Profa. Dra. Heloisa V. Rocha
 

Contribuições do NIED para a Educação Nacional - TelEduc e sua aplicação nas Universidades
por: Arlete Embacher

Entrevista feita pela Miniweb Educação com a Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha - Coordenadora do Núcleo de informática Aplicada à Educação - NIED; Unicamp e Coordenadora do Projeto TelEduc* - Desenvolvimento de Tecnologia para EaD - IC-NIED/Unicamp. (Projeto primeiro colocado na categoria Pesquisa e desenvolvimento - ABED/EMBRATEL 2002)

Miniweb Educação - Professora Heloísa, o TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo de Informática Aplicada a Educação) em parceria com o Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sob sua orientação, a partir de uma metodologia de formação de professores construída com base na análise das várias experiências presenciais realizadas pelos profissionais do núcleo. Pergunta: O TelEduc está em sua Versão 3.3.4. Qual sua avaliação hoje sobre a atual versão para aplicabilidade prática a nível nacional? Quais as vantagens e desvantagens em sua utilização pelos órgãos governamentais, universidades tanto particulares como federais?

Resposta - O TelEduc em sua última versão está bastante estável e com um conjunto bastante abrangente de funcionalidades. Tem sido constantemente aperfeiçoado, levando-se em conta para isso os relatos de necessidades de seus usuários. É amplamente usado nacional e internacionalmente (Portugal, Chile, México, etc.). Acreditamos que é plenamente adequado aos mais variados contextos de formação, inclusive como forma de apoio à formação presencial (como é feito atualmente em todos os cursos de graduação da Unicamp, via o projeto Ensino Aberto – http://www.unicamp.br/EA/index.php).

 

 

Sua interface de usuário, conforme inúmeras críticas que recebemos, parece “antiga” para muitos, pois é basicamente textual, com um mínimo de componentes gráficos. Isso, se para alguns a torna quase obsoleta, para nós tem sido um ponto de resistência à mudanças, pois com esta interface conseguimos um software leve, que roda em qualquer computador e com qualquer velocidade de conexão, e com boas características de acessibilidade considerando-se o uso de leitores de tela. E preservar a usabilidade do TelEduc sempre foi nossa grande preocupação. Queremos usuários que se preocupem com o conteúdo de cursos e não com o software que estão usando. Portanto, acredito que as vantagens para o uso são muitas, acrescidas do TelEduc ser um software livre e portanto pode ser facilmente adequado as mais diversas necessidades. As desvantagens são todas aquelas advindas do uso de software livre, tão largamente noticiadas, principalmente quanto a falta de uma estrutura de suporte. Mas também isso tem se resolvido com a criação de inúmeras empresas prestadoras de serviços TelEduc.

Miniweb Educação - Quais foram as mudanças ocorridas recentemente no TelEduc no quesito avaliação?

Resposta – Estamos implementando gradativamente no ambiente TelEduc uma série de funcionalidades que visam um suporte tecnológico à avaliação formativa. . Estamos provendo tecnologias computacionais para prover um suporte mais efetivo à avaliação formativa em duas pontas: (1) por um lado esperamos facilitar o planejamento de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como o registro de regulações providas pelos formadores para as participações nestas atividades; (2) por outro lado, espera-se reduzir a quantidade de informações a ser analisada, auxiliando o formador na recuperação e na análise de informações quantitativas e qualitativas relevantes às regulações das participações, de acordo com os critérios definidos no planejamento da avaliação de cada atividade de aprendizagem. E nesta linha já temos disponível a ferramenta Avaliações e a ferramenta Exercícios, além da ferramenta InterMap presente no ambiente há mais tempo.

Miniweb Educação - Segundo esclarecimentos obtidos no site, sabemos que não há suporte para os interessados na instalação ou uso do TelEduc; existe sim, um Fórum e FAQ na página, onde as questões enviadas são analisadas e respondidas uma vez por semana. Pergunta: Existe alguma probabilidade da existência futura desse suporte? Como são solucionados os problemas dos webmasters que não tem prática com o Linux? Existe curso de preparação aos futuros utilizadores do TelEduc que não sejam da Unicamp?

Resposta – O que procuramos oferecer é um guia bastante detalhado de como efetuar a instalação do TelEduc. Quanto aos problemas relativos ao desconhecimento do Linux ele é bastante geral e tem de certa forma dificultado a disseminação e uso de plataformas livres. Mas acreditamos que é temporário e facilmente superável, tendo em vista a ampla rede de serviços já instalada ao redor desta plataforma.
Quanto a virmos oferecer essa forma de prestação de serviços ela faz parte de nossos planos, mas sempre será bastante restrita dado que temos uma equipe muito pequena e somos primordialmente um núcleo de pesquisa e desenvolvimento. Como já disse, já existe uma rede de serviços ao redor do Teleduc que oferece desde serviços de hospedagem como cursos regulares de uso e instalação.

Miniweb Educação - Embora o Linux seja um software livre, muitos consideram que, ao implementá-lo, sua linguagem torna-se um obstáculo por ser mais voltada para programadores. Pergunta: Existe alguma programação do NIED no desenvolvimento de algum outro software mais acessível a educadores que queiram implementar um curso para a utilização com seus alunos, e que não dependam de instalação por programadores?

