunos dos Cursos por vocês ministrados? Se, a resposta for positiva, poderiam descrever o tipo de trabalho?

Resposta: Kátia Tavares e José Paulo - Sim, mantemos uma lista de discussão com nossos ex-alunos, onde são trocadas informações sobre eventos, cursos, livros, pesquisas, sites e notícias de interesse para a área de educação via Internet e tecnologia educacional.

Durante determinados períodos, a lista também funciona como um grupo de estudo sobre um tema escolhido pelos participantes, com leitura e discussão de textos selecionados. Recentemente, foi desenvolvido um plano de estudos sobre qualidade e avaliação em EAD, sob a moderação de uma participante da lista. Durante sua atuação como moderadora, esta ex-aluna nossa participou também de um processo reflexivo sobre sua prática através da redação de diários e da troca de e-mails conosco. Na verdade, promover e estimular a formação de novos moderadores de comunidades de aprendizagem on-line é um dos objetivos de nosso trabalho com os ex-alunos do Educare.

MiniWeb Educação - Profa. Kátia e Prof. José Paulo, gostaríamos que ambos falassem sobre o projeto do Educare Cursos Online que vem sendo desenvolvido por vocês. Qual é o objetivo esperado desse trabalho.

Kátia Tavares e José Paulo - O projeto completou um ano em novembro e acreditamos que ele esteja alcançando seu principal objetivo - estabelecer um vínculo entre ensino e pesquisa na área de Educação a Distância (EaD).

De modo geral, em nossas pesquisas, procuramos abordar uma variedade de questões que abrangem desde a interface tecnologia-pedagogia até outras de cunho mais filosófico, que envolvem os próprios conceitos-chave com os quais se constitui o discurso pedagógico e científico da EaD.

Temos apresentado resultados de nosso trabalho em eventos de grande porte como o VI Congresso Brasileiro de Lingüistica Aplicada, realizado na UFMG, e o XIV Encontro de Professores Universitários de Língua Inglesa, realizado na Universidade Estadual de Londrina.

Em termos de cursos oferecidos, estamos felizes com a avaliação positiva que temos tido de nossos alunos e com o crescente número de pessoas que nos procuram em busca de uma formação contínua através da Internet.

Neste primeiro ano, oferecemos cursos em parceria com instituições de renome e como atividades integrantes de grandes eventos, tais como: Universidade do Brasil - UFRJ - por meio do Setor Cultural e do Centro de Atendimento Externo (CAE) da Faculdade de Letras; Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET-SP); XIV Seminário Nacional do Projeto Inglês Instrumental; VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada.

No site do projeto (www.educarecursosonline.pro.br), que é continuamente atualizado, divulgamos informações sobre nossos cursos, notícias e artigos sobre Educação a Distância On-line, links e livros selecionados. Também publicamos um Boletim Informativo distribuído por e-mail aos assinantes, cujas edições anteriores são mantidas em nosso site.

Em nosso segundo ano de existência, além de dar prosseguimento aos nossos projetos de pesquisa, esperamos também atender a demanda por cursos de atualização docente, que tem sido enorme.

Entrevista com Profa. Kátia Cristina do Amaral Tavares -Professora de Língua Inglesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com especialização e Mestrado em Lingüística Aplicada pela UFRJ, cursando atualmente o Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP e realizando pesquisas na área de Educação a Distância com utilização da Internet como participante do Projeto Edulang. e com Prof. José Paulo de Araújo -bacharel em Língua Inglesa e Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Lingüística Aplicada pela mesma instituição. Ambos os entrevistados são responsáveis pelo Educare Cursos Online.

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