Resposta – Acredito que o Linux no caso não é o problema. Pois o software depois de instalado é usado via um browser Web qualquer, com absoluta independência do professor e sem grandes dificuldades no uso. Mas dificilmente, mesmo em se adotando uma outra plataforma, um software como o TelEduc vá prescindir de um suporte técnico. Ele não é para uso doméstico e sim institucional, pois instala um provedor de suporte a cursos. Temos no Nied, também disponível livremente outros softwares de uso mais individual e que podem ser facilmente instalados, como o HagáQue (http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/) e o mais antigo de nossos softwares que é o SuperLogo.

Miniweb Educação - Professora Heloísa como principal investigadora do e-Labora: E-Learning Laboratory no projeto Tídia-Ae, poderia nos falar um pouco sobre esse projeto?

Resposta - O projeto TIDIA-Ae é um grande projeto financiado para Fapesp que agrega mais de uma centena de pesquisadores paulistas. Estes pesquisadores estão agrupados em 16 laboratórios localizados em diversas universidades. O laboratório e-Labora é um desses. O objetivo do projeto é desenvolver um ambiente de e-learning que explore o potencial da Internet Avançada. Então é um ambiente que incorpora ferramentas como as que existem atualmente em outros ambientes, mas com funcionalidades adicionais como som e imagem, por exemplo. Além disso, permite o acesso a laboratórios remotos e a realização de experimentos á distância em tempo real. É um projeto longo, em torno de 5 anos, que atualmente está no final de seu primeiro ano. O primeiro protótipo do ambiente estará sendo apresentado no II Workshop do projeto que aconteceu em novembro, em SP (http://www.fapesp.br/).

Miniweb Educação - A Senhora é orientadora de inúmeros trabalhos desenvolvidos por alunos na Universidade e criadora de outros tantos trabalhos também. Gostaríamos, se possível, da indicação de projetos que possam ser úteis para professores e alunos para uso prático em sala de aula, tanto do ensino fundamental e médio, como para estudantes universitários, assim como para os que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais.

Resposta –Além do TelEduc temos os projetos já mencionados – HagáQuê e SuperLogo – que são usados também com alunos com necessidades especiais. Temos o projeto Fichário Online - www.ficharionline.com que é voltado aos estudantes em fase de vestibular. Temos uma nova linha de desenvolvimento de tecnologias assistivas, onde o primeiro produto é o teclado virtual denominado Tflex (http://www.nied.unicamp.br/~tflex/).
Resultados e materiais de cursos de formação para uso de tecnologia em educação podem ser encontrados fartamente no site do Nied (http://www.nied.unicamp.br) tanto para profissionais da educação especial como para profissionais da educação de forma geral.

Miniweb Educação - Para finalizarmos, gostaríamos que a Senhora dirigisse uma mensagem aos alunos e professores internautas da Miniweb Educação cujo interesse principal é a Informática Educativa.

Resposta - Vejam sempre a tecnologia como uma aliada ao processo de aprender e ensinar. Ela deve ser fácil de usar e adequada aos objetivos de quem as usa. Desconfie sempre do que é difícil de usar ou que os leve a se preocupar mais com a tecnologia que com o tema de interesse. E façam requisições sempre aos produtores de tecnologia, para que esta esteja a serviço de seus usuários e não o contrário. E tenham sempre em mente que nenhuma tecnologia é neutra.

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Entrevista com Profa. Dra. Heloísa Vieira da Rocha. Professora do Instituto de Computação da Unicamp desde 1976. Pesquisadora do NIED desde sua criação em 1983. Formou-se em Ciência da Computação e obteve o grau de Doutora em Engenharia Elétrica em 1991, ambos na Unicamp. Seus interesses acadêmicos incluem além de Interfaces Humano-Computador, Informática Aplicada à Educação e Inteligência Artificial, a Educação a Distância baseada na WEB Análise, design e avaliação de Interfaces Humano-Computador (IHC). Atualmente o principal projeto do NIED que está vinculada é o TelEduc eo TIDIA-Ae.



Teleduc – O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponível no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.

Mídia - Software da Unicamp faz sucesso no exterior – uma ferramenta desenvolvida por pequisadores em Campinas tornou-se um dos mais utilizados recursos de ensino à distância no país e no exterior. Trata-se do TelEduc, software criado há cinco anos pela parceria entre o Instituto de Computação e o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp, que permite que sejam ministrados cursos à distância.
Adotado por pelo menos 3 mil instituições de educação particular e privada do Brasil e em outros países como França, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Chile e Argentina, o TelEduc é um software livre, que pode ser obtido por qualquer pessoa ou instituição através do site: http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc. Segundo a professora Heloísa Vieira da Rocha, do Instituto de Computação (IC) e coordenadora do projeto, os usuários interessados na utilização do software não precisam entender de informática.
(Fonte: O Estado de São Paulo, por Silvia Guaiume – 31.07.2003)

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